Código: | AFEVS3010 | Sigla: | MA | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
AFEVS | 22 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 2º | 6 | 45 | 168 |
Ensino Teórico: | 21,00 |
Teórico-Práticas: | 21,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1. Conhecer os conceitos de aconselhamento, modelos teóricos, objetivos e settings de aplicação;
2. Conhecer as técnicas e processos característicos das entrevistas de aconselhamento, com enfoque na entrevista motivacional;
3. Saber construir uma visão colaborativa e dinâmica do processo de aconselhamento;
4. Compreender o aconselhamento como uma relação e como um processo de mudança;
5. Promover o desenvolvimento de um posicionamento pessoal de reflexão, avaliação e intervenção baseados no conhecimento das competências e limitações, pessoais e técnicas;
6. Promover o desenvolvimento de posturas eticamente informadas;
7. Desenvolver competências pessoais e técnicas para o estabelecimento de uma relação empática com os seus clientes;
8. Conhecer e aplicar estratégias de mudança cognitiva, discursiva, comportamental e emocional.
Parte A - Enquadramento teórico do Aconselhamento:
1. Enquadramento conceptual do aconselhamento;
2. O Aconselhamento na perspetiva sistémica/ecossistémica;
3. O técnico de aconselhamento: competências e postura;
4. Aplicações práticas; Parte B - Metodologias do Aconselhamento:
5. Processos de Avaliação;
6. A Entrevista no aconselhamento;
6.1. Questões éticas da entrevista;
6.2. Objetivos e estádios da entrevista: da avaliação à intervenção;
6.3. Tipos de entrevista: contexto, intervenientes, modalidades;
6.4. A entrevista motivacional: objetivos, estádios, técnicas e competências;
7. Técnicas/estratégias de promoção da mudança;
8. Aplicações práticas.
Parte A - Enquadramento teórico do Aconselhamento - encontra-se em articulação com os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5 da UC. Parte B - Metodologias do Aconselhamento - encontra-se em articulação com os objetivos 6, 7 e 8 da UC.
As aulas teóricas são mais expositivas (apresentação e discussão dos temas), mas nas aulas teórico-práticas procura-se fazer a assimilação, transferência e aplicação do conhecimento teórico, através de estratégias mais dinâmicas (pesquisas, estudo e análise de textos, visionamento e respetiva análise de material audiovisual, análise de casos e exercícios de role-playing)..
Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial.
Avaliação contínua: trabalho de grupo (n=2) (50%), incluindo apresentação; teste escrito (30%); tarefas autónomas (20%); inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará.
Alunos que não optarem pela avaliação época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará uma prova escrita (40%), oral (30%) e um trabalho individual (30%). Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10 nos três; Classificação final: a média ponderada dos 3 elementos.
Os alunos em situação especial serão avaliados com os mesmos métodos.
A componente mais teórica encontra-se articulada com os objetivos 1, 2, 3, 4 e 5, e a componente mais prática encontra-se articulada com os objetivos 6, 7 e 8.