Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Espera-se do aluno aprovado:
O conhecimento do paradigma cliente/servidor da World Wide Web.
A capacidade de criar e estruturar documentos HTML, utilizando o HTML5, com ênfase na semântica dos elementos;
A capacidade de desenhar e implementar a apresentação de páginas HTML, respeitando o princípio da separação entre conteúdo (HTML) e apresentação (CSS), utilizando a linguagem CSS3;
A capacidade de articular diferentes tecnologias da Web (HTML5, CSS3) de forma a construir sites simples e responsivos, considerando questões de estética, usabilidade, acessibilidade e desempenho.
A capacidade de entender e utilizar um front-end framework para o desenvolvimento de projectos responsivos e mobile first para a web
Conteúdos programáticos
Os pilares da Web
HTML, URL, HTTP
Web Browsers e Web Servers: comunicação cliente servidor
Fundamentos de HTML5
Estrutura de um documento HTML5; Elementos/tags/atributos; Sintaxe e semântica
Elementos de Layout. Block Elements versus Inline Elements
Validação de HTML5.
Fundamentos de CSS
Anatomia de uma regra; Selectores; Declarações de estilos
Propriedades, Valores, Unidades de medida
Herança e Cascata
Propriedades CSS
Tipografia
Cores, fundos e imagens
Box Model
Gradientes e Transições
Formatação Visual
Sistemas de Posicionamento: Normal Flow, Floating e Positioning
Float-based Layouts
Flexbox
Layout Grids
Responsive Web Design
Layouts e imagens fluídas
Media-queries
Front-end Framework Bootstrap
Template Básico
Grid System
Typography, Tables, Forms, Buttons, Images
Bootstrap Components
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
São expostos os pilares da Web e as suas tecnologias fundamentais que vão permitir ao aluno compreender a mecânica dos pedidos e respostas numa arquitectura ambiente cliente-servidor.
É apresentada a linguagem HTML5 as boas práticas na estruturação de documentos HTML
É apresentada a linguagem CSS e demonstrada e exercitada a sua aplicação na produção do visual das páginas HTML
É testada a visualização das páginas criadas nas aulas em diferentes dispositivos(smartphones, tablets, portáteis, desktops, e ensinados os princípios do Web Design Responsivo
É apresentado e utilizado o framework de front end web mobile first Boostrap
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologia de ensino:
Aulas teórico-práticas em que o docente apresenta os conteúdos de forma oral, com apoio de apresentações eletrónicas e ilustração de casos de estudo, fomentando a participação crítica dos alunos, e onde a exposição da matéria é consolidada com a realização de exercícios e subsequente apresentação e discussão da solução dos mesmos.
Aulas práticas e experimentais, visando a aplicação e o treino dos conhecimentos adquiridos, a descoberta de novas problemáticas e a realização dos projetos da disciplina.
Avaliação:
Realização de um teste prático com o peso de 50% da nota final
Conceção, desenho e implementação de um projeto (50% da nota final).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com a exposição dos conceitos fundamentais e com a demonstração de código e de soluções de software é dado ao aluno a responsabilidade e a motivação para o seu envolvimento nos exercícios que lhe são atribuídos. É favorecida a autonomia do aluno e privilegiado o desejo e a capacidade da descoberta. O projecto final permite a articulação e a integração dos conceitos e tecnologias abordados, consolidando-os e abrindo as portas à procura de mais conhecimento.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Jon Duckett, HTML and CSS: Design and Build Websites, John Wiley, 2011
Eric Freeman & Elisabeth Robson, Head First HTML and CSS: A Learner's Guide to Creating Standards-Based Web Pages, 2nd edition, O¿Reilly, 2012.
Clarissa Peterson, Learning Responsive Web Design: A Beginner's Guide, O'Reilly, 2014.