• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > PGZOO1205
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Bioeconomia Sustentável

Código: PGZOO1205    Sigla: BS
Área Científica: Agricultura, Silvicultura e Pescas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGZOO 16 Despacho n.º 9490/2023 de 14/09 5 45 140

Horas Efetivamente Lecionadas

PGZOO_1

Teórico-Práticas: 25,33
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,80
Orientação Tutorial: 0,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,80
Carlos Pedro Oliveira Santos Trindade - ESA   1,90
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   0,90
Orientação Tutorial Totais 1 0,20
Carlos Pedro Oliveira Santos Trindade - ESA   0,10
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   0,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da u.c., os alunos devem ter conhecimentos, aptidões e competências que lhes permitam compreender a interação entre os sistemas económico e ambiental, reconhecendo o papel crucial da Bioeconomia na abordagem dos desafios globais, como as alterações climáticas, segurança alimentar, a poluição da água e do solo e a emissão de gases relacionadas com o setor zootécnico. Os alunos serão capazes de aplicar conceitos económicos relevantes, como custo, benefício e eficiência, entender as externalidades e as falhas de mercado e de identificar instrumentos económicos de política ambiental que podem ser uma ferramenta eficaz para promover a sustentabilidade do setor. O ensino combina aulas teórico-práticas com práticas e apresentações de trabalhos/projetos colaborativos permitindo que os alunos tomem decisões informadas e proponham soluções que incentivem a produção sustentável e a utilização inteligente dos recursos biológicos, conforme Plano de Ação para a Bioeconomia Sustentável 2030.

Conteúdos programáticos

1. Economia: conceitos e fundamentos básicos.
2. Economia, Economia Circular, Bioeconomia, Bioeconomia Sustentável.
3. Análise de indicadores de sustentabilidade da Bioeconomia.
4.Gestão financeira e Modelos bioeconómicos;
5.Falhas de mercado: causas económicas dos problemas ambientais e a necessidade de uma política de ambiente;
6.Conceitos de valor e valoração monetária dos danos ambientais: fundamentos teóricos e métodos de avaliação;
7.Abordagem económica de instrumentos políticos que promovem a mudança para a Bioeconomia. Alguns exemplos práticos.
7.1 Mercado Voluntário de Carbono em Portugal e perspetivas de aplicação ao sector agroalimentar (um exemplo)
7.2 Medidas de apoio à modernização e consolidação das empresas - criação de novas cadeias de valor e de processos mais ecológicos
7.3. Plano de Ação para a Bioeconomia Sustentável - Horizonte 2030.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Bioeconomia Sustentável estão alinhados com os objetivos de aprendizagem. A apresentação inicial dos conceitos económicos básicos, nivela os conhecimentos fundamentais. Nos tópicos subsequentes, explora-se a relação entre diferentes abordagens económicas, e como se integram no contexto da Bioeconomia Sustentável. Os tópicos de gestão financeira, falhas de mercado e valoração ambiental fornecem ferramentas para análise e resolução de problemas ambientais. Promove-se a discussão sobre a aplicação dos instrumentos de política ambiental, fornecendo bases para futuras tomada de decisão. A análise do mercado voluntário de carbono e medidas de apoio a empresas através da criação de novas cadeias de valor e de processos mais ecológicos conclui a u.c., permitindo que os alunos apliquem seu conhecimento na prática e comuniquem eficazmente suas ideias. A progressão dos tópicos prepara os alunos para agir no contexto da Bioeconomia Sustentável.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A u.c. está repartida em aulas teórico-práticas e de orientação tutorial. As aulas serão utilizadas para transmitir informação sobre os conceitos e ferramentas económicas e complementadas com atividades de aprendizagem ativa, como debates, questionários e exercícios, estudos de caso. Pretende-se respeitar os seguintes princípios de aprendizagem: centrada no estudante, ativa e colaborativa.

Os estudantes matriculados na u.c estão admitidos a exame.

Dispensa de exame final:
Um teste escrito (50%) e um trabalho de grupo (40%) a ser realizado e apresentado em aula sob um determinado tema. A participação individual dos estudantes na dinâmica das aulas representará 10% da nota de dispensa.
A classificação mínima, em cada uma destas provas, é de 10 valores.

Exame:
O exame final consiste numa prova escrita.
Classificação: uma prova escrita (60% na avaliação final) + classificação do trabalho realizado no semestre (40% na avaliação final) ou Exame final: uma prova escrita (100%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino e avaliação desta unidade curricular estão estruturadas de forma coesa e alinhadas com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Os objetivos centrais de compreensão do funcionamento do sistema económico, da evolução registada de uma abordagem linear da economia, à economia circular e à bioeconomia sustentável, de identificação de desafios globais e das oportunidades para um desenvolvimento mais sustentável, e cumulativamente a capacidade de análise de problemas e proposição de soluções refletem diretamente as práticas educacionais adotadas.
As aulas teórico-práticas proporcionam uma base sólida de conhecimento econômico, capacitando os alunos a adquirir conceitos e ferramentas necessários. Os estudos de caso, os projetos colaborativos e apresentações em grupo permitem que os alunos apliquem esse conhecimento a situações reais, promovendo a análise crítica e a capacidade de resolução de problemas e avaliam diretamente a capacidade dos alunos de integrar conceitos económicos na perspetiva da Bioeconomia sustentável. Além disso, a avaliação da participação em discussões em sala de aula e avaliações por pares mede a capacidade de comunicação e trabalho em grupo. A inclusão de visitas e/ou palestras de convidados enriquece a experiência dos alunos, oferecendo perspetivas práticas e oportunidades de networking. As metodologias de ensino e avaliação da unidade curricular de Bioeconomia Sustentável são coerentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, pois permitem aos estudantes desenvolver os conhecimentos, as aptidões e as competências necessárias para compreender e analisar os problemas ambientais relacionados com a bioeconomia sustentável.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Costa I. (2019) Rumo a uma (bio)economia circular de baixo carbono. CULTIVAR Cadernos de Análise e Prospetiva e Prospetiva Nº 15 36-41 pp. Gabinete de Planeamento, Politicas e Administração Geral (GPP). ISBN 2183-5624.

FAO (2023) Bioeconomy for sustainable food and agriculture. https://www.fao.org/documents/card/en/c/cc6905en

FAO (2022). BIOECONOMÍA SOSTENIBLE Y LA FAO. Bioeconomía sostenible y la FAO

Ferreira F. (2019) Bioeconomia ¿ com futuro, se verdadeiramente sustentável. CULTIVAR Cadernos de Análise e Prospetiva e Prospetiva Nº 15 30-35 pp. Gabinete de Planeamento, Politicas e Administração Geral (GPP). ISBN 2183-5624

Portugal (2021), Plano de Ação para a Bioeconomia Sustentável Horizonte 2025. Resolução do Conselho de Ministros nº 183/2021, Diário da República, 1ª série, nº 250, 28 de dezembro de 221