Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Objetivos:
1) Identificar e discutir o processo e os desafios na implementação de políticas de saúde, com foco nas áreas da promoção da atividade física e dos estilos de vida saudáveis;
2) Fazer um relato crítico das teorias chave de implementação de políticas;
3) Desenvolver os objetivos do projeto e um plano de execução;
4) Analisar pesquisas sobre estratégias de implementação das políticas.
5) Discriminar entre as perspetivas comuns de implementação de políticas e aplicá-las a
pesquisa relevante e questão em desenvolvimento;
6) Desenvolver um documento de síntese numa perspetiva de pensamento individual desenvolvido sobre vias de literatura selecionada sobre os conceitos de implementação de políticas, teorias e modelos;
7) Usar o conhecimento teórico e metodológico e raciocino para argumentar sobre a implementação de políticas de saúde com foco nas áreas da promoção da atividade física e dos estilos de vida saudáveis, dirigidas a diferentes de audiências.
Conteúdos programáticos
1) Políticas nacionais e europeias relacionadas com a saúde, com especial foco nas áreas da
promoção da atividade física e dos estilos de vida saudáveis;
2) Planeamento, elaboração e desenvolvimento de políticas e intervenções em saúde pública e epidemiologia, com especial foco
nas áreas da promoção da atividade física e dos estilos de vida saudáveis;
3) Elaboração e UC | Implementação de Políticas de Saúde
4) desenvolvimento de projetos de intervenção com base em políticas desportivas e de saúde,
focalizadas na promoção, adoção e manutenção de estilos de vida saudável
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
1) Políticas europeias relacionadas com a saúde - Objetivos 1,2;
2) Planeamento, elaboração e
desenvolvimento de políticas e intervenções - Objetivos 3,4;
3) Elaboração e desenvolvimento de projetos de intervenção com base em políticas desportivas e de saúde - Objetivos 5,6.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Numa primeira fase, mais expositiva, sobre conceitos teóricos. Numa segunda fase, mais prática, desenvolverão trabalhos/reflexões, relacionados com a aplicação dos conceitos. Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: 1 trabalho grupo (escrito 60% e apresentação 40%); Classificação final: média ponderada dos elementos de avaliação; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Alunos que não optarem pela avaliação época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, Serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará prova escrita 100%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino expositiva utilizada nas aulas teóricas irá permitir aos alunos apreenderem a informação de base necessária para o desenvolvimento das aulas teórico-práticas, onde se privilegia as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma apresentação introdutória a que se seguirá a sua exploração mais aprofundada no âmbito das aulas teórico-práticas com recurso à constituição de grupos de trabalho e a definição de temas e tarefas, fazendo-se a ligação entre a teoria e a prática.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
DGS (2016). Plano Nacional de Saúde ¿ Revisão e Extenção 2020. DGS (2014). Programa nacional para a promoção da alimentação saudável. In Direção-Geral da Saúde (Eds). ISSN: 2183-0738; DGS (2016). DGS (2016) Estratégia nacional para a promoção da atividade física, da saúde e do bem-estar. ISSN: 978-972-675-243-1. Direção-Geral da Saúde (Eds.). ISBN: 978-972-675-244-8; WHO (2006). Global Strategy on Diet, Physical Activity and Health. A framework to monitor and evaluate implementation. In. World Health Organization (eds). ISBN 92 4 159454 3; WHO (2006). Physical activity and health in europe: Evidence for action. In Cavill, N., Kahlmeier, S., & Racioppi, F. (eds.). ISBN 92 890 1387 7; WHO (2015). Physical activity strategy for the WHO European Region 2016¿2025; Sallis, J., Bauman, A., & Pratt, M. (1998). Environmental and policy interventions to promote physical activity. American Journal of Preventive Medicine, 15(4), 379-397. doi: doi.org/10.1016/S0749-3797(98)00076-2
Observações
Devem ser assegurar todas as Recomendações/Orientações Institucionais | ESDRM-IPSantarém: