Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Aprofundar conhecimentos relativos às principais biotécnicas disponíveis na área da reprodução animal nas principais espécies animais exploradas;
- Compreender aspetos fisiológicos e patológicos dos órgãos reprodutivos das diferentes espécies animais;
- Identificar e prevenir as principais patologias e problemas reprodutivos.
- Adquirir competências na gestão e preparação do efetivo para atividades reprodutivas;
- Adquirir conhecimentos e competências para seleção das biotecnologias reprodutivas mais adequadas aos objetivos produtivos estabelecidos;
- Manusear com segurança equipamentos e material biológico criopreservado.
Conteúdos programáticos
1. Fundamentos de fisiopatologia da reprodução
2. Biotecnologias reprodutivas e o macho: colheita e avaliação de sémen nas diferentes espécies de interesse zootécnico; seleção de diluidores e sua utilização; preservação e criopreservação de sémen nas diferentes espécies pecuárias; sexagem de espermatozóides; maneio da infertilidade: injecção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI); outras biotecnologias: encapsulação espermática, transcriptómica do sémen; biomarcadores seminais
3. Biotecnologias reprodutivas e a fêmea: primeira geração- Inseminação Artificial; segunda geração- Transferência de Embriões e superovulação; micromanipulação de embriões- gémeos (bipartição) e maneio de gestações gemelares; terceira geração- Fecundação in vitro (IVMFC); quarta geração- clonagem; células estaminais; produção de animais transgénicos; outras biotecnologias- Ovum pick-up (OPU), sexagem de embriões, embriogenómica, nanotecnologia
4. Conservação da biodiversidade e do património genético
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos da UC implicam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências associados à seleção e aplicação fundamentadas de biotecnologias reprodutivas, como ferramentas de apoio a programas de melhoramento genético e conservação de património genético.
Os conteúdos programáticos estão organizados de modo a fornecerem uma panorâmica aprofundada relativa às biotecnologias reprodutivas existentes, de modo a dotar os discentes de conhecimentos e competências necessários para apoiar com eficácia e segurança a aplicação das mesmas. A identificação e prevenção dos principais problemas do foro reprodutivo, a par com o descrito anteriormente, visa preparar os estudantes para processos de tomada de decisão na gestão e maneio dos efetivos, conducentes a uma maior eficiência produtiva baseada no melhoramento genético e numa melhor saúde.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teórico-práticas com integração de tecnologia online, seminários e visitas de estudo.
- Metodologias colaborativas, problem based learning, reverse classroom.
- Avaliação dividida em 3 momentos (+ item 4):
1- Elaboração de poster (em grupo) com apresentação-30%;
2- Relatório final individual - resolução de problema com aplicação de biotecnologias reprodutivas- 50%;
3- Apresentação individual do relatório (seminário)- 20%.
4- Avaliação desempenho em grupo (auto, hetero e avaliação pelos docentes)
- Admissão exame final: todos os estudantes inscritos na UC são admitidos.
- Fórmula dispensa de exame= (0,9 x média dos elementos de avaliação [1 a 3]) + (0,1 x item4)
- Dispensa exame final: classificação mínima de 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e 10 valores nos parâmetros definidos na fórmula de dispensa de exame.
- Exame final: 1 prova escrita
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conhecimentos e capacidade de compreensão: ver conteúdos programáticos
Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão: 1. elaboração de posters; 2. reflexões individuais e em grupo; 3. Debate de ideias com peritos 4. Relatório final de resolução de problema
Capacidade de resolução de problemas e argumentação: ver b);
Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante: pesquisa para realização das tarefas descritas em b);
Capacidade de comunicação: comunicação escrita e verbal inerente à elaboração das tarefas descritas em b); apresentação oral em seminário;
Capacidade de aprendizagem com autonomia: planeamento e monitorização da elaboração do poster e do relatório final.