Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolvimento do conhecimento técnico-científico das Ciências Ómicas como importantes ferramentas na produção animal de precisão.
Pretende-se que o estudante:
Compreenda os fundamentos dos principais métodos usados em cada ómica (proteómica; genómica; transcritómica; metagenómica; e metabolómica) e respetivas metodologias;
Conheça as ferramentas bioinformáticas e bases de dados associadas aos diferentes níveis das ómicas;
Compreenda, para cada nível ómico, potenciais aplicações em áreas de investigação fundamental e de investigação aplicada, nomeadamente biotecnologia e biomedicina
Conteúdos programáticos
Estudos avançados em: Biologia celular e molecular; Bioquímica; Fisiologia;
Abordagem das principais ferramentas usadas em:
Genómica;
Proteómica;
Metabolómica;
Metagenómica
Transcriptómica.
Introdução à Bioinformática.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A aprendizagem deve resultar de um treino avançado na utilização de aplicações bioinformáticas específicas a cada ómica, que permita:
A aquisição de conhecimentos actuais, incluindo conceitos, ferramentas e aplicações, relativas às diferentes ómicas;
O desenvolvimento nos estudantes de uma atitude crítica, que simultaneamente permita aos docentes diagnosticar as principais dificuldades que possam instruir medidas de reforço da aprendizagem;
Consolidar as competências definidas nos objectivos desta unidade curricular e estimular o interesse e a motivação dos estudantes, através da análise de case studies, artigos científicos, e ainda de dados experimentais fornecidos pelos docentes;
Favorecer uma visão integrativa das diferentes ómicas, nomeadamente proteómica, genómica, transcritómica, metagenómica e metabolómica, que resulte numa abordagem holística que inclua os vários níveis de organização biológica desde os genes e proteínas às células, organismos e ecossistemas
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os conteúdos programáticos serão expostos através de aulas teóricas, recorrendo ao uso de meios audiovisuais, com softwares de e-learning e interação com os alunos (brainstorming), e aulas praticas.
A avaliação é baseada em:
Uma avaliação escrita (50%)
Elaboração de um trabalho de grupo (25%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico (25%)
Fórmula dispensa de exame = 50%*ponto 1 + 25%*ponto 2 + 25% ponto 3
Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC são admitidos a exame final.
Dispensa de exame final: classificação mínima de 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e de 10 valores nos parâmetros definidos na fórmula de dispensa de exame.
Exame final: prova escrita - 1
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Esta UC encontra-se organizada em aulas teóricos e práticas que consistirão em abordagens expositivas, resolução de problemas e atividades "hands-on" potenciando-se a interação com os alunos. A otimização do processo de ensino é assente em princípios e métodos, que se baseiam na integração orgânica de actividades fundamentais como a aprendizagem-investigação-participação, adaptados à natureza teórico-prática da Unidade Curricular. A realização de actividades práticas como parte integrante e fundamental dos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos será valorizada e estimulada
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
- The 'Omics Age'. Cambridge, MA: NPG Education, 2010. January 17, 2014. Nature eBook (http://www.nature.com/wls/ebooks/the-omics-age-16549951/contents).
- Xiong, J. (2006). Essential bioinformatics. Cambridge University Press.
- Arivaradarajan, P., & Misra, G. (2018). Omics Approaches, Technologies And Applications. Springer Singapore.
- Barh, D., Zambare, V.P., & Azevedo, V. (2013). OMICS: Applications in Biomedical, Agricultural, and Environmental Sciences.