Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se fornecer instrumentos para a intervenção profissional dos estudantes tendo em conta o contexto e objetivos de atuação e as diferentes características da população com quem poderá trabalhar. Esta unidade curricular pretende:
1. Fornecer conhecimentos sobre orientações e instrumentos que permitam avaliar, prescrever e orientar os clientes para um estilo de vida mais saudável, e educar sobre de que forma a atividade física pode potenciar um estilo de vida ativo e saudável - avaliar, intervir e monitorizar;
2. Aprofundar o conhecimento técnico relacionado com o ensino, condução e orientação de sessões de atividade física no contexto de aulas de grupo e a prescrição de atividade física diária
Conteúdos programáticos
Os conteúdos a abordar nesta unidade curricular são:
1. Atividade física e estilo de vida
a. Definição e conceito de estilo de vida ativo/saudável
b. Recomendações para as diferentes componentes do estilo de vida, instrumentos de avaliação e controlo e estratégias para a adoção de um estilo de vida ativo
c. Orientações para um estilo de vida saudável ¿ Avaliação inicial e do contexto, prescrição e definição de estratégias ajustadas a cada cliente.
2. O ensino das atividades em contextos diferenciados
a. Principais métodos usados no ensino de atividades de grupo;
b. Principais métodos e técnicas usados no treino cardiovascular;
c. Principais métodos e técnicas usados no treino da força.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando os objetivos da unidade curricular, foram definidos os conteúdos essenciais da UC que se baseiam na análise das potencialidades e recursos associados às atividades para o cumprimento destes mesmo objetivos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Foram definidas metodologias de ensino que conciliam o desenvolvimento de competências expositivas, e práticas simulatórias.
Avaliação
Avaliação contínua: Média ponderada de trabalhos realizados em aula (25%), avaliação prática (50%) e avaliação teórica (25%).
Avaliação em exame final: Média ponderada da Avaliação prática (50%; avaliação mínima: 10 valores), da Avaliação escrita (25%; avaliação mínima: 10 valores) e da Avaliação Oral (25%; avaliação mínima: 10 valores).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam na replicação de intervenções no âmbito da promoção de estilos de vida saudáveis, que encontra correspondência nos objetivos definidos para a unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSM. ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11ed. LWW, 2021
Bento, T.; Mota, M.P.; Vitorino, A.; Monteiro, D.; Cid, L.; Couto, N. Age and Sex Differences in Physical Activity of Portuguese Adults and Older Adults. Healthcare. 2023, 11, 3019. https://doi.org/10.3390/healthcare11233019
Bento, T.; Romero, F.; Leitão, J. C. & Mota, M. P. (2012). Portuguese adults¿ physical activity during different periods of the year. Eur. J. Sport Sci., Volume 14, 2014 - Issue sup1, pp. S352-S360. DOI:10.1080/17461391.2012.704081
Gavin J. Lifestyle Fitness Coaching: Guiding Client Development Through Active Living. Human Kinetics, 2005
Nusselder WJ, Franco OH, Peeters A, Mackenbach JP. Living healthier for longer: comparative effects of three heart-healthy behaviors on life expectancy with and without cardiovascular disease. BMC Public Health. 2009; 9:487.
O'Doherty MG, Cairns K, O'Neill V, et al. Effect of major lifestyle risk factors. Eur J Epidemiol. 2016 May;31(5):455-68
Observações
Os alunos em situação especial serão enquadrados de acordo com o RACC em vigor.