Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular fornece conhecimentos básicos sobre equipamentos, técnicas específicas, benefícios para a saúde, planeamento de sessões, segurança e responsabilidades em atividades em contacto com a natureza.
Pretende também ensinar sobre: conduzir, liderar, e motivar diferentes populações alvo para a prática de diferentes atividades em contexto natural.
Conteúdos programáticos
.Conhecer e analisar as atividades físicas e conhecer os benefícios físicos que dela podem advir;
.Desenvolver o conhecimentos sobre como planear uma sessão, utilizar o equipamento e os materiais adequados, conhecer os constrangimentos do contexto no qual as atividades se desenvolvem, dominar estratégias que garantam a segurança e bem-estar dos participantes e dos instrutores;
.Liderar/conduzir uma atividade prestando um bom serviço aos clientes;
.Saber avaliar o contexto individual para a prática da atividade física por forma a fomentar um estilo de vida ativo através da inclusão destas atividades no dia-a-dia;
.Saber adaptar as atividades a diferentes populações-alvo;
Serão desenvolvidas atividades de outdoor a definir em cada início do ano letivo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando os objetivos da unidade curricular, foram definidos os conteúdos essenciais da UC que se baseiam na análise das potencialidades e recursos associados às atividades para o cumprimento destes mesmo objetivos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam na análise e discussão do conhecimento científico disponível para posterior aplicação dos mesmos em situações reais de prática, visando alcançar os objetivos da unidade curricular.
Avaliação
Dada a natureza prática desta unidade curricular, os estudantes deverão participar em, pelo menos, dois terços das horas de contacto.
Quer em avaliação contínua, quer em avaliação final, os estudantes deverão cumprir o seguinte: a) avaliação de conteúdo teórico (individual, 25%, relativo a cada uma das atividades); b) avaliação de conteúdo prático (individual, 25%, realização prática das atividades em aula ¿ avaliação técnica obrigatória em todas as modalidades); c) avaliação de conteúdo teórico/prático ¿ liderar/conduzir uma sessão (individual ou em grupos, 50%, inclui o planeamento e implementação de uma atividade).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam na análise e discussão do conhecimento científico disponível para posterior aplicação dos mesmos em situações reais de prática, visando alcançar os objetivos da unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSM (2021). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11 ed). Wolters Kluwer. Bompa, T., & Buzzichelli, C. (2019). Periodization: Theory and Methodology of Training (6th ed). Human Kinetics. Gilbertson, K., Ewert, A., Siklander, P., & Bates, T. (2022). Outdoor Education: Methods and Strategies (2 ed). Human Kinetics. Lahart Ian et al. The Effects of Green Exercise on Physical and Mental Wellbeing: Systematic Review Int J Environ Res Public Health. 2019 Apr; 16(8): 1352 Lawrence, M. (2014). The Complete Guide to Outdoor Workouts (1st ed). Bloomsbury Sport. Schurman, C. & churman, D. (2009). The Outdoor Athlete. Champaign, IL: Human Kinetics. Marini, S., Mauro, M., Grigoletto, A., Toselli, S., & Maietta Latessa, P. (2022). The Effect of Physical Activity Interventions Carried Out in Outdoor Natural Blue and Green Spaces on Health Outcomes: A Systematic Review. Int. J. Environ. Res. Public Health, 19(19), 12482.
Observações
Estudantes em situação especial serão enquadrados de acordo com regulamento de avaliação em vigor.