Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender a articulação entre a comunicação enquanto área profissional e enquanto disciplina científica
Identificar os fundamentos da investigação científica em ciências da comunicação Caracterizar para que servem as teorias e modelos da comunicação. Demonstrar as principais teorias e modelos da comunicação e o seu contexto histórico, científico e tecnológico. Interpretar os fenómenos comunicacionais a partir das diferentes teorias, aplicando os conhecimentos a casos concretos. Apresentar e debater oralmente as teorias da comunicação aplicadas a casos concretos.
Conteúdos programáticos
1. Introdução ao estudo da comunicação 1.1 Caracterização genérica do fenómeno comunicacional 1.2 A complexidade da comunicação e a multiplicidade das suas descrições 1.3 Classificação dos tipos de comunicação 2. A teoria hipodérmica 2.1. A sociedade de massa 2.2. O modelo de Lasswell 3. A teoria da persuasão 4. A teoria dos efeitos limitados 5. A teoria funcionalista 6. A teoria crítica 7. A teoria culturológica 8. Os cultural studies 9. As teorias comunicativas 9.1. O modelo comunicativo da teoria da informação 9.2. O modelo comunicativo semiótico-informacional 9.3. O modelo semiótico-textual 10. Agenda setting, Gatekeeper e Newsmaking
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos estão em consonância com os objetivos da UC, pois permitirão aos estudantes desenvolver as suas competências de comunicação e colaboração, construir e fundamentar a sua argumentação, interpretar os fenómenos comunicacionais a partir das diferentes teorias e aplicar os conhecimentos a casos concretos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades. O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando: a) Teste de avaliação: 30% b) Exercícios em sala de aula: 30% c) Trabalho de grupo que consiste na realização de um vídeo a partir de uma das teorias estudadas. Inclui a apresentação na aula e um vídeo: 40%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas aulas de cariz mais expositivo serão apresentadas as principais correntes, modelos e teorias de comunicação pela docente acompanhados de meios de informação complementares.
Será feito um aprofundamento dos conceitos teóricos em aula através da exploração conjunta de exemplos e casos práticos, através da análise de textos, vídeos, imagens e infografias propostos pela docente e através de debates. Estas atividades podem decorrer individualmente, em grupo ou em plenário.
A aplicação prática dos conceitos será realizada através de projetos, permitindo o desenvolvimento de competências de análise e crítica no âmbito da comunicação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Craig, R. (1999). Communication Theory as a Field. Communication Theory, 9: 119¿161. doi:10.1111/j.1468-2885.1999.tb00355.x Fiske, J. (1993). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições Asa. Freixo, M. (2006). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget. McLuhan, M. (1990). Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix. McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Peraya, D.; Meunier, J. (2009). Introdução às Teorias da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget. Rosa, A. (2016). A comunicação e o fim das instituições. Media XXI. Serra, J. (2007). Manual de Teoria da Comunicação. Covilhã: Livros LabCom. Wolf, M. (2005). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.