• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MIA08
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Visualização de Dados

Código: MIA08    Sigla: VD
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MIA 14 Despacho n.º 12693/2023, de 12 dezembro 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MIA-1-1ED

Teórico-Práticas: 29,83

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ricardo Daniel Cardoso Pereira - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Daniel Cardoso Pereira - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Compreender a importância de uma visualização eficaz na arte de comunicar.
OA2. Conceber e executar visualizações de grande impacto de acordo com a percepção visual humana, contendo informação quantitativa e qualitativa.
OA3. Distinguir os tipos de visualização de informação mais comuns e adequados para diferentes tipos de informação (grafos, séries temporais, etc.).
OA4. Saber compor visualizações de dados interativos.
OA5. Saber formular e partilhar interpretações dos dados utilizando técnicas de visualização atuais e adequadas.
OA6. Alargar o vocabulário visual, expondo o estudante às escolhas estéticas sobre os elementos visuais (tais como cores, símbolos e tamanhos de fontes).

Conteúdos programáticos

CP1. Definição da visualização de dados.
CP1.1. Visão geral de uma abordagem orientada do processo para a eficiência e eficácia.
CP1.2. Os princípios-chave do desenho para uma visualização de dados impactante.
CP1.3. A influência dos requisitos e circunstâncias contextuais.
CP2. O processo de desenho da visualização.
CP2.1. Técnicas visuais para explorar dados.
CP2.2. Componentes do pensamento editorial.
CP3. A representação dos dados.
CP3.1 O espectro de diferentes tipos de gráficos e seus papéis.
CP4. As características e o papel da interatividade no desenho da visualização.
CP5. O papel da anotação eficaz para a assistência e perspicácia.
CP6. Teorias de cores e aplicações de boas práticas.
CP7. Considerações arquitetónicas para compor um trabalho de visualização.
CP8. Exploração de ferramentas de visualização, aplicações e bibliotecas.
CP9. Exemplos e casos de estudo.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), cujo relacionamento se explicita a seguir:
  • CP1 - OA1 & OA2
  • CP2 - OA2
  • CP3 - OA3
  • CP4 - OA4
  • CP5 - OA4 & OA5
  • CP6 - OA6
  • CP7 - OA5
  • CP8 - OA5
  • CP9 - OA5

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os métodos de ensino incluem sessões expositivas, teórico-práticas e de orientação tutorial (ambas presenciais e à distância). Neste processo, recorrer-se-á às seguintes metodologias: 
  • M1 - método expositivo (para a exposição dos conceitos e temáticas fundamentais).
  • M2 - método participativo (com análise e resolução de exercícios de aplicação).
  • M3 - método ativo (desenvolvimento de competências e de trabalho individual).
  • M4 - método experimental (com recurso a laboratórios de informática).
  • M5 - método demonstrativo (demonstração através de vídeos e exemplos).
  • M6 - autoestudo (apoio tutorial ao trabalho autónomo do aluno).

A avaliação contínua inclui a realização de:
  • A1 - Teste individual (30%).
  • A2 - Trabalho individual com apresentação (70%).

Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 8,5 valores no teste individual e de 10 valores no trabalho, serão remetidos para exame final. Este consta de uma prova escrita.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exposição dos conceitos e teorias fundamentais (M1), assim como a demonstração recorrendo a vídeos, exemplos (M5), resolução de exercícios (M2), e casos de estudo em laboratório informático (M4), dotam os estudantes dos conhecimentos necessários para compreenderem as técnicas de desenho impactantes (OA1 & OA2 & OA3 & OA6).

Os exemplos, exercícios e casos práticos usados nos métodos participativo (M2), demonstrativo (M5) e experimental (M4), facilitam as aprendizagens dos estudantes para que estes sejam capazes de utilizar as técnicas e ferramentas adequadas (OA2 & OA4 & OA5).

Ao desenvolverem e apresentarem o trabalho prático (M3), os estudantes aplicam os conhecimentos resultantes do trabalho em aula e autónomo (M6), levando a que estes desenhem visualizações de grande impacto, interativas e partilhadas (OA2 & OA4 & OA5).

Os diferentes objetivos de aprendizagem serão avaliados através de um trabalho prático a desenvolver e a ser apresentado em sala de aula (A2), bem como através de um teste individual (A1). Ambos os elementos de avaliação contribuem para o sucesso de todos os objetivos de aprendizagem, embora o trabalho (A2) tenha maior importância na obtenção dos objetivos de criatividade e composição (OA2 & OA4 & OA5).

Em síntese:
  • M1 - OA1 & OA2 & OA3 & OA6
  • M2 - OA1 & OA2 & OA3 & OA4 & OA5 & OA6
  • M3 - OA2 & OA4 & OA5
  • M4 - OA1 & OA2 & OA3 & OA4 & OA5 & OA6
  • M5 - OA1 & OA2 & OA3 & OA4 & OA5 & OA6
  • M6 - OA2 & OA4 & OA5

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Kirk, A. (2019). Data Visualisation: A Handbook for Data Driven Design. SAGE Publications.
  • Knaflic, N. C. (2015). Storytelling with Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals. Wiley.
  • Wilke, C. O. (2019). Fundamentals of Data Visualization: A Primer on Making Informative and Compelling Figures (1.) O'Reilly Media.