Código: | MGUS004 | Sigla: | FAF | |
Área Científica: | Finanças, Banca e Seguros |
Área de Ensino: | Finanças Empresariais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGUSE | 24 | Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho | 1º | 5 | 30 | 125 |
Despacho n.º 12399/2023, de 04 dezembro | 1º | 5 | 30 | 125 |
Teórico-Práticas: | 31,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular tem por objetivo dar a conhecer, consolidar e/ou aprofundar os conhecimentos de finanças. O programa da disciplina introduz tópicos avançados de Gestão Financeira, avança com conhecimentos ainda não adquiridos na licenciatura a ainda apresenta perspetivas novas de abordagem das questões financeiras. O desenvolvimento dos trabalhos a realizar procura também que os estudantes demonstrem capacidade de análise e avaliação de situações financeiras.
1. AS DECISÕES DE INVESTIMENTO
2. A INFORMAÇÃO DE APOIO E A ANÁLISE FINANCEIRA
3. A DECISÃO DE FINANCIAMENTO E A ESTRUTURA DE CAPITAIS
A divisão dos conteúdos programáticos em três grandes partes permite a existência de um equilíbrio entre o ensino do Financiamento e Análise Financeira e as necessidades que os estudantes podem vir a enfrentar na sua vida profissional. Com efeito, cada uma das partes é composta por um conjunto de módulos que, integrados, permitem transmitir os conhecimentos tidos como fundamentais para que os alunos alcancem os objetivos previamente estabelecidos, nomeadamente em termos de aplicação de técnicas que potenciem a obtenção de vantagens específicas na área financeira.
A par dos conceitos e técnicas tradicionais, associados ao Financiamento e Análise Financeira, o conteúdo programático contempla a área Economia da saúde. Exemplifica-se, em saúde, conceitos de Financiamento e Análise Financeira.Metodologia: Aprendizagem ativa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exerci¿cios, quer em sub-grupos quer em plena¿rio; discussa¿o estruturada em semina¿rio; tutoria.
Avaliação: em grupos de trabalho (formato de seminário), para elaboração de um ¿ARTIGO¿, sobre Estrutura de Capitais e Financiamento (apresentado em ambiente de aula) ¿ 40%; individual, através dos conhecimentos adquiridos evidenciados e expressos numa prova de Frequência ¿ 60%.
Através do conjunto de metodologias de ensino utilizado, procura-se desenvolver as capacidades dos alunos para: analisar criticamente as questo¿es levantadas e articular uma posic¿a¿o fundamentada sobre as mesmas; analisar e resolver problemas; participar numa aprendizagem ativa e no trabalho de equipa.
As sessões iniciam-se com uma exposic¿a¿o teo¿rica a cargo do docente, seguida de uma discussa¿o em grupo. Ao longo da discussão esclarece-se du¿vidas, e chama-se à atenc¿a¿o para as implicac¿o¿es pra¿ticas dos temas de ensino.
Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem e o desenvolvimento de competencias instrumentias e interpessoais. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de estudos de caso e da análise de situações aproximadas da realidade favorecendo o desenvolvimento de competencias sistémicas.
Nos semina¿rios, ha¿ lugar a¿ apresentac¿a¿o de um trabalho de grupo, realizado previamente, sendo a discussa¿o do tema aprofundada sob a coordenac¿a¿o de um docente. Valoriza-se a natureza pra¿tica das sesso¿es, a dimensa¿o do grupo permitindo interacc¿a¿o na discussa¿o e a presenc¿a ativa e conti¿nua do docente.
- BREALEY, Richard A. e Stewart C. Myers (2013), Princípios de Finanças Empresariais, 10ª edição, McGraw-Hill de Portugal.
- Mota, António G. e Cláudia Custódio (2006), Finanças da Empresa, 1ª Edição, Booknomics.
- Neves, J.C. (2012), Análise e Relato Financeiro ¿ Uma Visão Integrada de Gestão, 5ª Ed., Texto Editores, Lda.
- Ross, S.A., Westerfeld, R.W. e Jordan, B.D. (2010), Fundamentals of Corporate Finance, 9ª Ed. (Alt. Ed.), McGraw-Hill/Irwin.
- Silva, Jacinto Vidigal da (2007), A decisão de Financiamento e a Estrutura de Capitais: Digressão sobre Quadros Conceptuais e Evidência Empírica, Texto de Apoio, Universidade de Évora.