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Ciências Ômicas

Código: PGZOO1200    Sigla: CO
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGZOO 16 Despacho n.º 9490/2023 de 14/09 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

PGZOO_1

Teórico-Práticas: 42,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,80
Orientação Tutorial: 0,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,80
Helena Isabel Canejo Lalanda Ribeiro - ESA   0,80
Sofia Varela Van Harten - ESA   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,20
Sofia Varela Van Harten - ESA   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Varela Van Harten - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolvimento do conhecimento técnico-científico das Ciências Ómicas como importantes ferramentas na produção animal de precisão.

Pretende-se que o estudante: 
  • Compreenda os fundamentos dos principais métodos usados em cada ómica (proteómica; genómica; transcritómica; metagenómica; e metabolómica) e respetivas metodologias; 
  • Conheça as ferramentas bioinformáticas e bases de dados associadas aos diferentes níveis das ómicas; 
  • Compreenda, para cada nível ómico, potenciais aplicações em áreas de investigação fundamental e de investigação aplicada, nomeadamente biotecnologia e biomedicina

Conteúdos programáticos

Estudos avançados em: Biologia celular e molecular; Bioquímica; Fisiologia; 

Abordagem das principais ferramentas usadas em: 
  • Genómica; 
  • Proteómica; 
  • Metabolómica; 
  • Metagenómica 
  • Transcriptómica. 
Introdução à Bioinformática.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aprendizagem deve resultar de um treino avançado na utilização de aplicações bioinformáticas específicas a cada ómica, que permita: 

  1. A aquisição de conhecimentos actuais, incluindo conceitos, ferramentas e aplicações, relativas às diferentes ómicas; 
  2. O desenvolvimento nos estudantes de uma atitude crítica, que simultaneamente permita aos docentes diagnosticar as principais dificuldades que possam instruir medidas de reforço da aprendizagem; 
  3. Consolidar as competências definidas nos objectivos desta unidade curricular e estimular o interesse e a motivação dos estudantes, através da análise de case studies, artigos científicos, e ainda de dados experimentais fornecidos pelos docentes;
  4. Favorecer uma visão integrativa das diferentes ómicas, nomeadamente proteómica, genómica, transcritómica, metagenómica e metabolómica, que resulte numa abordagem holística que inclua os vários níveis de organização biológica desde os genes e proteínas às células, organismos e ecossistemas

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos programáticos serão expostos através de aulas teóricas, recorrendo ao uso de meios audiovisuais, com softwares de e-learning e interação com os alunos (brainstorming), e aulas praticas. 

A avaliação é baseada em: 
  1. Uma avaliação escrita (50%) 
  2. Elaboração de um trabalho de grupo (25%) 
  3. Apresentação/discussão de um trabalho científico (25%)
Fórmula dispensa de exame = 50%*ponto 1 + 25%*ponto 2 + 25% ponto 3 
Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC são admitidos a exame final. 
Dispensa de exame final: classificação mínima de 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e de 10 valores nos parâmetros definidos na fórmula de dispensa de exame. 
Exame final: prova escrita - 1


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta UC encontra-se organizada em aulas teóricos e práticas que consistirão em abordagens expositivas, resolução de problemas e atividades "hands-on" potenciando-se a interação com os alunos. A otimização do processo de ensino é assente em princípios e métodos, que se baseiam na integração orgânica de actividades fundamentais como a aprendizagem-investigação-participação, adaptados à natureza teórico-prática da Unidade Curricular. A realização de actividades práticas como parte integrante e fundamental dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos será valorizada e estimulada

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- The 'Omics Age'. Cambridge, MA: NPG Education, 2010. January 17, 2014. Nature eBook (http://www.nature.com/wls/ebooks/the-omics-age-16549951/contents). 

- Xiong, J. (2006). Essential bioinformatics. Cambridge University Press. 
- Arivaradarajan, P., & Misra, G. (2018). Omics Approaches, Technologies And Applications. Springer Singapore. 
- Barh, D., Zambare, V.P., & Azevedo, V. (2013). OMICS: Applications in Biomedical, Agricultural, and Environmental Sciences.