Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
1. Compreender o conceito de comunicação;
2. Identificar os objetivos da comunicação;
3. Diferenciar a comunicação verbal e não-verbal;
4. Identificar os elementos envolvidos no processo de comunicação;
5. Identificar os diferentes canais de receção de informação;
6. Definir o que é o rapport e conhecer as ferramentas para estabelecer rapport (escuta ativa, questionamento e linguagem corporal);
7. Identificar os diferentes estilos de comunicação;
8. Revelar competências comunicação (verbal e não-verbal), bem como de comunicação escrita, aplicadas a situações de apresentações públicas de trabalhos ou de intervenção profissional.
Conteúdos programáticos
1. Comunicação: conceito de comunicação; características da comunicação; objetivos da comunicação; elementos do processo comunicativo; tipos de comunicação; comunicação verbal e não verbal (cinésica; proxémica; paralinguística; cronémica); canais preferenciais; estilos de comunicação (passivo, agressivo, assertivo); princípios básicos da comunicação face a face; caraterísticas propícias à comunicação; rapport. 2. Comunicação na Intervenção Profissional: comunicação verbal e não verbal em atividades de grupo e individuais; como adequar a comunicação às caraterísticas dos praticantes e das atividades. 3. Comunicação Escrita: habilidades de comunicação escrita; diretrizes para escrever um bom relatório; programas informáticos de referências bibliográficas (EndNote). 4. Técnicas de Apresentação: habilidades de apresentação; como começar uma apresentação e captar a atenção; programas informáticos de apresentação (Powerpoint, prezi); como tornar a apresentação atraente; métodos de ativação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos estão em conformidade com os objetivos estabelecidos, podendo ser cumpridos através das metodologias de ensino estabelecidas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aulas presenciais serão expostos os conteúdos programáticos com auxílio de recursos multimédia, como apresentações em formato Powerpoint e vídeos, e de plataformas interativas que permitem o questionamento com respostas de múltipla escolha, escolha de imagens, jogos, exploração de temáticas, discussão e espaço para perguntas de interesse dos estudantes. Os métodos de ensino que serão utilizados estimulam o pensamento critico devido ao incentivo de respostas em autonomia e o feedback é imediato. Determinados elementos de avaliação são desenvolvidos em contexto de aula com orientação, enquanto outros elementos são realizados em grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes com a respetiva apresentação pública do mesmo. Serão aplicadas fichas para aferição dos conhecimentos adquiridos.
Avaliação
Avaliação Contínua: Trabalho escrito (25%; mínimo 10 valores); Apresentação do trabalho (25%; mínimo 10 valores); Defesa individual (25%; mínimo 10 valores); Teste teórico (25%; mínimo 10 valores). Os alunos que cumpram todos os elementos da avaliação contínua estão dispensados do exame final, todos os outros casos devem prestar provas em exame final.
Os estudantes em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas. Estes estudantes podem não cumprir o regime de presenças, sendo que devem efetuar todas as provas de avaliação marcadas para os restantes alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino assim como os elementos de avaliação focam-se no desenvolvimento de competências de comunicação escrita, verbal e não-verbal em contexto simulado de intervenção profissional. Numa primeira fase, os temas são abordados através de exposição teórica, onde são apresentados os diferentes estudos no âmbito dos temas abordados. Nas aulas práticas os alunos desenvolvem as suas competências profissionais de comunicação, apresentação e intervenção, de acordo com diferentes contextos de intervenção definidos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alves, S. (2013). Comunicação Não-verbal de Instrutores de Atividades de Grupo de Fitness. Estudo da comunicação cinésica e proxémica de instrutores com diferentes níveis de experiência profissional e em diferentes atividades de grupo. Tese de doutoramento não publicada. UTAD. Vila Real.
Knapp, M. L., & Hall, J. A. (2007). Nonverbal Communication in Human Interaction. Wadsworth:Thomas Learning.
Duarte, N. (2008) slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations.
Emden, J. & Becker, L. (2010). Presentation Skills for Students. Hampshire: Palgrave Macmillan.
McKay, M.; Davis, M. & Fanning, F. (2009). Messages: The Communication Skills Book. Oakland: New Harbinger Publication.
Pears, R. & Shields, G. (2010). Cite Them Right: The Essential Referencing Guide. Hampshire: Palgrave Macmillan.
Thompson, N. (2011). Effective communication A Guide for the People Professions.