3. Especificidades de cada uma das capacidades condicionantes
4. As capacidades condicionantes: relação com as diversas atividades física
5. Atividades físicas condicionantes:
5.1.Sessão de treino (Plano de Treino: Objetivos gerais e específicos; Exercícios; Componentes críticas; Velocidade de execução); 5.2.Estrutura da aula; 5.3.Metodologias de ensino de cada atividade; 5.4.Equipamento e materiais; 5.5.Linhas orientadoras de prevenção de lesões; 5.6.Higiene
6. Treino resistência manual
7. Treino sistémico da ajuda
8. Vendas e retenção de clientes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Os pontos 1 a 7 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1.º ao 4.º objetivos definidos, os restantes pontos ao 5.º objetivo.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os estudantes são envolvidos e sensibilizados do ponto de vista teórico-prático nas aulas sobre os conteúdos programáticos.
Intervenção técnica e pedagógica por parte dos estudantes em pequenas tarefas e exercícios.
Alguns dos conteúdos são desenvolvidos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes.
Aos estudantes é disponibilizada a informação na plataforma MOODLE ESDRM, proporcionando o estudo autónomo.
Avaliação
Os processos de avaliação disponíveis são a avaliação contínua e exame final.
Avaliação Contínua: Avaliação Prática (50%; nota mínima:10 valores); Trabalho Escrito (30%; nota mínima:10 valores); Exercícios em Trabalho autónomo (20%; nota mínima:10 valores).
Exame Final: Exame Prático (50%; nota mínima:10 valores); Exame Teórico (40%; nota mínima:10 valores); Prova Oral (10%; nota mínima:10 valores).
Os alunos para acederem à avaliação contínua e ao exame final, na época normal, deve cumprir com pelo menos 80% de presenças nas horas de contato, exceto os alunos em situação especial. Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino expositiva irá permitir aos estudantes a aquisição dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento prático dos mesmos. Nas aulas de práticas laboratoriais far-se-á a ligação à prática dos conceitos teóricos através de metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, todos os 5 objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma apresentação introdutória a que se seguirá a sua exploração mais aprofundada no âmbito das aulas teórico-práticas onde serão realizados os exercícios práticos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer.
Aaberg, E. (2007). Resistance Training Instruction. Champaign: Human Kinetics.
Baechle, T. R., & Earle, R. W. (2000). Essentials of Strength Training and Conditioning: National Strength and Conditioning Association (2 ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
Goldenberg, L. & Twist, P. (2007). Strength Ball Training. Champaign, Il: Human Kinetics.
Gomes, A. C. (2002). Treinamento desportivo: estruturação e periodização. Porto Alegre:Artmed.¿
McAtee, R. E. & Charland, J (2007). Facilitated Stretching. Champaign, Il: Human Kinetics.
Nelson, A. G. & Kokkonen, Jouko (2007). Stretching Anatomy. Champaign, Il: Human Kinetics.
Seibert, R. (Ed.). (2004). Group Strength Training. San Diego, California: ACE.
Stone, M. H.; Stone, M.; Sands, W. A. (2007). Principles and Practice of Resistance Training. Champaign, Il: Human Kinetics.