Código: | AFEVS3011 | Sigla: | AIMC | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
AFEVS | 18 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 2º | 6 | 45 | 168 |
Ensino Teórico: | 19,50 |
Teórico-Práticas: | 19,50 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes: 1) conhecer, analisar e discutir modelos e teorias da psicologia, que suportem a intervenção sobre a mudança comportamental no contexto da atividade física e desportiva e da saúde; 2) planear e aplicar propostas de intervenção para a mudança comportamental no contexto da atividade física e desportiva e da saúde, com base nos modelos e teorias da psicologia; 3) conhecer e analisar instrumentos de avaliação e ferramentas técnicas que suportem a intervenção no para a mudança comportamental no contexto da atividade física e desportiva e da saúde
1) Análise das implicações práticas para a avaliação e intervenção com base nos modelos teóricos aplicados ao contexto da atividade física/desportiva e saúde:Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1985); Teoria da Autodeterminação (Deci & Ryan, 1985); Teoria dos Objetivos Realização (Nicholls, 1984); Teoria Sócio-Cognitiva (Bandura, 1977); Modelo de Crença Saúde (Becker & Maiman, 1975); Modelo Transteórico (Prochaska & Diclemente, 1983); Modelo de Prevenção da Recaída (Marlatt & Gordon, 1985); Modelo Hierárquico Motivação (Vallerand, 2001); 2) Reflexão, planeamento e desenvolvimento do processo de avaliação e intervenção para a mudança comportamental: Níveis Intervenção (individual, grupal, organizacional, comunitário); Métodos/Estratégias Intervenção (identificaçao motivos, barreiras e determinantes do comportamento; formulação objetivos; reforço tomada decisão; definição rotinas; aplicação desencadeadores ação; etc); Contextos de Intervenção (Atividade Física/Desportiva e Saúde).
Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: O ponto 1 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1º objetivo definido e o ponto 2 aos 2º e 3º objetivos.
Aulas teóricas expositivas; aulas teórico-práticas interativas; Aulas com tarefas com aplicabilidade ao contexto de intervenção realizadas pelos estudantes em autonomia ou de forma supervisionada.
Para a avaliação contínua e exame, na época normal, deve cumprir 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: 6 Fichas de Trabalho realizadas e apresentadas na aula (individualmente ou em grupo) (10% cada); 1 Tarefa de aplicabilidade prática (individual ou em grupo), realizada em autonomia e apresentada na aula (40%), e iniciar-se-á com a realização do 1º momento. Classificação final: média ponderada dos 7 elementos; Dispensa de exame final: A - Classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; B - Classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Os alunos que não optarem pela avaliação contínua ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. O exame final (presencial) contemplará uma prova escrita (50%) e oral (50%), onde cada item deverá ter uma classificação igual/superior a 10; A classificação final será a média ponderada destes 2 elementos.
Tomando em consideração a tipologia das aulas a lecionar, podemos dizer que as metodologias das aulas mais teóricas irão servir para a alcançar o objetivo 1 e as metodologia das aulas mais práticas irão servir para alcançar os objetivos 2 e 3 desta unidade curricular.