• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MIA06
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão Ágil de Projetos

Código: MIA06    Sigla: GAP
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1422
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MIA 13 Despacho n.º 12693/2023, de 12 dezembro 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MIA-1-1ED

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Frederico Cipriano Batista - ESGT   1,87
João António Marujo Nascimento - ESGT   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João António Marujo Nascimento - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer os benefícios associados à utilização de metodologias ágeis 

2. Saber distinguir as metodologias ágeis das metodologias clássicas 
3. Identificar as principais características do SCRUM 
4. Perceber e saber aplicar o processo de desenvolvimento SCRUM 
5. Identificar as principais características do Kanban 
6. Perceber e saber aplicar o processo de desenvolvimento Kanban 
7. Identificar as principais características do CRISP-DM 
8. Compreender as vantagens de integração do CRISP DM com ferramentas de gestão de projetos 
9. Potenciar a utilização complementar de SCRUM e Kanban em cenários de gestão de projetos/produtos

Conteúdos programáticos

1. Introdução ao desenvolvimento ágil 

- Princípios de desenvolvimento ágil 
- Métodos clássicos vs. Agilidade 
2. Processo de desenvolvimento Scrum 
- Papéis funcionais no Scrum e responsabilidades 
- Product e Sprint Backlogs 
- Estimativas e Burndown Charts 
- Interações Scrum 
- Processo e simulações 
3. Introdução ao Kanban 
- Diferenciação do Kanban 
- Princípios base do método Kanban 
- Gestão do trabalho de desenvolvimento 
- Kanban vs. Scrum? Ou Scrumban? 
- Simulação 
4. Introdução ao CRISP-DM 
- Fases do CRISP-DM num projeto de Ciência dos Dados 
- Resultados do CRSIP-DM 
- Integrações com ferramentas de gestão de projetos: Kanban, Scrum, Data Driven Scrum

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A demonstração de coerência decorre da relação entre os objetivos de aprendizagem estabelecidos e os conteúdos programáticos propostos para esta unidade curricular.

Os dois primeiros objetivos, relacionados com os conceitos gerais do movimento ágil, serão alcançados pela exploração do primeiro grupo de conteúdos da UC.
O segundo tópico dos conteúdos programáticos permitirá atingir os objetivos relacionados com a metodologia Scrum (objetivos 3, 4 e 9).
O terceiro tópico dos conteúdos programáticos abordam a metodologia kanban e isso permite atingir os objetivos definidos em 5, 6 e 9.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino a aplicar envolvem Sessões teóricas, teórico-práticas e tutoriais. O processo de ensino aprendizagem inclui EaD, através da plataforma Moodle, com elementos de aprendizagem como vídeos e artigos científicos, tarefas a concluir até final da semana e fórum de discussão. Será utilizado um toolkit adaptado aos conteúdos a abordar. 

Neste processo, nas sessões recorrer-se-á aos seguintes métodos: 
1 - expositivo (para a exposição dos conceitos e temáticas fundamentais) 
2 - participativo (com análise e resolução de exercícios de aplicação)
3 - ativo (desenvolvimento de trabalho de grupo)
4 - experimental (com recurso a laboratórios de informática)
5 - demonstrativo (demonstração através de vídeos e exemplos)
6 - Autoestudo (apoio tutorial ao trabalho autónomo do aluno)
A avaliação contínua consistirá em dois trabalhos desenvolvidos e apresentados em grupo (de até 3 elementos), relacionados com: Scrum (50% da nota final); Kanban (50% da notal final).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exposição dos conceitos e teorias fundamentais, a demonstração recorrendo a videos, exemplos e a resolução de exercícios e estudos de casos em laboratório informático, permitem aos estudantes adquirir os conhecimentos essenciais sobre as metodologias estudadas, e assim atingir os objetivos de aprendizagem 1, 2, 3, 5 e 7).
Os exemplos, exercícios e casos práticos usados nos métodos participativo, demonstrativo e experimental, facilitam as aprendizagens dos estudantes para que estes sejam capazes de utilizar as técnicas e ferramentas adequadas e assim atingirem os objetivos 4, 6 e 9.
Ao desenvolverem e apresentarem o trabalho prático, os estudantes aplicam os conhecimentos resultantes do trabalho em aula e autónomo, permitem aos estudantes passarem a saber aplicar corretamente as metodologias Scrum e Kanban, previstas nos objetivos 4, 6 e 9.
Os diferentes objetivos de aprendizagem serão avaliados através de dois trabalhos práticos a desenvolver e ao serem apresentados em sala de aula, constribuirão para consolidação dos conhecimentos e das competências adquiridos, relacionados com todos os objetivos de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Chapman, P., Clinton, J., Kerber, R., Reinartz, T., Khabaza, T., Shearer, C. & Wirth, R. (2000). CRISP-DM 1.0: Step-by-step data mining guide. https://web.archive.org/web/20220401041957/https://www.the-modeIing-agency.com/crisp-dm.pdf
Project Management Institute [PMI] (2017). Agile Practice Guide
Project Management Institute [PMI] (2021). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) ¿ Seventh Edition
Schwaber, K. & Sutherland, J. (s. f.). The 2020 Scrum Guide. Recuperado 29 de octubre de 2022, de https://scrumguides.org/scrum- guide.html
Sutherland, J. & Sutherland, J. J. (2014). Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time. Currency.
Todaro, D. (2019). The Epic Guide to Agile: More Business Value on a Predictable Schedule with Scrum. R9 Publishing LLC.
Yelsangi, B. & Zanini, V. (2021). Sprint Your Way to Scrum: 50 Practical Tips to Accelerate Your Scrum. 5d Vision Publishing.