Código: | AFEVS1011 | Sigla: | CSA | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
AFEVS | 37 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 1º | 5 | 90 | 140 |
Ensino Teórico: | 1,50 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
- Conhecer e aplicar:
. conceitos básicos das ciências do desporto no âmbito da saúde;
. as ciências da saúde e do desporto aplicadas ao contexto da promoção da condição física e da saúde;
- Conhecer e compreender:
. o aparelho locomotor;
. o processo de crescimento e desenvolvimento;
. os sistemas endócrino e nervoso, a sua fisiologia e implicações na atividade física e na saúde;
. os aparelhos cardiovascular, respiratório e urinário, a sua fisiologia;
. a bioenergética;
. a interação entre os diferentes sistemas e aparelhos do corpo humano durante a realização de atividade física;
- Saber:
. analisar o movimento na perspetiva anatómica (particularmente a participação muscular e articular) e biomecânica (cinética, cinemática, cinemétrica, dinamometria, antropometria, electromiografia);
. descrever o corpo humano e compreender a linguagem técnica e clínica.
1) Introdução às ciências do desporto no âmbito da Atividade Física e Saúde;
2) Anatmofisiologia básica: aparelhos locomotor, cardivascular, respiratório e urinário; sistemas endocrino e nervoso;
3) Integração das ciências na análise do movimento;
4) Integração e implicações dos diferentes sistemas e aparelhos na atividade física e na saúde;
5) Bioenergética aplicada e termoregulação;
6) As lesões e a sua recuperação;
7) O crescimento e desenvolvimento e as respectivas implicações no movimento.
Esta UC pretende dar conhecer as características do corpo humano, bem como o seu modo de funcionamento e implicações na saúde e na doença. Vários conteúdos previstos nesta UC permitem aprofundar e consolidar esse conhecimento, que vai ser fundamental para o sucesso na aquisição de conhecimentos, teóricos e aplicados, em unidades curriculares ulteriores e que vai ser crucial para os futuros profissionais poderem intervir sobre a Saúde e o Corpo Humano, no âmbito das suas competências. Do mesmo modo, esta UC também inclui conteúdos sobre a terminologia e atividade/competência de outras áreas da saúde que vão contribuir para dar suporte à necessária capacidade do profissional de atividade física e estilos de vida saudáveis em comunicar e relacionar-se com outros profissionais de saúde.
* A maioria das aulas será teóricas e algumas aulas serão práticas. Todas as aulas serão presenciais. Algumas aulas serão de enquadramento teórico e conceptualização e outras de aplicação prática dos conteúdos tanto na forma da realização de movimentos e exercício físico como na forma de fichas de trabalho.
Modelo de avaliação:
* As aulas serão teóricas terão grande foco na aplicação prática dos conteúdos apresentados.
* As aulas práticas terão grande foco na análise multidimensional do movimento humano e da saúde, à luz das diferentes ciências aplicadas.
* Serão utilizados métodos de ensino interactivo onde será estimulada a participação ativa dos alunos, discussão e esclarecimento dos temas abordados.
* Será feita a análise e resolução de problemas e/ou de casos práticos.
* Correia, P.; Espanha, M. (2010). Aparelho Locomotor. Volume 1. Anatomofisiologia dos sistemas nervoso, osteoarticular e muscular. Edições FMH. Lisboa.
* Correia, P.; Espanha, M. (2012). Aparelho Locomotor. Volume 2. Funções neuromusculares e adaptações à atividade física. Edições FMH. Lisboa.
* Correia, P. (2012). Estudo do movimento. Edições FMH. Lisboa.
* McArdle, W. D., Katch, F. I., & Katch, V. L. (2014). Exercise Physiology: Nutrition, Energy, and Human Performance (8th, International edition ed.). Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
* Kenney, W. L., Wilmore, J. H., & Costill, D. L. (2021). Physiology of Sport and Exercise (8th ed.). Human Kinetics.
Em situação de pandemia podem existir decisões de ajustamento ao formato dos elementos de avaliação, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (ex. apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas à distância em vez de presencialmente).