Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A. Compreender o método empreendedor, distinguir entre ação efetual e ação adaptativa e reconhecer a aplicação dos seus princípios e ciclos.
B. Aplicar de forma elementar alguns dos principais métodos para explorar novas ideias de negócio para satisfazer necessidades de mercado e de clientes.
C. Fundamentar uma ideia de negócio, considerandos os meios disponíveis, os princípios da ação efetual e adaptativa, o ciclo da lean startup de aprendizagem validada e o processo de descoberta do cliente.
D. Reconhecer as principais características que compõem o conceito de empreendedorismo, permitindo a construção de protótipos suceptíveis de serem testados com os clientes e parceiros, tendo em consideração os recursos disponíveis.
E. Desenvolver skills de capacidade de comunicação, adaptação, liderança e gestão de equipas para começar de imediato a executar a ideia de negócio.
Conteúdos programáticos
1. Definição do conceito de empreendedorismo e inovação, identificação de metodologias associadas ao fenómeno empreendedor.
2. Método Empreendedor: Ação efetual ¿ ciclo e princípios da ação efetual; Ação adaptativa ¿ ciclo da lean startup, de aprendizagem validada e processo de descoberta do cliente.
3 - Modelo de Negócio: Definição e elementos constituintes do modelo de negócio - Business model canvas. Identificação do mercado-alvo com problema, proposta de valor, e modelo de receita, ciclo do cliente e objetivos da experiência de serviço, elementos da experiência de serviço: canais e processos de relação com o cliente. Avaliação da dimensão potencial do mercado.
4. Apresentação do Plano de Negócio: Preparação de apresentações, narrativa, design e performance, seleção e encadeamento dos argumentos, narrativa/arco dramático, roteiro da apresentação, recursos multimédia e o design da apresentação, recursos verbais e não-verbais e a performance do apresentador.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conteúdo programático 1 e 2 - Objetivo - A.
Conteúdo programático 2 - Objetivo - B.
Conteúdo programático 2 e 3 - Objetivo - C.
Conteúdo programático 2 e 4 - Objetivo - D e E.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
No contexto de AFEVS:
Exposição dos conteúdos com debate. Leitura, análise e discussão de artigos, relatórios, manuais, livros e páginas de internet. Experimentação prática dos conteúdos de natureza aplicada em grupo. Análise e discussão de situações relevantes em contexto real ou simulado. Escrita reflexiva centrada nas experiências dos alunos, através da redação e produção de trabalhos. Elaboração e defesa de um projeto empreendedor de ideia de negócio na área AFEVS.
Avaliação
O aluno será aprovado quando obtiver uma classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação abaixo indicados e uma classificação final não inferior a 10 valores.Avaliação contínua
A - Apresentação do conceito de negócio / pitch, em equipa (10%)
B - Revisão do projeto (40%)
C - Apresentação do plano de negócio, em equipa (20%)
D - Prova escrita (30%)
Exame final
A - Prova escrita (40%)
B - Prova oral: Revisão do projeto (40%) e C - Apresentação do plano de negócio, em equipa (20%)
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores.
Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos relacionados com conhecimento de base (A e B) são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos estudantes e avaliados através da prova escrita e de discussão durante as revisões de projeto. Os objetivos de integração e aplicação (C, D e E) são predominantemente desenvolvidos através dos exercícios e da discussão em sala de aula das tarefas relacionadas com o projeto, e avaliados através das revisões de projeto e das apresentações do plano de negócio.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Blank, S., & Dorf, B. (2012). The Startup Owners Manual. Pescadero: K&S Ranch. Ciletti, D., & Chadwick, S. (2012). Sports Entrepreneurship - Theory and Practice. West Virginia University: Fitness Information Technology. Finch, B. (2010). Como Elaborar um Plano de Negócios. Lisboa: Smartbook. Osterwalder, Alexander, & Pigneur, Yves. (2011). Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Altas Books. Ratten, V. (2018). Sports Innovation Management. NY: Routledge. Read, S., Sarasvathy, S., Dew, N., & Wiltbank, R. (2017). Effectual Entrepreneurship. London: Routledge. Ries, Eric. (2012). Lean Startup. Carcavelos: PrimeBooks. Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação. Lisboa: Escolar Editora. Silva, A. (Ed.). (2022). Empreendedorismo e Inovação no Desporto. Quântica Editora.