Código: | TDEG14 | Sigla: | EG | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TDD | 19 | Aviso n.º 2378/2016 | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 70,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
O1 - Transformar ideias em informação acessível e útil num suporte físico ou digital.
O2 - Ser capaz de produzir graficamente produtos editoriais.
O3 - Dominar todas as etapas da edição gráfica desde a ideia à produção/publicação.
O4 - Explorar a linguagem digital e as suas possibilidades de comunicação visual.
O5 - Desenvolver projetos criativos de edição gráfica adaptados a qualquer suporte de publicação.
C1 - O planeamento gráfico e o processo de composição.
C2 - A planificação gráfica adaptada a diversos suportes e dimensões.
C3 - A técnica, a cor e a funcionalidade.
C4 - Criação de layouts para impressão, web e publicações digitais.
C5 - Tratamento de imagens para edição gráfica.
Todos os conteúdos se relacionam com todos os objetivos. Contudo, há conteúdos que contribuem para cumprir de forma mais evidente um ou mais objetivos:
Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos, orientada pelo docente, para uma apropriação vivencial dos conteúdos.
Avaliação contínua:
Avaliação por exame:
A forte incidência na realização de exercícios práticos possibilita o cumprimento de todos os objetivos da UC, centrados na criação e desenvolvimento de projetos.
Klanten, Robert; Ehmann Sven, (2010). Turning Pages: Editorial Design for Print Media, Gestalten
Heller, Steven. (2014). Design Literacy - Understanding Graphic Design. New York: Allworth. ISBN13: 9781621534044Barbosa, Conceição (2004). Manual Prático de Produção Gráfica. Cascais: Principia, Publicações Universitárias e Cientificas.
Bringhurst, Robert, (2002). The Elements of Typographic Style. Hartley & Marks Publishers; 2 edition. ISBN10: ¿ 0881791326