Código: | TAC09 | Sigla: | OJM | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TACJ | 21 | Aviso n.º 14258/2015 | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 48,75 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Esta unidade curricular visa que o aluno seja capaz de:
O1. Compreender a presença e a significação do jogo na sociedade, bem como o seu valor pedagógico, em educação.
O2. Conhecer algumas teorias sobre o jogo, em especial as que o ligam com os processos de aprendizagem e desenvolvimento.
O3. Incluir o jogo na planificação, implementação e avaliação de projetos ou atividades de caráter cultural, educativo, social, lúdico ou recreativo.
O4. Utilizar o jogo e a Matemática como indutores da criação musical.
O5. Conhecer, compreender e saber utilizar diferentes recursos pedagógicos, lúdicos, concretos e manipuláveis, na aprendizagem de diversos conceitos matemáticos.
O6. Compreender que a tecnologia pode constituir um recurso valioso para a compreensão da Matemática.
O7. Recorrer ao jogo como ponto de partida para implementar um projeto ou uma atividade de investigação matemática.
1. O jogo como veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual: as perspetivas de Freud, Piaget e Vygotsky.
2. Alguns conceitos inerentes à Teoria dos Jogos (jogo, tipos de jogos, estratégia...).
3. Ação e Representação. O desenvolvimento conceptual a partir da ação. Implicações pedagógicas.
4. As relações privilegiadas entre a matemática e a música.
5. O jogo e a Matemática como facilitadores da criação musical.
6. Exploração e construção de tarefas como suporte à aprendizagem matemática.
6.1. Jogos Matemáticos.
6.2. Resolução de Problemas.
6.3. Tarefas exploratórias, de investigação e projetos.
7. Construção e utilização de materiais manipuláveis.
7.1. Construção de materiais não estruturados.
7.2. Utilização de materiais estruturados e não estruturados.
8. Utilização de programas computacionais e applets no ensino da Matemática.
O domínio de conceitos-base relacionados com a Teoria dos Jogos, a compreensão do papel dos jogos no desenvolvimento social, emocional e intelectual dos indivíduos, nomeadamente, ao nível do pensamento lógico e abstrato, e a utilização dos jogos como promotores do cruzamento de diferentes áreas e saberes afiguram-se fundamentais não só para a compreensão da significação do jogo na sociedade, mas também para a sua valorização a nível educativo, levando à sua efetiva inclusão e utilização em projetos de natureza diversificada.
A exploração e construção de tarefas explorando diferentes conceitos matemáticos, através de diferentes materiais, leva os alunos a conhecer, compreender e saber utilizar diferentes recursos pedagógicos, lúdicos, concretos e manipuláveis. Mais especificamente, explorando jogos matemáticos, tarefas de investigação, projetos, programas computacionais e applets, leva os alunos a compreender os diferentes recursos para a compreensão matemática.
Pretende-se com esta unidade curricular que os alunos vivam situações que lhes permitam adquirir competências e atitudes no sentido de desenvolverem a cooperação, a autonomia, a criatividade e o sentido crítico. Assim, o trabalho na unidade curricular visa essencialmente: a) a discussão e reflexão em grupo sobre os conteúdos de natureza mais teórica; b) a realização de propostas, individuais ou em grupo, de resolução de problemas, de jogos matemáticos, de projetos e de tarefas de exploração, criação e de investigação; c) a construção de materiais, incluindo jogos matemáticos, e utilização de materiais manipuláveis e tecnológicos; d) a criação de composições sonoras/musicais (sobretudo, a partir da exploração das relações entre a matemática e a música).
Através da discussão e reflexão em conjunto, de propostas, individuais ou em grupo, de resolução de problemas, de jogos matemáticos, de projetos e de tarefas de exploração, criação e de investigação, fazendo uso de diferentes suportes, pretende-se dar a conhecer aos alunos um conjunto de conceitos e teorias elementares sobre o jogo e sobre o seu potencial social e educativo (O1, O2), bem como diferentes materiais manipulativos e tecnológicos, de modo a que compreendam e reflitam sobre o seu uso na aprendizagem de conceitos matemáticos (O5, O6). A construção de diversos materiais, incluindo jogos matemáticos, requer que os alunos discutam e reflitam sobre as suas vantagens e a sua utilização em sala de aula (O1, O7). Pretende-se ainda que, a partir de conceitos matemáticos e de materiais habitualmente associados a esses conceitos, criem pequenas composições sonoras/musicais (O4).
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