Código: | TSPWDM102 | Sigla: | BD | |
Área Científica: | Ciências Informáticas |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TSPWDM | 27 | Aviso n.º 14644/2015, de 16 de dezembro | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 74,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O aluno deverá reconhecer a importância dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados nas organizações e desenvolver as seguintes competências:
- Análise e desenho de bases de dados;
- Criar de bases de dados em SQL de forma a permitir ao aluno evoluir com segurança para outros sistemas de gestão de bases de dados relacionais.
No final o aluno deverá ter atingido os seguintes conhecimentos e capacidades:
- Compreender os conceitos fundamentais de bases de dados relacionais;
- Aplicar os princípios de análise e desenho de bases de dados;
- Elaborar um projeto de Bases de Dados.
I. Fundamentos dos Sistemas de Gestão de Bases de Dados
- Abordagem tradicional
- Abstração de dados
- Modelos de dados
- Tabelas
- Chave primária
- Chave forasteira
II. Metodologias de desenho e conceção de Bases de Dados Relacionais
- Integridade dos dados
- Dados redundantes
- Dependência Funcional
- Normalização de dados
- Diagrama de Entidade-Relacionamento (E-R)
III. A linguagem Interrogações SQL (Structured Query Language)
- Criação da Base de Dados em SQL
- Tabelas
- Criação do esquema
- Interrogações em SQL
IV. Objetos da Base de Dados
- Vistas
- Índices
- Sequências
- Sinónimos
V. Estrutura Interna da Base de Dados
VI. Gestão de privacidade/segurança na base de dados Privilégios
- Privilégios de sistema
- Privilégios de objetos
- Roles
VII. Dicionário de Dados
VIII. Transações, Concorrência e Consistência
O programa da unidade curricular encontra-se estruturado em torno e no sentido da prossecução dos objetivos definidos. O primeiro objetivo é conseguido no final do primeiro tópico do programa, pela introdução de conceitos base para a compreensão de todos os assuntos que serão analisados em sequência.
Os seguintes seis objetivos serão alcançados pelo segundo ponto do programa, direcionando o estudo para a fase de conceção de uma base de dados relacional, uma vez percecionadas as características e implicações de trabalhar com este tipo de estrutura.
À medida que se vai percorrendo o programa da UC, os tópicos abordados vão sendo cada vez mais práticos para permitir uma maior consolidação dos conhecimentos. A aplicação dos conceitos estudados anteriormente, na manipulação de um sistema de gestão de base de dados, ajudará a uma melhor compreensão das matérias estudadas e das que se seguem.
A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular reside na ênfase atribuída ao método de "aprendizagem fazendo" que consiste na introdução de um trabalho prático que é desenvolvido ao longo do semestre, onde os alunos terão que passar pelas várias fases de análise, desenho e criação de uma base de dados em SQL. Pretende-se com este trabalho a implementação de uma base de dados para resolver o problema especificado pelo grupo de trabalho. Serão expostos pelo docente, os conceitos principais subjacentes à temática das bases de dados.
A avaliação terá a seguinte ponderação:
- 1 teste de avaliação- 50%
- 1 trabalho prático (de grupo) - 50%
Tendo em conta a conjuntura atual de pandemia a leccionação e acompanhamento de trabalhos desta unidade curricular será online, sendo cumprido o horário de aulas presenciais.
Para que o aluno fique dispensado do exame, a média das três frequências assim como a classificação do trabalho prático deverá ser pelo menos 8 valores.
A forte componente prática da UC conduz a um tratamento privilegiado do fazer. Contudo, na base destas competências práticas, existe também um conjunto de conhecimento teórico, conceptual, que importa transmitir aos alunos para que a prática se possa realizar de forma consciente e eficaz. Aprender fazendo, mas de forma informada sobre a técnica e a ciência que suporta essas competências. Por isso, a UC inicia pela exposição dos conceitos chave, evoluindo rapidamente para a aplicação desses conhecimentos para situações reais dos sistemas de informação suportados por bases de dados.
Por se considerar que ambas as componentes - teórica e prática - e, por outro lado, conceptual e de construção, são igualmente importantes e dependentes entre si, as avaliações estão concentradas em torno destes componentes. A realização de duas provas de avaliação pretende aferir as competências dos alunos, num primeiro momento, sobre a componente conceptual teórica e prática e, num segundo momento, sobre as competências relativas à construção e gestão das bases de dados recorrendo a ferramentas líderes no mercado.
Para avaliar horizontalmente todas as competências exigidas para aprovar nesta UC, a realização de um trabalho de grupo, onde se aliam todos os elementos do ciclo de vida das bases de dados, confere uma consistência superior ao método de ensino/aprendizagem e ao processo de avaliação..
¿ Date,C.J., An Introduction to Database Systems, Volume I, Eighth Edition, U.S.A., Addison_wesley Publishing Company, Inc., 2003
¿ Elmasri, R., Navathe, S.B., Fundamentals of Database Systems, 4th ed, Addison Wesley, 2004, 0321204484
¿ Ramakrishnan, R., Gehrke, J., Database Management Systems, 3rd ed, McGraw Hill, 2002
¿ Database Systems, Addison and Wesley Professional, 2003