• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFEVS5014
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Liderança em Desporto e Saúde

Código: AFEVS5014    Sigla: LDS
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 18 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 3 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,73
Luis Filipe Cid Serra - ESD   0,27
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   0,73
Luis Filipe Cid Serra - ESD   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

São objetivos desta UC: - identificar, descrever e aplicar os conceitos associados aos estilos de liderança e à dinâmica de grupos; - identificar, distinguir e caracterizar os factores que influenciam a liderança e a dinâmica do grupo; - desenvolver uma capacidade de liderança inspiracional; - criar oportunidades para desenvolver a liderança; - adaptar a liderança ás situações; - criar conhecimento para o desenvolvimento de um grupo/equipa; - desenvolver objetivos e planos para a sua execução; - conhecer os mecanismos de tomada de decisão e gestão dos Stakeholders.

Conteúdos programáticos

1. . Modelos e Estilos de liderança
a. Abordagens: Traços, comportamentos, situacional (evolução), Liderança transformacional
b. Compreender as diferenças entre a orientação para as pessoas e a orientação para as tarefas e suas (des)vantagens na liderança de uma equipa
2. Comunicação
3. Liderança e desenvolvimento de equipas
4. As potencialidades da intervenção em grupo
5 Estrutura, Processos e desenvolvimento de Grupo no Desporto e Exercício
6 Coesão de grupo
a. Competências de liderança na condução de um grupo
b. Como planear uma intervenção em grupo Coesão (impacto positivo e negativo da coesão no grupo)
7. Clima motivacional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos desta UC privilegiam numa primeira abordagem os conceitos designados pela investigação científica em liderança e na dinâmica grupos. Isto tem a ver com as formas de actuar e pensar o dia a dia dos profissionais de atividade física para a produção de conhecimentos científicos e uma melhor intervenção organizada e planeada na realidade socioprofissional do desporto, atividade física e saúde. Os conteúdos são abordados numa dinâmica baseada na consulta, interpretação e análise de artigos de investigação que abordem as temáticas apresentadas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Numa primeira fase, mais expositiva, sobre conceitos teóricos. Numa segunda fase, mais prática, desenvolverão trabalhos/reflexões, relacionados com a liderança e a dinâmica grupos. 


Avaliação

Avaliação continua (AC) e Ep. normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças. Os alunos que optem pela avaliação contínua, não poderão aceder á avaliação final.
Avaliação continua:
a) Relatório de Team Building (5%)
2 estudantes por grupo
b) Análise de um artigo e apresentação (25%)
10 minutos pitch (video), 2 estudantes por grupo
c) Apresentação inovadora de tema, de acordo com os conteúdos constantes na FUC (30%)
15 minutos, 3 estudantes por grupo;
d) Teste de Avaliação (40%)
Individual

Avaliação Continua: 5% Relatório de Team building + 25% Pitch + 30% Apresentação (AT) + 40%Teste (T).
Pitch e/ou Apresentação com classificação inferior a 10 valores, corresponde a reprovação; Teste inferior 8 valores corresponde a reprovação. Classificação final de avaliação continua inferior a 10 valores corresponde a reprovação .

Avaliação final (Exame): 20% Apresentação inovadora de tema (individual) + 40% Teste de Avalição +40% Oral. Classificações Teste e apresentação, inferior a 8 valores corresponde a reprovação. Classificação final de avaliação final inferior a 10 valores corresponde a reprovação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Privilegiar-se-ão as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem, centrado na análise qualitativa de artigos científicos, assumem-se como garante da consecução dos objetivos da unidade curricular. Por outro lado, o envolvimento dos alunos em pequenos projetos de trabalho coordenados pelo docente da unidade curricular permitindo a ponte entre os aspetos teóricos e a prática da liderança e da dinâmica de grupos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Eys, M., Bruner, M. W., & Martin, L. J. (2018). The dynamic group environment in sport and exercise. Psychology of Sport and Exercise. doi:10.1016/j.psychsport.2018.11.001
Jowett, S.&Lavalle, D. (2007.) Social Psychology in Sport, HKinetics Eds;
Gayman, A. M., Eys, M., & Coleman, T. (2022). Group dynamics in Canadian recreational team sports later in life. Psychology of Sport and Exercise, 60, 102137. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2022.102137
Samendinger, S., Hill, C. R., Kerr, N. L., Winn, B., Ede, A., Pivarnik, J. M., Ploutz-Snyder, L., & Feltz, D. L. (2019). Group dynamics motivation to increase exercise intensity with a virtual partner. Journal of Sport and Health Science, 8(3), 289-297. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.jshs.2018.08.003