Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Nesta unidade curricular, o estudante deve atingir os seguintes objetivos:
1.Conhecimentos
conhecer e diferenciar as diferentes atividades desportivas, rítmicas e expressivas;
conhecer os seus principais elementos técnicos/movimentos das atividades propostas;
conhecer as diferentes metodologias e composições coreográficas associadas às diferentes atividades rítmicas e expressivas;
conhecer a dimensão tática dos desportos coletivos apresentados;
conhecer os principais regulamentos e regras de enquadramento dos desportos propostos;
2.Competências
Executar os elementos técnicos das atividades propostas
Aplicar uma organização coletiva e tática nos desportos coletivos propostos
Explorar as diferentes metodologias e composições coreográficas associadas às diferentes atividades rítmicas e expressivas;
3.Atitudes
Evidenciar atitude técnica e científica, no desenvolvimento dos seus trabalhos;
Intervir ativamente nas atividades das aulas, na aprendizagem e treino.
Conteúdos programáticos
Estes temas serão abordados, debatidos e explorados em sessões teórico-práticas e práticas específicas:
Atividades rítmicas - Expressão Corporal; Exploração do movimento e habilidades motoras; Música e estruturas rítmicas; Construção coreográfica e Metodologias de transmissão;
Voleibol - Elementos técnicos; Tática coletiva; Regras de jogo;
Futsal - Elementos técnicos; Tática coletiva; Regras de jogo;
Basquetebol - Elementos técnicos; Tática coletiva; Regras de jogo;
Ginástica - Elementos técnicos; Progressões de aprendizagem.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para conhecer as atividades desportivas e rítmicas é necessário promover o estudo e a discussão sobre os conteúdos programáticos.
Esta unidade curricular tem uma dominância aplicada, isto é, didática, promovendo o desenvolvimento das competências motoras dos alunos associada à componente de experiência de aprendizagem e treino dos elementos técnicos, táticos, expressivos e coreográficos. Promovemos também o desenvolvimento da competência reflexiva sobre os conteúdos referidos.
Consideramos que os alunos devem evidenciar uma atitude crítica e científica nas intervenções e nos trabalhos realizados. Promovemos também uma atitude de entrega e empenhamento na realização das atividades.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os estudantes são envolvidos e sensibilizados do ponto de vista teórico-prático nas aulas sobre os conteúdos programáticos.
Intervenção técnica e pedagógica por parte dos estudantes em pequenas tarefas e exercícios.
Alguns dos conteúdos são desenvolvidos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes.
Avaliação
A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através das seguintes componentes:
- Prática: é relativa à intervenção prática nas aulas (execução dos elementos técnicos e discussão dos temas e exercícios);
- Teórica: 6 planos de sessão, que refletem o processo de formação a que vão estando sujeitos.
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
Nota Final = Prática-Intervenção (50%) + 6 Planos de Sessão (50%).
A Avaliação Final corresponde ao exame final, com uma prova escrita e uma prova oral.
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: Nota Final = Exame Prático (50%) + Exame Teórico (50%).
Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para conhecer os conteúdos programáticos, são utilizadas metodologias de informação e discussão, de trabalho de grupo na aula, pesquisa informação, fichas de trabalho e vídeos.
Para desenvolver as competências de prática motora, são utilizadas metodologias de aprendizagem e treino durante os exercícios, de trabalho de grupo no pavilhão/ginásio, fichas de trabalho e vídeos, bem como, de trabalho individual em autonomia de pesquisa.
Para desenvolver uma atitude científica e uma intervenção ativa no processo de aprendizagem, são utilizadas metodologias de valorização e reforço positivo do empenhamento, de discussão e reflexão sobre os temas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Adelino, J. (2003). As coisas simples do Basquetebol. Lisboa. ANTB.
Costa. A. (2005). Voleibol. Sistemas e Táticas. Editora Sprint.
Kassing, G., & Jay, D. (2003). Dance Teaching Methods and Curriculum Design. Champaign, IL: Human Kinetics.McGreevy-Nichols, S.;
Martin, J. & Santandreu, C. (2009). Voleibol Táctico. Badalona. Editorial Paidotribo.
Miyake, S. & Fonseca, E. (2000). Play gym : ginástica de aparelhos para clubes, escolas e autarquias. Lisboa. Centro de Estudos e Formação Desportiva.
Ribeiro, M. (2002). Andebol de 5...é a valer!. Lisboa: Federação de Andebol de Portugal.
Scheff, H. & Sprague, M. (2005). Building Dances: A Guide to Putting Movements Together. Champaign, IL: Human Kinetics.
Schrader, C. A. (2005). A Sense of Dance: Exploring your Movement Potential. Champaign, IL: Human Kinetics.
Shapiro, S. (1998). Dance, Power and Difference. Champaign, IL: Human Kinetics.
Voser, R. & Giusti, J. (2002). O futsal e a escola : uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre. Artmed.