Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aplicado ao contexto da atividade física e estilos de vida ativos: A. Distinguir programa, plano e projeto; B. Conhecer as etapas de um projeto; C. Identificar o ciclo de vida básico de um projeto; D. Reconhecer os elementos do processo de planeamento; E. Preparar os parâmetros para a definição do projeto; F. Identificar e aplicar os parâmetros para elaborar o plano de projeto; G. Definir atividades e tarefas, atribuir responsabilidades e prazos aos membros da equipa de projeto; H. Elaborar o orçamento de um projeto; I. Elaborar gráficos de Gantt; J. Apoiar a equipa de projeto na execução das atividades de implementação de um projeto; K. Elaborar um relatório de um projeto.
Conteúdos programáticos
A. Noções gerais: Distinção entre programa, plano e projeto; Ciclo de vida de um projeto; Etapas de um projeto; Processo de planeamento; B. Definição do projeto: Etapas; Entrevista inicial; Redação do projeto; Submissão a aprovação final; Aprovação; C. Principais parâmetros do projeto; Levantamento das necessidades e análise; dos stakeholders; D. Plano do projeto: Principais parâmetros; Objetivos e procedimentos de avaliação; Descrição do produto final; Descrição das atividades e tarefas a realizar; Recursos necessários; Definição de responsabilidades; Programação das atividades e tarefas; Orçamento; Utilização base da aplicação OpenProject; E. Implementação da execução do projeto: As cinco atividades principais: liderar / conduzir; monitorizar e controlar; gerir as alterações; medir os progressos; comunicar os progressos. A comunicação do projeto; F. Avaliação do projeto: Relatório final e elementos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Análise de evidências científicas e técnicas de preparação de projetos permitem atingir os objetivos A, B, C e D; Aplicação prática pela aplicação informática e trabalho em contexto real permite atingir os objetivos E, F, G, H e I; Condução da equipa de projeto em contexto real permite atingir o objetivo J.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
No contexto de AFEVS:
Exposição dos conteúdos com debate.
Leitura, análise e discussão de artigos,
relatórios, manuais, livros e páginas de internet.
Experimentação prática dos conteúdos de natureza
aplicada em grupo.
Análise e discussão de situações relevantes em
contexto real ou simulado.
Escrita reflexiva centrada nas experiências dos
alunos, através da redação e produção de trabalhos.
Elaboração e defesa de um projeto para a área AFEVS.
Avaliação
O aluno será aprovado quando obtiver uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação abaixo indicados e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua:
A - Definição de um projeto e apresentação oral, individual x 40%
B - Fichas de atividade x 30%
C - Prova escrita individual x 30%.
Exame final
A - Definição de um projeto e prova oral x 50%
B - Prova escrita x 50%.
Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pesquisa na literatura de referência e apresentações pelos estudantes sobre conteúdos base; permite atingir os objetivos A, B, C, D e K;Utilização do website: www.pmi.org e utilização para planeamento do projeto da aplicação OpenPoject permite atingir os objetivos E, F, G, H e I;Realização de entrevistas ao project cliente permite e realização de exercício em grupo para stakeholders analisys permite atingir o objetivo E;Condução da equipa de projeto nas aulas práticas em contexto real permite atingir o objetivo J.Elaboração, justificação e defesa de um projeto definido para a área PAL permite atingir os objetivos E, F, H e I.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Fortune, J., & White, D. (2006) Framing of project critical success factors by a systems model. International Journal of Project Management, 24, 53-65. Gillett, A. G., & Tennent, K. D. (2020). Sport and project management: a window into the development of temporary organizations. In Handbook of Research on Management and Organizational History. Edward Elgar Publishing. https://doi.org/10.4337/9781788118491.00016 Haniff, A., & Salama, M. (2016). Project Management. Oxford: Goodfellow Publishers. Piekarz, M. (2020). Sport Operations Management and Development: An Applied Approach. Routledge. yaw Koi-Akrofi, G., Koi-Akrofi, J., & Matey, H. A. (2019). Understanding the characteristics, benefits and challenges of agile it project management: A literature based perspective. International Journal of Software Engineering & Applications (IJSEA), 10(5), 25-44. https://doi.org/10.5121/ijsea.2019.10502