• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPWDM101
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tecnologias de Internet

Código: TSPWDM101    Sigla: TI
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPWDM 27 Aviso n.º 14644/2015, de 16 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TTWDM-1-STR

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Antonio Manuel Ferreira Santos Roberto - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Antonio Manuel Ferreira Santos Roberto - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


Espera-se do aluno aprovado:
  • O conhecimento do paradigma cliente/servidor da World Wide Web.
  • A capacidade de criar e estruturar documentos HTML, utilizando o HTML5, com ênfase na semântica dos elementos;
  • A capacidade de desenhar e implementar a apresentação de páginas HTML, respeitando o princípio da separação entre conteúdo (HTML) e apresentação (CSS), utilizando a linguagem CSS3;
  • A capacidade de articular diferentes tecnologias da Web (HTML5, CSS3) de forma a construir sites simples e responsivos, considerando questões de estética, usabilidade, acessibilidade e desempenho. 
  • A capacidade de entender e utilizar um front-end framework para o desenvolvimento de projectos responsivos  e mobile first para a  web

Conteúdos programáticos


  • Os pilares da Web
    • HTML, URL, HTTP
    • Web Browsers e Web Servers: comunicação cliente servidor
  • Fundamentos de HTML5
    • Estrutura de um documento HTML5; Elementos/tags/atributos; Sintaxe e semântica
    • Cabeçalhos, parágrafos, secções, listas, hiperlinks, imagens, multimédia
    • Elementos de Layout. Block Elements versus Inline Elements
    • Validação de HTML5. 
  • Fundamentos de CSS
    • Anatomia de uma regra; Selectores; Declarações de estilos
    • Propriedades, Valores, Unidades de medida
    • Herança e Cascata
    • Propriedades CSS
      • Tipografia
      • Cores, fundos e imagens 
      • Box Model
      • Gradientes e Transições
    • Formatação Visual
      • Sistemas de Posicionamento: Normal Flow, Floating e Positioning
      • Float-based Layouts
      • Flexbox
      • Layout Grids
  • Responsive Web Design
    • Layouts e imagens fluídas
    • Media-queries
  • Front-end Framework Bootstrap
    • Template Básico
    • Grid System
    • Typography, Tables, Forms, Buttons, Images
    • Bootstrap Components 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


  • São expostos os pilares da Web e as suas tecnologias fundamentais que vão permitir ao aluno compreender a mecânica dos pedidos e respostas numa arquitectura ambiente cliente-servidor.
  • É apresentada a linguagem HTML5 as boas práticas na estruturação de documentos HTML
  • É apresentada a linguagem CSS e demonstrada e exercitada a sua aplicação na produção do visual das páginas HTML
  • É testada a visualização das páginas criadas nas aulas em diferentes dispositivos(smartphones, tablets, portáteis, desktops, e ensinados os princípios do Web Design Responsivo
  • É apresentado e utilizado o framework de front end web mobile first Boostrap 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


Metodologia de ensino:
  • Aulas teórico-práticas em que o docente apresenta os conteúdos de forma oral, com apoio de apresentações eletrónicas e ilustração de casos de estudo, fomentando a participação crítica dos alunos, e onde a exposição da matéria é consolidada com a realização de exercícios e subsequente apresentação e discussão da solução dos mesmos.
  • Aulas práticas e experimentais, visando a aplicação e o treino dos conhecimentos adquiridos, a descoberta de novas problemáticas e a realização dos projetos da disciplina.

Avaliação:
  • Realização de um teste prático com o peso de 50% da nota final
  • Conceção, desenho e implementação de um projeto (50% da nota final).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


Com a exposição dos conceitos fundamentais e com a demonstração de código e de soluções de software é dado ao aluno a responsabilidade e a motivação para o seu envolvimento nos exercícios que lhe são atribuídos. É favorecida a autonomia do aluno e privilegiado o desejo e a capacidade da descoberta. O projecto final permite a articulação e a integração dos conceitos e tecnologias abordados, consolidando-os e abrindo as portas à procura de mais conhecimento. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


  • Jon Duckett, HTML and CSS: Design and Build Websites, John Wiley, 2011
  • Eric Freeman & Elisabeth Robson, Head First HTML and CSS: A Learner's Guide to Creating Standards-Based Web Pages, 2nd edition, O¿Reilly, 2012. 
  • Clarissa Peterson, Learning Responsive Web Design: A Beginner's Guide, O'Reilly, 2014.
  • Syed Rahman, Jump Start Bootstrap, SitePoint, 2014