Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
a) Reconhecer a sociologia como ciência social e os principais pressupostos para o desenvolvimento de uma perspetiva sociológica para a compreensão dos principais problemas sociais da educação
b) Compreender o ato educativo enquanto conjunto de práticas socialmente organizadas, em torno de fatores macro e micro sociais, de ordem nomeadamente familiar e escolar.
c) Identificar a evolução e a importância dos sistemas educativos nas dinâmicas de desenvolvimento das sociedades atuais, enquadrando em particular no contexto de Portugal.
d) Interrogar e enquadrar os principais dilemas que se vêm colocando à instituição escolar, a partir das principais perspetivas explicativas da sociologia da educação.
e) Relevar a complexificação do campo educativo e o desenvolvimento da educação não formal;
f) Reconhecer a relevância da dimensão educativa dos processos de transformação social,
g) Interrogar a diversidade de âmbitos educativos no trabalho com crianças e jovens.
Conteúdos programáticos
1. Introdução à sociologia
1.1. Ciência e Senso comum.
1.2. A perspetiva sociológica, objeto e método em Sociologia.
1.3. A sociologia e a as outras ciências sociais.
1.4. Conceitos fundamentais de Sociologia.
1.5. A sociologia e a dimensão social da educação
2. A sociologia da educação escolar
2.1. O desenvolvimento dos sistemas educativos e o processo de democratização.
2.2. A escola e as desigualdades sociais: principais abordagens teóricas.
3. Algumas questões críticas no desenvolvimento dos sistemas educativos
3.1. A relação escola-família.
3.2. Diversidade sociocultural.
3.3. Indisciplina e violência.
4. Novos desafios, atores e práticas educativas
4.1. Da educação escolar à educação/formação.
4.2. Educação formal, não formal e informal.
4.3. Intervenção sócio educativa: complexidade e diversidade de campos e agentes de intervenção socioeducativa.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A integração da Sociologia nos currículos de formação na área da educação advém dos contributos dados para a compreensão dos fenómenos sociais e em particular os educativos, que cada vez assumem maior importância nas sociedades contemporâneas. Campo em permanente construção, a Sociologia da Educação reconhece hoje a complexidade do campo educativo e a variedade de contextos e de atores sociais que integra, nomeadamente reconhecíveis no âmbito do acompanhamento de crianças e jovens.
Este módulo de formação procura desenvolver
conhecimentos e competências que permitam aos formandos identificar e enquadrar
de um ponto de vista sociológico problemas educativos de modo a permitir
interagir com essa diversidade.
Constituem por isso objetivos centrais deste
módulo promover o conhecimento sociológico sobre o desenvolvimento dos
processos educativos escolares e não escolares nas sociedades contemporâneas,
permitindo a análise do lugar da escola face aos processos sociais e
organizacionais que a condicionam, mas também a identificação e compreensão de
novos contextos e fenómenos educativos. É por isso objetivo importante refletir
sobre a dimensão educativa não formal dos processos de intervenção social, que
possa enquadrar contextos e práticas profissionais de acompanhamento de
crianças e jovens.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A concretização dos objetivos desta unidade de formação faz-se através de aulas teórico-práticas privilegiando-se a reflexão crítica das temáticas que visam dotar o aluno da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar os conhecimentos significativos.
Metodologicamente, as sessões compreenderão o enquadramento do tema por parte do docente e a discussão pelos alunos relacionada com o mesmo, através do desenvolvimento de exercícios teórico práticos, a partir de bibliografia selecionada ou de outros recursos didáticos.
A avaliação dos alunos em regime de avaliação por frequência contínua pressupõe o cumprimento de tarefas estipuladas.
Elementos da Avaliação Contínua e ponderação:
1. Prova individual de conhecimentos (40%);
2. Participação nas aulas (10%);
3. Discussão e apresentação de trabalho de grupo (50%)
Nota: A conclusão da UC em regime de Avaliação Contínua pressupões a classificação mínima de 8 valores na prova individual de conhecimentos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A avaliação pressupõe a demonstração da aquisição de
conhecimentos (através de um teste) e a demonstração de apropriação dos temas e
conteúdos da UC, demonstrando competências de recolha, seleção, análise e
reflexão através da elaboração de um trabalho em grupo.
Distribuição do Trabalho Autónomo: estudo para provas de avaliação teóricas
individuais - 16 horas; trabalhos de pesquisa e levantamento de informação - 15
horas; leitura e análise de textos obrigatórios - 16 horas - elaboração do trabalho
de grupo - 25 horas; preparação das apresentações orais das pesquisas efetuadas
- 6 horas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Boudon, R. e outros (1990). Dicionário de
Sociologia. Pub. Dom Quixote.
Comissão europeia (1995). «Livro Branco» sobre a Educação e a Formação. Ensinar e Aprender - Rumo à Sociedade Cognitiva. S.P.O.C.E.
Costa, A. (1992). O que é a Sociologia. Difusão Cultural. Grácio, S. et al (1982). Sociologia da Educação. Livros Horizonte. Seabra, T. (2010). Adaptação e Adversidade. O Desempenho Escolar dos Alunos de Origem Indiana e Cabo-Verdiana no Ensino Básico. I,C.S. Sebastião, J. (2009). Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajetórias escolares. F. C. G., FCT. Trilla, J. (1996). La educación fuera de la escuela ¿ Ámbitos no formales y Educativo Social. Barcelona: Ariel Valentim, J. P. (1997). Escola igualdade e diferença. Campo das Letras. Vieira M.M. e Almeida A.N. (2006). A escola em Portugal. I.C.S.