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Produção Audiovisual

Código: TDPA07    Sigla: PA
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 22 Aviso n.º 2378/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD1

Ensino Prático e Laboratorial: 65,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 4,80
Paulo Ricardo Dyson Martinho   3,20
Paulo André Reis Duarte Branco   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo André Reis Duarte Branco Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos Gerais de Aprendizagem:
»Obter conhecimentos essenciais sobre as tecnologias, as linguagens e os diferentes modos de expressão, no campo do audiovisual.
»Conseguir desenvolver competências técnicas, criticas e criativas nos domínios da captação, registo, tratamento e difusão das produções audiovisuais.
»Adquirir aptidões suficientes para o exercício de funções no âmbito da escrita de argumento, da realização, da produção e pós-produção na área do vídeo.
»Conceber e desenvolver técnica e criativamente um projeto audiovisual aplicando os principais métodos e ferramentas tecnológicas.
»Distinguir as especificidades particulares no que respeita à tecnologia digital.
»Reconhecer as funções profissionais e a importância do trabalho de equipa na realização de projetos audiovisuais.

Objetivos Específicos de Aprendizagem, aptidões e competências:
»Adquirir uma base informativa, formativa e analítica na área do vídeo.
»Identificar técnicas de narração audiovisuais.
»Analisar vários tipos de documentos audiovisuais.
»Refletir sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultam da produção e realização de obras audiovisuais.
»Desenvolver a capacidade de comunicar conhecimentos e raciocínios sobre realização de documentos audiovisuais, quer a especialistas quer a não especialistas de uma forma clara.

Conteúdos programáticos

1. Planificação de documentos audiovisuais
1.1. Argumento, guião, e storyboard
2. Fases da realização audiovisual
2.1. Composição de planos
2.2. Movimentos de câmara
2.3. Noções de equilíbrio formal de imagens em movimento
2.4. Iluminação
3. Banda sonora: tipos e características
4. Realização audiovisual
4.1 Estúdio digital
4.2 Tratamento e edição digital

4.3 Composição
4.4 Pós-produção
5. Gravação e visualização

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão desenvolver as competências descritas, munindo os estudantes com os conhecimentos necessários à criação, edição e manipulação de produtos audiovisuais para os diferentes suportes de forma autónoma.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino a adotar nesta unidade curricular é de cariz teórico-prática. É uma metodologia de trabalho de projeto baseada na pedagogia ativa de descoberta, caracterizando-se por ser informativa, formativa e analítica na área da realização audiovisual e pelo recurso à plataforma de ensino/aprendizagem a distância Moodle.

Os estudantes realizarão vários projetos de vídeo.

A avaliação contínua incide nos processos e produtos finais de cada trabalho prático, considerando:
1. Assiduidade e participação nas atividades /exercícios (20%)
2. Projetos realizados (60%)
3. Apresentação final (20%)

O exame é constituído por:
1) Uma parte prática de realização de um vídeo com recurso ao Adobe Premiere e Adobe After Effects (70%), a combinar com o docente com antecedência mínima de uma semana;
2) Discussão do trabalho desenvolvido na parte prática, com demonstração de domínio de técnicas de edição de imagem e color grading (30%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada pelo docente para uma apropriação vivencial dos conteúdos e exploração dos mesmos visa contribuir para a coerência entre metodologias de ensino e objectivos de aprendizagem.
É feita uma utilização da plataforma Moodle para divulgação de documentos de apoio à unidade curricular; para publicação de trabalhos dos alunos; para comunicação a distância entre todos os intervenientes na unidade curricular, através da participação em fóruns, por exemplo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ADOBE (2023). Guia do utilizador do Adobe Premiere Pro. Disponível em https://helpx.adobe.com/pt/premiere-pro/user-guide.html

ADOBE (2023). Learn After Effects. Disponível em https://creativecloud.adobe.com/learn/app/after-effects
ANG, Tom (2006) Introdução ao vídeo digital Porto, Civilização Editores. 
BERGALA, Alain (2021). A Hipótese Cinema. Pequeno Tratado sobre a Transmissão do Cinema dentro e fora da Escola. Imprensa Nacional Casa da Moeda: Lisboa. ISBN: 9789722728973
GRILO, João Mário (2017). As Lições do Cinema: manual de filmografia - 2.ª Edição. Lisboa: Colibri. ISBN: 9789727727056
MARIE, Michel (2009). Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa: Texto & Grafia
MARNER, Terence (2007). Realização Cinematográfica. Lisboa: Edições 70
O'STEEN, Bobbie (2009). The Invisible Cut: How Editors Make Movie Magic. Studio City: Michael Wiese Productions. 
PARENT-ALTIER, Dominique (2009). O Argumento Cinematográfico. Lisboa: Texto & Grafia

Observações