Código: | TDNM12 | Sigla: | NM | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TDD | 22 | Aviso n.º 2378/2016 | 1º | 6 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 65,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
No final da unidade de formação o estudante deverá:
1) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão das infraestruturas, ambientes emergentes e ferramentas web based em múltiplos contextos;
2) Saber aplicar os conhecimentos na conceção e produção de infografias e interfaces gráficas;
3) Demonstrar capacidade de resolução de problemas na área dos novos média sendo capaz de construir e fundamentar a sua própria argumentação.
4) Ser capaz de conceber, projetar, adaptar e prototipar sites web e aplicações mobile;
5) Ser capaz de testar e avaliar, junto de utilizadores, os protótipos e aplicações desenvolvidos;
6) Possuir competências comunicativas e discursivas em público e junto dos pares e dos especialistas;
7) Possuir competências de aprendizagem que lhe permita, com autonomia, uma aprendizagem ao longo da vida.
Módulo 1 - Sociedade Digital e em rede
1.1 Velhos media e novos media
1.1.1 A nuvem - vantagens e potencialidades
1.1.2 As redes sociais
1.2 Literacia Mediática
1.3 Cidadania Digital & Digital Footprint
Módulo 2 - Introdução ao estudo e desenho de Infografias
2.1 O uso da Infografia na Visualização de dados - conceito e aplicabilidade
2.2 Tipologias
2.3 Design
Módulo 3 - Introdução ao processo de design de sites web e aplicações mobile
3.1 Conceito de UI e UX
3.2 O processo de planeamento de uma aplicação/site
3.2.1 Ideação e Conceito
3.2.2 Arquitetura de informação
3.2.3 Wireframe & Mockup
3.3 Usabilidade para a web
3.3.1 Conceito, importância e aplicabilidade
3.3.2 Heurísticas de Nielsen
3.3.3 Testes de usabilidade
3.4 Design de interfaces
3.4.1 Cor, tipografia, layout e navegação
Módulo 4 - Utilização de softwares web-based (Wordpress.org) para a conceção e desenvolvimento de sites e aplicações móveis
4.1 Wordpress.com vs Wordpress.org
4.2 Plugins, Temas e Utilizadores
4.3 Desenvolvimento de website
Tendo em conta os objetivos da unidade de formação é proposto um programa que inicia com os conhecimentos teóricos no âmbito da sociedade digital e em rede, incidindo em particular no conceito dos novos media em oposição aos velhos media. Passar-se-á a uma vertente mais prática (complementada com conceitos teóricos) onde os estudantes são desafiados a conceber infografias, desenvolver interfaces gráficas para sites e aplicações, culminando com o desenvolvimento de um site/app funcional com recurso a ferramentas web-based.
Considerando o Processo de Bolonha, a metodologia de ensino privilegiará, um papel mais ativo por parte do estudante, pelo que as atividades assumirão uma natureza teórico-prática e prática. O estudante deverá criar conteúdos originais que serão alvo de uma avaliação continua - progressos demonstrados pelos estudantes no referencial do processo educativo e formativo.
De natureza teórico-prática, esta UC é composta de aulas teóricas expositivas, com explanação de conteúdos através de recursos digitais (e.g. apresentações, páginas web), e ainda com apoio bibliográfico quando necessário.
Na componente prática os formandos irão desenvolver infografias e conceber páginas web e aplicações mobile.
Avaliação:
A avaliação contínua terá em conta
- Participação nas aulas e no Moodle da disciplina (20%);
- a elaboração de trabalho final individual ou em grupo (50%);
- a elaboração de trabalhos ao longo do semestre (30%).
Tendo por base a especificidade dos Cursos técnicos superiores profissionais, as metodologias de ensino devem privilegiar um papel mais ativo por parte do formador de modo a que os estudantes consigam atingir os objetivos de aprendizagem propostos, não obstante o estudante será estimulado a uma aprendizagem ativa em que o estudante é o elemento central da sua própria aprendizagem.
Nesse sentido, é esperado que o formando tenha um total de 78h de trabalho além das horas de contacto, estimando-se os seguintes valores por tarefa para esse trabalho:
- Trabalhos de pesquisa: 20h
- Trabalhos de investigação: 18h
- Elaboração de trabalhos práticos: 40h