Código: | AFEVS3014 | Sigla: | AFA | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | 20 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 2º | 2 | 30 | 56 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1.Identificar as etapas mais significativas da evolução do atendimento a pessoas com deficiência/dificuldades;
2.Caracterizar as tendências político-sociais-educativas atuais na intervenção junto desta população;
3.Conhecer a atividade física adaptada (AFA) nas diversas vertentes (reabilitação, educação, recreação e competição), respetivos benefícios, assim como barreiras e facilitadores à sua prática;
4.Compreender a AFA e o seu papel na promoção da saúde, prevenção e intervenção junto de pessoas com deficiência/dificuldades;
5.Desenvolver competências ao nível da definição de uma intervenção sistémica;
6.Saber realizar uma avaliação prévia à participação em programas de promoção da AF e aptidão física em pessoas com deficiência/dificuldades;
7.Conhecer a metodologia para a prescrição da AF e aptidão física nesta população;
8.Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica, durante o enquadramento e desenvolvimento das atividades, em função do perfil de funcionalidade.
1. Promoção da saúde e estilos de vida saudáveis:
1.1 Breve análise da evolução histórica das diversas atitudes face à deficiência;
1.2 A população com deficiência/dificuldades motoras, sensoriais e, intelectuais e desenvolvimentais em Portugal;
1.3 Atividade física adaptada (AFA) nas suas diversas vertentes (reabilitação, educação, recreação e competição) e os seus benefícios;
1.4 Tipos de deficiência/dificuldades e necessidades específicas;
1.5 Barreiras e facilitadores à participação regular na AFA;
1.6 A AFA e o seu papel na promoção da saúde, prevenção e intervenção;
2. Avaliação prévia à participação em programas de promoção da AFA e aptidão física em pessoas com deficiência/dificuldades;
3. Prescrição da AF e aptidão física para pessoas com deficiência/dificuldades;
4. Estratégias técnicas e pedagógicas de intervenção em função do tipo de deficiência/dificuldades e perfil de funcionalidade;
5. Conceptualização do desporto de competição na população com deficiência/dificuldades.
Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Os pontos 1 a 5 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1.º ao 8.º objetivos definidos.
A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em sala-de-aula, pavilhão e espaço exterior, asseguram o cumprimento dos objetivos e consubstanciam a aquisição das competências, aptidões e atitudes descritas.
Aulas teórico-práticas expositivas e interativas (pesquisas, estudo e análise de textos, visionamento e respetiva análise de material audiovisual e análise de casos).
Nas aulas de ensino prático e laboratorial dedicadas a exercícios de role-playing.
Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial.
Avaliação contínua: trabalho de grupo (n=3) (25%), apresentação do trabalho (15%) e teste escrito (60%); inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará.
Alunos que não optarem pela avaliação em época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará uma prova escrita (50%) e oral (50%). Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10 nas duas; A classificação final será a média destes 2 elementos.
Os alunos em situação especial serão avaliados com os mesmos métodos.
A utilização de métodos de ensino expositivos e, simultaneamente, mais interativos, participativos e diversificados (ex. recurso a material audiovisual - fotografias e vídeos; situações de role-playing) pretende garantir o interesse e desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas no âmbito da promoção da atividade física e estilos de vida saudáveis, junto desta população específica.
-ACSM (2021). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11 ed). Wolters Kluwer;
-APCAS (2017). Desporto com sentido. Manual de desporto adaptado (2 ed). APCAS;
-DGS (2023). Manual de Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência - PNPAF. Direção-Geral da Saúde.
-Emes, C. & Velde, B. (2005). Practicum in adapted physical activity. H. Kinetics;
-Marques, U., Castro, J., & Silva., M. (2001). Atividade Física Adaptada: uma visão crítica. Rev. Portuguesa de Ciências do Desporto, 1(1), 73-79;
-Thomas, N. & Smith, A. (2009). Disability, Sport and Society. An introduction. Routledge;
-Vitorino, A., et al. (2015). Atividade física adaptada na população com necessidades especiais. Rev. Científica da FPDD, 1(1), 46-50.
-WHO (2020). WHO Guidelines onphysical activity and sedentary behaviour: at a glance. WHO.
-Winnick, J. & Porretta, D.L. (2017) (Ed.). Adapted Physical Education and Sport (6 ed). H. Kinetics.