Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacitar para a identificação das características dominantes da Governação em Saúde Compreender o estatuto da governação em saúde nas políticas públicas de saúde Analisar as transições epidemiológicas em saúde no âmbito das políticas públicas Identificar as dimensões da efetividade de cuidados a partir da centralidade do cidadão nos cuidados de saúde
Conteúdos programáticos
- A governação em saúde: do conceito abstrato À operacionalização no terreno - Políticas Públicas de Saúde - As transições paradigmáticas - A Saúde como contexto de Cuidados - A oferta e a procura dos cuidados de Saúde - A centralidade do cidadão nos processos de cuidados de saúde.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são propostos em função dos objetivos de aprendizagem, procurando integrar os conhecimentos e competências de forma a favorecer a multiprofissionalidade e a multidisciplinaridade inerente à complexidade em saúde, decorrendo da complexidade das organizações, dos recursos fundamentais à qualidade dos cuidados considerando o cidadão como centro dos processos de cuidados de saúde.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de abordagem aos conteúdos, mobilizará o conhecimento profissional dos aprendentes, a partir da avaliação diagnóstica como uma das dimensões de planeamento da abordagem dos conteúdos. A evidência científica no tópico em abordagem será mobilizada centrada nos aprendentes, prevendo-se a realização de um trabalho de campo, que pode originar visita a contextos; entrevistas a informantes chave e outras técnicas a incluir. Avaliação formativa - participação dos aprendentes na abordagem de conteúdo, discutindo os indicadores e metodologia. Avaliação sumativa - avaliação definidad de acordo com o grupo de aprendentes, diversidade profissional e área temática. Documento de Grupo - 65% Seminário - 35
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A coerência ocorre a partir dos princípios da formação de adultos e da centralidade da aprendizagem no aprendente.
Os objetivos de aprendizagem são demonstrados a partir das capacidades de análise e reflexão sobre as condições do exercício da atividade profissional, a partilha de conhecimentos, experiências, qualificações e competências a partilhar com o grupo de aprendentes.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Amendoeira, J.; Ferreira, MR. (2022) Modelos Teóricos nas práticas/Gestão de Cuidados, 214-260 pp IN:Parreira, P. et al (2022). Gestão nas Organizações de SAúde. Vol.1. Matriz Organizacional, Política e Assessoria. ESEnfC, 3 volumes; ISBN: 978-989-332321 Amendoeira, J. (Org.) et al(2022) Saúde Individual e Comunitária. A saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da Qualidade de Vida. Edição: Centro de Investigação em Qualidade de Vida. ISBN: 978-989-54983-5-2 Seid SS, Amendoeira, J, Ferreira, MR. Self-Care and Health Related Quality of LIfe Among Heart Failure Patients in Tagus VAley Regional Hospital: A Pilot Study. Nursing: Research and Reviews. 2022; 12:85-89 https://doi:org/10.2147/NRR.S358666 Seid, S.; Amendoeira, J.; Ferreira, R. (2023) Self-care and Quality of Life Among Adult Patients with Heart Failure: Scoping Review. Sage Open Nursing, Vol 9; 1-15, DOI: 10.1177/23779608231193719