Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Melhorar competências de comunicação e liderança; B. Desenvolver orientação profissional para o mercado de trabalho; C. Promover o empreendedorismo no âmbito da intervenção na área da atividade física e estilos de vida ativos; D. Analisar, refletir e apresentar propostas fundamentadas sobre as estratégias para a elaboração de políticas e programas de atividade física e estilos de vida ativos;
Conteúdos programáticos
A. Organizar um grupo de pessoas para atingir objetivo comum; B. Usar habilidades de comunicação eficazes; C. Desenvolver a liderança para inspirar as pessoas e criar oportunidades; D. Distinguir entre o desporto e a atividade física nas políticas de saúde e estilos de vida ativos; E. Compreender o contexto social e cultural e os fatores ambientais; F. Programas de desporto e inclusão social; G. Selecionar projetos, gerir o portefólio de programas; H. Identificar atividades para a gestão de risco; I. Programação de atividades e tarefas e atribuição de responsabilidades; J. Orçamentação e estimativa de custos e proveitos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O conhecimento da base científica para a estratégia e política de atividade física (conteúdo D, E, F) dirige os alunos para o objetivo C. O desenvolvimento do empreendedorismo (conteúdo G, H, I, J) permite o acesso aos alunos para objetivo B. Os conteúdos A, B, C proporcionam aos alunos as habilidades de comunicação e relacionamento profissional (objetivo A).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
No contexto de AFEVS:
Exposição dos conteúdos com debate. Leitura, análise e discussão de artigos, relatórios, manuais, livros e páginas de internet. Experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada em grupo. Análise e discussão de situações relevantes em contexto real ou simulado. Escrita reflexiva centrada nas experiências dos alunos, através da redação e produção de trabalhos. Condução de sessões através da metodologia Policy Games (Duke & Geurts, 2004).
Apresentação e defesa de propostas fundamentadas e soluções para ampliar os objetivos de programas AFEVS.
Avaliação
O aluno será aprovado quando obtiver uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação abaixo indicados e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua:
A - Produto profissional de intervenção, em grupo x 40% B - Atividades, apresentações e questionamentos, componente individual x 30% C - Prova escrita X 30% Exame final: A - Produto profissional de intervenção e prova oral x 70% B - Prova escrita 30%
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores.
Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências em vigor.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em pequenos grupos, os alunos trabalham num ambiente simulado no campo da política desportiva e de saúde. Todos os grupos são organizações interessadas. As diretivas vêm do governo central e são incorporados num plano de projeto pelos grupos. Os alunos desenvolvem a compreensão das políticas do desporto e da saúde através da apresentação, defesa e critica de propostas fundamentadas e soluções para ampliar os objetivos de programas AFEVS.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Duke, Richard, & Geurts, Jac. (2004). Policy Games for Strategic Management. Amsterdam: Rozenberg Publishers.
European Commission. (2017). European Union Work Plan for Sport 2017-2020. Retrieved from https://data.consilium.europa.eu/doc/document/ST-9639-2017-INIT/en/pdf Silva, A., Monteiro, D., & Sobreiro, P. (2020). Effects of sports participation and the perceived value of elite sport on subjective well-being. Sport in Society, 23(7), 1202-1216. https://doi.org/10.1080/17430437.2019.1613376 Volf, K., Kelly, L., García Bengoechea, E., Casey, B., Gelius, P., Messing, S., ... & Woods, C. (2022). Evidence of the impact of sport policies on physical activity and sport participation: a systematic mixed studies review. International Journal of Sport Policy and Politics, 1-16. https://doi.org/10.1080/19406940.2022.2127835 WHO. (2018). Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030. www.who.int/lets-be-active/en/