Código: | MIA06 | Sigla: | GAP | |
Área Científica: | Informática |
Página Web: | https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1422 |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MIA | 13 | Despacho n.º 12693/2023, de 12 dezembro | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Conhecer os benefícios associados à utilização de metodologias ágeis
1. Introdução ao desenvolvimento ágil
A demonstração de coerência decorre da relação entre os objetivos de aprendizagem estabelecidos e os conteúdos programáticos propostos para esta unidade curricular.
As metodologias de ensino a aplicar envolvem Sessões teóricas, teórico-práticas e tutoriais. O processo de ensino aprendizagem inclui EaD, através da plataforma Moodle, com elementos de aprendizagem como vídeos e artigos científicos, tarefas a concluir até final da semana e fórum de discussão. Será utilizado um toolkit adaptado aos conteúdos a abordar.
A exposição dos conceitos e teorias fundamentais, a demonstração recorrendo a videos, exemplos e a resolução de exercícios e estudos de casos em laboratório informático, permitem aos estudantes adquirir os conhecimentos essenciais sobre as metodologias estudadas, e assim atingir os objetivos de aprendizagem 1, 2, 3, 5 e 7).
Os exemplos, exercícios e casos práticos usados nos métodos participativo, demonstrativo e experimental, facilitam as aprendizagens dos estudantes para que estes sejam capazes de utilizar as técnicas e ferramentas adequadas e assim atingirem os objetivos 4, 6 e 9.
Ao desenvolverem e apresentarem o trabalho prático, os estudantes aplicam os conhecimentos resultantes do trabalho em aula e autónomo, permitem aos estudantes passarem a saber aplicar corretamente as metodologias Scrum e Kanban, previstas nos objetivos 4, 6 e 9.
Os diferentes objetivos de aprendizagem serão avaliados através de dois trabalhos práticos a desenvolver e ao serem apresentados em sala de aula, constribuirão para consolidação dos conhecimentos e das competências adquiridos, relacionados com todos os objetivos de aprendizagem.
Chapman, P., Clinton, J., Kerber, R., Reinartz, T., Khabaza, T., Shearer, C. & Wirth, R. (2000). CRISP-DM 1.0: Step-by-step data mining guide. https://web.archive.org/web/20220401041957/https://www.the-modeIing-agency.com/crisp-dm.pdf
Project Management Institute [PMI] (2017). Agile Practice Guide
Project Management Institute [PMI] (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) ¿ Seventh Edition
Schwaber, K. & Sutherland, J. (s. f.). The 2020 Scrum Guide. Recuperado 29 de octubre de 2022, de https://scrumguides.org/scrum- guide.html
Sutherland, J. & Sutherland, J. J. (2014). Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time. Currency.
Todaro, D. (2019). The Epic Guide to Agile: More Business Value on a Predictable Schedule with Scrum. R9 Publishing LLC.
Yelsangi, B. & Zanini, V. (2021). Sprint Your Way to Scrum: 50 Practical Tips to Accelerate Your Scrum. 5d Vision Publishing.