• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > PGZOO1103
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Biotecnologia da Reprodução

Código: PGZOO1103    Sigla: BRep
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGZOO 16 Despacho n.º 9490/2023 de 14/09 5 45 140

Horas Efetivamente Lecionadas

PGZOO_1

Teórico-Práticas: 35,08
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,80
Orientação Tutorial: 0,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,80
Gabriela Hemylin Ferreira Moura - ESA   1,00
Helena Isabel Canejo Lalanda Ribeiro - ESA   0,60
Sofia Varela Van Harten - ESA   1,20
Orientação Tutorial Totais 1 0,20
Sofia Varela Van Harten - ESA   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Isabel Canejo Lalanda Ribeiro - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Aprofundar conhecimentos relativos às principais biotécnicas disponíveis na área da reprodução animal nas principais espécies animais exploradas; 

- Compreender aspetos fisiológicos e patológicos dos órgãos reprodutivos das diferentes espécies animais; 
- Identificar e prevenir as principais patologias e problemas reprodutivos. 
- Adquirir competências na gestão e preparação do efetivo para atividades reprodutivas;
- Adquirir conhecimentos e competências para seleção das biotecnologias reprodutivas mais adequadas aos objetivos produtivos estabelecidos; 
- Manusear com segurança equipamentos e material biológico criopreservado.

Conteúdos programáticos

1. Fundamentos de fisiopatologia da reprodução 

2. Biotecnologias reprodutivas e o macho: colheita e avaliação de sémen nas diferentes espécies de interesse zootécnico; seleção de diluidores e sua utilização; preservação e criopreservação de sémen nas diferentes espécies pecuárias; sexagem de espermatozóides; maneio da infertilidade: injecção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI); outras biotecnologias: encapsulação espermática, transcriptómica do sémen; biomarcadores seminais 
3. Biotecnologias reprodutivas e a fêmea: primeira geração- Inseminação Artificial; segunda geração- Transferência de Embriões e superovulação; micromanipulação de embriões- gémeos (bipartição) e maneio de gestações gemelares; terceira geração- Fecundação in vitro (IVMFC); quarta geração- clonagem; células estaminais; produção de animais transgénicos; outras biotecnologias- Ovum pick-up (OPU), sexagem de embriões, embriogenómica, nanotecnologia 
4. Conservação da biodiversidade e do património genético

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos da UC implicam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências associados à seleção e aplicação fundamentadas de biotecnologias reprodutivas, como ferramentas de apoio a programas de melhoramento genético e conservação de património genético. Os conteúdos programáticos estão organizados de modo a fornecerem uma panorâmica aprofundada relativa às biotecnologias reprodutivas existentes, de modo a dotar os discentes de conhecimentos e competências necessários para apoiar com eficácia e segurança a aplicação das mesmas. A identificação e prevenção dos principais problemas do foro reprodutivo, a par com o descrito anteriormente, visa preparar os estudantes para processos de tomada de decisão na gestão e maneio dos efetivos, conducentes a uma maior eficiência produtiva baseada no melhoramento genético e numa melhor saúde.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas com integração de tecnologia online, seminários e visitas de estudo. 

- Metodologias colaborativas, problem based learning, reverse classroom. 

- Avaliação dividida em 3 momentos (+ item 4): 
1- Elaboração de poster (em grupo) com apresentação-30%; 
2- Relatório final individual - resolução de problema com aplicação de biotecnologias reprodutivas- 50%; 
3- Apresentação individual do relatório (seminário)- 20%. 
4- Avaliação desempenho em grupo (auto, hetero e avaliação pelos docentes) 

- Admissão exame final: todos os estudantes inscritos na UC são admitidos.
- Fórmula dispensa de exame= (0,9 x média dos elementos de avaliação [1 a 3]) + (0,1 x item4)  
- Dispensa exame final: classificação mínima de 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e 10 valores nos parâmetros definidos na fórmula de dispensa de exame. 
- Exame final: 1 prova escrita


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Conhecimentos e capacidade de compreensão: ver conteúdos programáticos Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão: 1. elaboração de posters; 2. reflexões individuais e em grupo; 3. Debate de ideias com peritos 4. Relatório final de resolução de problema Capacidade de resolução de problemas e argumentação: ver b); Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante: pesquisa para realização das tarefas descritas em b); Capacidade de comunicação: comunicação escrita e verbal inerente à elaboração das tarefas descritas em b); apresentação oral em seminário; Capacidade de aprendizagem com autonomia: planeamento e monitorização da elaboração do poster e do relatório final.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

https://academic.oup.com/af/article/3/3/14/4638624 

https://hal.science/hal-00900403/document 
https://www.isaaa.org/resources/publications/pocketk/document/Doc-Pocket%20K40.pdf https://www.mdpi.com/journal/animals/special_issues/Biotechnology_of_Reproduction https://www.mdpi.com/journal/vetsci/special_issues/reproductive_biotechnology_livestock Reproductive-Biotechnology-Options-for-Improving-Livestock-Production-A-Review-AFTNSOJ-6-164.pdf (openventio.org) 
Revista Educação Pública - Quatro gerações de biotecnologias em reprodução animal (cecierj.edu.br) www.veterinaryworld.org/Vol.9/April-2016/10.pdf