Código: | AFEVS3013 | Sigla: | PMC | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
AFEVS | 23 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 2º | 8 | 67,5 | 224 |
Teórico-Práticas: | 67,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Estágio: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Pretende-se que o estudante seja integrado e acompanhado num processo de implementação de programas de mudança comportamental, através dos quais possa: 1) selecionar um grupo alvo e desenvolver um programa/ação de aconselhamento para a mudança comportamental, no sentido de orientar a realização de escolhas mais saudáveis; 2) selecionar um indivíduo, desenvolver e implementar um programa (individualizado) de mudança comportamental, avaliando as necessidades, identificando objetivos, selecionando as estratégias adequadas e acompanhando todo o processo, de modo a monitorizar o seu impacto; 3) Com base na experiência adquirida, refletir sobre a atuação profissional na área da promoção de estilos de vida.
Os objetivos definidos serão operacionalizados nos seguintes conteúdos: 1. Fases de intervenção para a mudança comportamental - Modelo de Michie, Atkins e West (2014); 2. Relações empíricas entre os principais contrutos subjacentes à mudança comportamental; 3. Planeamento, desenvolvimento e implementação das intervenções com base nos principais modelos de suporte à intervenção e nas ferramentas aprendidas principalmente nas UCs de «Avaliação e Intervenção para a Mudança Comportamental» e «Métodos Aconselhamento»; 4. Intervenção e monitorização do seu impacto em contexto real num sujeito e/ou grupo alvo; 5. Oportunidades e direções profissionais na promoção de estilos de vida (reflexão sobre a experiência enquanto profissional de promoção de estilos de vida e oportunidades de crescimento profissional); 6. Os princípios éticos orientadores da atividade profissional no contexto das ciências do desporto e do comportamento.
Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Os pontos 1 a 4 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1.º e 2.º objetivos definidos, o ponto 5 ao 3.º objetivo.
Aulas teórico-prática expositivas/ interativas; as restantes de aplicação prática de avaliação, diagnóstico, planeamento e intervenção, realizadas pelos estudantes em autonomia ou de forma supervisionada.
Para a avaliação contínua e exame, na época normal, deve cumprir 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: Tarefas Preparatórias da Intervenção no Terreno (50%); Tarefa de Intervenção Prática - Avaliação, Diagnóstico, Planeamento e Acompanhamento (pessoa ou grupo de pessoas) realizada em autonomia, com supervisão (30%); Apresentação da Tarefa de Intervenção (20%) e iniciar-se-á com a realização do 1.º momento. Classificação final: média ponderada dos 3 elementos; Dispensa de exame final: A - Classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; B - Classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Os alunos que não optarem pela avaliação contínua ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. O exame final contemplará uma prova escrita de cariz prático (50%) e oral (50%) todos são presenciais, onde deverá ter uma classificação igual/superior a 10; Classificação final: média ponderada dos 2 elementos.
Todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma exploração mais aprofundada no âmbito das aulas teórico-práticas onde serão realizados os exercícios práticos, e as reflexões sobre aulas realizadas em contexto real.