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Implementação de Políticas de Saúde

Código: AFEVS5013    Sigla: IPS
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 19 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 5 30 140

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Miguel André Telo de Arriaga - ESD   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Miguel André Telo de Arriaga - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel André Telo de Arriaga - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos: 

1) Identificar e discutir o processo e os desafios na implementação de políticas de saúde, com foco nas áreas da promoção da atividade física e dos estilos de vida saudáveis; 
2) Fazer um relato crítico das teorias chave de implementação de políticas; 
3) Desenvolver os objetivos do projeto e um plano de execução; 
4) Analisar pesquisas sobre estratégias de implementação das políticas. 
5) Discriminar entre as perspetivas comuns de implementação de políticas e aplicá-las a
pesquisa relevante e questão em desenvolvimento; 
6) Desenvolver um documento de síntese numa perspetiva de pensamento individual desenvolvido sobre vias de literatura selecionada sobre os conceitos de implementação de políticas, teorias e modelos; 
7) Usar o conhecimento teórico e metodológico e raciocino para argumentar sobre a implementação de políticas de saúde com foco nas áreas da promoção da atividade física e dos estilos de vida saudáveis, dirigidas a diferentes de audiências.
 

Conteúdos programáticos

1) Políticas nacionais e europeias relacionadas com a saúde, com especial foco nas áreas da

promoção da atividade física e dos estilos de vida saudáveis; 
2) Planeamento, elaboração e desenvolvimento de políticas e intervenções em saúde pública e epidemiologia, com especial foco
nas áreas da promoção da atividade física e dos estilos de vida saudáveis; 
3) Elaboração e UC | Implementação de Políticas de Saúde 
4)  desenvolvimento de projetos de intervenção com base em políticas desportivas e de saúde,
focalizadas na promoção, adoção e manutenção de estilos de vida saudável

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

1) Políticas europeias relacionadas com a saúde - Objetivos 1,2; 
2) Planeamento, elaboração e
desenvolvimento de políticas e intervenções - Objetivos 3,4; 
3) Elaboração e desenvolvimento de projetos de intervenção com base em políticas desportivas e de saúde - Objetivos 5,6.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Numa primeira fase, mais expositiva, sobre conceitos teóricos. Numa segunda fase, mais prática, desenvolverão trabalhos/reflexões, relacionados com a aplicação dos conceitos. Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial.
Avaliação contínua: 1 trabalho grupo (escrito 60% e apresentação 40%);
Classificação final: média ponderada dos elementos de avaliação; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a
10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Alunos que não optarem pela avaliação época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas,
Serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará prova escrita 100%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia de ensino expositiva utilizada nas aulas teóricas irá permitir aos alunos  apreenderem a informação de base necessária para o desenvolvimento das aulas teórico-práticas, onde se privilegia as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma apresentação introdutória a que se seguirá a sua exploração mais aprofundada no âmbito das  aulas teórico-práticas com recurso à constituição de grupos de trabalho e a definição de temas e tarefas, fazendo-se a ligação entre a teoria e a prática.
 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

DGS (2016). Plano Nacional de Saúde ¿ Revisão e Extenção 2020.
DGS (2014). Programa nacional para a promoção da alimentação saudável. In Direção-Geral da Saúde (Eds). ISSN: 2183-0738; DGS (2016). 
DGS (2016) Estratégia nacional para a promoção da atividade física, da saúde e do bem-estar. ISSN: 978-972-675-243-1. 
Direção-Geral da Saúde (Eds.). ISBN: 978-972-675-244-8; WHO (2006). Global Strategy on Diet,
Physical Activity and Health. A framework to monitor and evaluate implementation. In. World Health Organization (eds). ISBN 92 4 159454 3; WHO (2006). Physical activity and health in europe:
Evidence for action. In Cavill, N., Kahlmeier, S., & Racioppi, F. (eds.). ISBN 92 890 1387 7; WHO (2015). Physical activity strategy for the WHO European Region 2016¿2025; Sallis, J., Bauman, A.,
& Pratt, M. (1998). Environmental and policy interventions to promote physical activity. American Journal of Preventive Medicine, 15(4), 379-397. doi: doi.org/10.1016/S0749-3797(98)00076-2
 

Observações

Devem ser assegurar todas as Recomendações/Orientações Institucionais | ESDRM-IPSantarém:

https://siesdrm.ipsantarem.pt/esdrm/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=5601