Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1) Conhecer e caracterizar atividades de grupo, incluindo Aeróbica, Step e Localizada; 2) Conhecer e aplicar as habilidades motoras específicas de Aeróbica e Step; 3) Conhecer e aplicar os exercícios específicos de localizada 4) Conhecer e aplicar a música e as ordens de comando na Aeróbica, Step e Localizada; 5) Conhecer e aplicar a metodologia da Aeróbica, Step e Localizada; 6) Conhecer e aplicar o alongamento e flexibilidade na Aeróbica, Step e Localizada; 7) Saber intervir em termos pedagógicos, de forma adequada, em Aeróbica, Step e Localizada
Conteúdos programáticos
A)Caracterização da Aeróbica, Step e Localizada; B) Aeróbica e Step e habilidades motoras específicas; C) Exercícios específicos de Localizada; D) Música e ordens de comando em Aeróbica, Step e Localizada; E) Metodologia de Aeróbica, Step e Localizada;
F) Alongamento e flexibilidade na Aeróbica, Step e Localizada G) Intervenção pedagógica.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Objetivo 1 Conteúdo do ponto A; Objetivo 2 Conteúdo do ponto B; Objetivo 3 Conteúdo do ponto C; Objetivo 4 Conteúdo do ponto D; Objetivo 5 Conteúdo do ponto E; Objetivo 6 Conteúdo do ponto F; Objetivo 7 Conteúdo do ponto G
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
I) Exposição de conteúdos; II) Questionamento; III) Realização de aulas práticas; IV) Realização de exercícios práticos e de treino de prática pedagógica; V) Autoanálise sobre prática pedagógica; VI) Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula; VII) Ensino por Descoberta Guiada; VIII) Avaliações
Tarefas de consolidação dos assuntos abordados.
Avaliação Contínua: Teste (30%; min. 10v) Prática (50%; min. 10v) Exercícios nas aulas (20%; min. 10v).
Exame (Época Normal ou Recurso): Teste (30%; min. 10v) Oral (20%; min. 10v) Prático (50%; min. 10v)
Frequência: Não existe um número mínimo de frequências para poder realizar a avaliação contínua ou exame final. Os alunos em situações especiais devem cumprir os mesmos elementos de avaliação podendo as datas de realização dos mesmos ser ajustadas.
Avaliação
Avaliação Contínua: Teste (30%; min. 10v) Prática (50%; min. 10v) Exercícios nas aulas (20%; min. 10v). Exame (Época Normal ou Recurso): Teste (30%; min. 10v) Oral (20%; min. 10v) Prático (50%; min. 10v) Frequência: Não existe um número mínimo de frequências para poder realizar a avaliação contínua ou exame final. Os alunos em situações especiais devem cumprir os mesmos elementos de avaliação podendo as datas de realização dos mesmos ser ajustadas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Método de ensino I ¿ Objetivos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.Método de ensino II ¿ Objetivos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.Método de ensino III ¿ Objetivos 2, 3, 4, 5, 6 e 7.Método de ensino IV ¿ Objetivos 2, 3, 4, 5, 6 e 7.Método de ensino V ¿ Objetivos 2, 3, 4, 5, 6 e 7.Método de ensino VI ¿ Objetivos 2, 3, 4, 5, 6 e 7.Método de ensino VII ¿ Objetivos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Método de ensino VIII ¿ Objetivos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Aaberg, E. (1999). Resistance Training Instruction. Champaign: Human Kinetics.
Alter, M. (2004). Science of Flexibility. Champaign: Human Kinetics.
American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
American Council on Exercise. (2016). Group Fitness Instructor Manual (3rd Ed.). San Diego, CA. Bonelli, S. (2000). Step Training. ACE Group Fitness Specialty Book. San Diego, CA.
Franco, S. & Santos, R. (1999). A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições ESDRM. Weinberg, R. S. & Gould, D. (2011). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Champaign, IL: Human Kinetics.
Jimenez, A. & Santos-Rocha, R. (Eds.; 2015). EuropeActive¿s Essentials for Fitness Instructors. Champaign, IL: Human Kinetics.
Marques, G., Carraça, E.V. (2020) Efeitos psicológicos da música em praticantes de exercício: Uma revisão sistemática. Cuadernos de Psicologia del Deporte, 20(2), 152-173.
Observações
Em contexto pandémico as aulas podem ser lecionadas em formato online.