Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final do período curricular desta unidade curricular, o estudante deverá estar apto a:
OA1 Compreender o papel e complexidade da logística e da gestão da cadeia de abastecimento das unidades de saúde;
OA2 Compreender a importância das ferramentas lean nas unidades de saúde;
OA3 Identificar as técnicas de gestão de abastecimento, negociação e seleção de fornecedores e previsão da procura
OA4 Identificar e aplicar técnicas de Logística e da Gestão da Cadeia de Abastecimento relacionadas com a previsão da procura, a seleção de fornecedores, a gestão de inventários e a armazenagem;
OA5 Identificar e interpretar indicadores de desempenho da função logística
Conteúdos programáticos
CP1 Logística e Supply Chain Management;
CP2 Lean thinking no setor da saúde;
CP3 Sistemas de distribuição e abastecimento em saúde;
CP4 Armazenamento e gestão de stocks;
CP5 Avaliação da performance logística em saúde.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
OA1 CP1
OA2 CP2
OA3 CP3
OA4 CP4
OA5 CP5
Com CP1 visa-se explorar os conceitos da Logística e da Gestão da Cadeia de Abastecimento, as suas características e a sua abrangência, paralelamente à abordagem da complexidade e criticidade da Logística na gestão das unidades de saúde, pelo que o OA1 está presente em CP1;
A OA2 está presente em CP2, dedicado ao enquadramento de diversas ferramentas no âmbito do lean thinking e aplicações de sucesso em organizações do setor;
O OA3 está presente em CP3, por CP3 explorar a aplicação da logística numa perspetiva de gestão do abastecimento e gestão dos fornecimentos externos, com base num conjunto de técnicas e aspetos importantes a ter em conta na estratégia de abastecimento e fornecimento;
A OA4 está presente em CP4, por CP4 explorar as diversas técnicas de gestão de stocks, assim como as políticas de controlo aplicáveis em diferentes contextos;
A OA5 está presente em CP5 que consiste numa análise exploratória de diferentes medidas de performance da função logística.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A1: Mini Quizzes e Casos Práticos em aula - 65%
A2: Trabalho em Grupo - 35%
Os estudantes que não aprovem em avaliação contínua (nota
inferior a 10 valores) terão que realizar exame final que terá lugar no final
do semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
M1 método expositivo (para a componente teórica)
M2 método demonstrativo (demonstração através de vídeos, exemplos e da resolução de exercícios)
M3 método participativo (envolver os alunos na discussão dos exercícios, estudos de caso e dos trabalhos de grupo, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica)
M4 método ativo (para trabalhos individuais e de grupo)
M5 Auto-estudo (relacionado com o trabalho autónomo do aluno)
As HC à distância (síncronas) terão lugar em sessão de cariz mais expositivo/demonstrativo (M1 e M2)) e em sessão de acompanhamento dos trabalhos a desenvolver em grupo ¿ Projeto em grupo (M4 e M5), bem como a sua exposição e discussão perante a turma (M3 e M4).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Base:
Carvalho, J. & Ramos, T. (2022). Logística na Saúde (5.ª Edição). Edições Sílabo.
Complementar:
Carvalho, J. (coord.) (2020). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (3.ª Edição). Edições Sílabo.
Chopra S. & Meindl P. (2020). Supply Chain Management: Strategy, Planning, and Operation (7th Edition). Pearson Education
Langabeer II, J. & Helton, J. (2021). Health Care Operations Management - A Systems Perspective (3rd Ed.). Jones and Bartlett Publisher.
Ledlow, G., Manrodt, K. and Schott, D. (2017). Health care supply chain management - elements, operations and strategies. Jones & Bartlett.
Van Den Berg, G. & Pietersma, P. (2018). Os Principais Modelos de Gestão. Actual Editora.