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Atividades Desportivas

Código: AFEVS1015    Sigla: AD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 25 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 2 30 56

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Gonçalo Filipe Silva Carvalho - ESD   1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Susana Mendes Alves   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Mendes Alves Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta unidade curricular, o estudante deve atingir os seguintes objetivos:
1. Conhecimentos 
  • conhecer e diferenciar as diferentes atividades desportivas, rítmicas e expressivas;
  • conhecer os seus principais elementos técnicos/movimentos das atividades propostas; 
  • conhecer as diferentes metodologias e composições coreográficas associadas às diferentes atividades rítmicas e expressivas; 
  • conhecer a dimensão tática dos desportos coletivos apresentados; 
  • conhecer os principais regulamentos e regras de enquadramento dos desportos propostos;
2. Competências 
  • Executar os elementos técnicos das atividades propostas
  • Aplicar uma organização coletiva e tática nos desportos coletivos propostos
  • Explorar as diferentes metodologias e composições coreográficas associadas às diferentes atividades rítmicas e expressivas;
3. Atitudes
  • Evidenciar atitude técnica e científica, no desenvolvimento dos seus trabalhos;
  • Intervir ativamente nas atividades das aulas, na aprendizagem e treino.

Conteúdos programáticos

Estes temas serão abordados, debatidos e explorados em sessões teórico-práticas e práticas específicas: 

  • Atividades rítmicas - Expressão Corporal; Exploração do movimento e habilidades motoras; Música e estruturas rítmicas; Construção coreográfica e Metodologias de transmissão;
  • Voleibol - Elementos técnicos; Tática coletiva; Regras de jogo;
  • Futsal - Elementos técnicos; Tática coletiva; Regras de jogo;
  • Basquetebol - Elementos técnicos; Tática coletiva; Regras de jogo;
  • Ginástica - Elementos técnicos; Progressões de aprendizagem.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para conhecer as atividades desportivas e rítmicas é necessário promover o estudo e a discussão sobre os conteúdos programáticos. 
Esta unidade curricular tem uma dominância aplicada, isto é, didática, promovendo o desenvolvimento das competências motoras dos alunos associada à componente de experiência de aprendizagem e treino dos elementos técnicos, táticos, expressivos e coreográficos. Promovemos também o desenvolvimento da competência reflexiva sobre os conteúdos referidos. 
Consideramos que os alunos devem evidenciar uma atitude crítica e científica nas intervenções e nos trabalhos realizados. Promovemos também uma atitude de entrega e empenhamento na realização das atividades.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os estudantes são envolvidos e sensibilizados do ponto de vista teórico-prático nas aulas sobre os conteúdos programáticos.
Intervenção técnica e pedagógica por parte dos estudantes em pequenas tarefas e exercícios.
Alguns dos conteúdos são desenvolvidos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes.



Avaliação

  • A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através das seguintes componentes:
- Prática: é relativa à intervenção prática nas aulas (execução dos elementos técnicos e discussão dos temas e exercícios);
- Teórica: 6 planos de sessão, que refletem o processo de formação a que vão estando sujeitos.
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
Nota Final = Prática-Intervenção (50%) + 6 Planos de Sessão (50%). 
  • A Avaliação Final corresponde ao exame final, com uma prova escrita e uma prova oral.
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
Nota Final = Exame Prático (50%) + Exame Teórico (50%).

Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para conhecer os conteúdos programáticos, são utilizadas metodologias de informação e discussão, de trabalho de grupo na aula, pesquisa informação, fichas de trabalho e vídeos.
Para desenvolver as competências de prática motora, são utilizadas metodologias de aprendizagem e treino durante os exercícios, de trabalho de grupo no pavilhão/ginásio, fichas de trabalho e vídeos, bem como, de trabalho individual em autonomia de pesquisa.
Para desenvolver uma atitude científica e uma intervenção ativa no processo de aprendizagem, são utilizadas metodologias de valorização e reforço positivo do empenhamento, de discussão e reflexão sobre os temas. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Adelino, J. (2003). As coisas simples do Basquetebol. Lisboa. ANTB.
Costa. A. (2005). Voleibol. Sistemas e Táticas. Editora Sprint.
Kassing, G., & Jay, D. (2003). Dance Teaching Methods and Curriculum Design. Champaign, IL: Human Kinetics.McGreevy-Nichols, S.;
Martin, J. & Santandreu, C. (2009). Voleibol Táctico. Badalona. Editorial Paidotribo.
Miyake, S. & Fonseca, E. (2000). Play gym : ginástica de aparelhos para clubes, escolas e autarquias. Lisboa. Centro de Estudos e Formação Desportiva.
Ribeiro, M. (2002). Andebol de 5...é a valer!. Lisboa: Federação de Andebol de Portugal.
Scheff, H. & Sprague, M. (2005). Building Dances: A Guide to Putting Movements Together. Champaign, IL: Human Kinetics.
Schrader, C. A. (2005). A Sense of Dance: Exploring your Movement Potential. Champaign, IL: Human Kinetics.
Shapiro, S. (1998). Dance, Power and Difference. Champaign, IL: Human Kinetics.
Voser, R. & Giusti, J. (2002). O futsal e a escola : uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre. Artmed.