Código: | AFEVS5014 | Sigla: | LDS | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
AFEVS | 18 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 3º | 3 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
São objetivos desta UC: - identificar, descrever e aplicar os conceitos associados aos estilos de liderança e à dinâmica de grupos; - identificar, distinguir e caracterizar os factores que influenciam a liderança e a dinâmica do grupo; - desenvolver uma capacidade de liderança inspiracional; - criar oportunidades para desenvolver a liderança; - adaptar a liderança ás situações; - criar conhecimento para o desenvolvimento de um grupo/equipa; - desenvolver objetivos e planos para a sua execução; - conhecer os mecanismos de tomada de decisão e gestão dos Stakeholders.
1. . Modelos e Estilos de liderança
a. Abordagens: Traços, comportamentos, situacional (evolução), Liderança transformacional
b. Compreender as diferenças entre a orientação para as pessoas e a orientação para as tarefas e suas (des)vantagens na liderança de uma equipa
2. Comunicação
3. Liderança e desenvolvimento de equipas
4. As potencialidades da intervenção em grupo
5 Estrutura, Processos e desenvolvimento de Grupo no Desporto e Exercício
6 Coesão de grupo
a. Competências de liderança na condução de um grupo
b. Como planear uma intervenção em grupo Coesão (impacto positivo e negativo da coesão no grupo)
7. Clima motivacional
Os conteúdos desta UC privilegiam numa primeira abordagem os conceitos designados pela investigação científica em liderança e na dinâmica grupos. Isto tem a ver com as formas de actuar e pensar o dia a dia dos profissionais de atividade física para a produção de conhecimentos científicos e uma melhor intervenção organizada e planeada na realidade socioprofissional do desporto, atividade física e saúde. Os conteúdos são abordados numa dinâmica baseada na consulta, interpretação e análise de artigos de investigação que abordem as temáticas apresentadas.
Numa primeira fase, mais expositiva, sobre conceitos teóricos. Numa segunda fase, mais prática, desenvolverão trabalhos/reflexões, relacionados com a liderança e a dinâmica grupos.
Avaliação continua (AC) e Ep. normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças. Os alunos que optem pela avaliação contínua, não poderão aceder á avaliação final.
Avaliação continua:
a) Relatório de Team Building (5%)
2 estudantes por grupo
b) Análise de um artigo e apresentação (25%)
10 minutos pitch (video), 2 estudantes por grupo
c) Apresentação inovadora de tema, de acordo com os conteúdos constantes na FUC (30%)
15 minutos, 3 estudantes por grupo;
d) Teste de Avaliação (40%)
Individual
Privilegiar-se-ão as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem, centrado na análise qualitativa de artigos científicos, assumem-se como garante da consecução dos objetivos da unidade curricular. Por outro lado, o envolvimento dos alunos em pequenos projetos de trabalho coordenados pelo docente da unidade curricular permitindo a ponte entre os aspetos teóricos e a prática da liderança e da dinâmica de grupos.
Eys, M., Bruner, M. W., & Martin, L. J. (2018). The dynamic group environment in sport and exercise. Psychology of Sport and Exercise. doi:10.1016/j.psychsport.2018.11.001
Jowett, S.&Lavalle, D. (2007.) Social Psychology in Sport, HKinetics Eds;
Gayman, A. M., Eys, M., & Coleman, T. (2022). Group dynamics in Canadian recreational team sports later in life. Psychology of Sport and Exercise, 60, 102137. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2022.102137
Samendinger, S., Hill, C. R., Kerr, N. L., Winn, B., Ede, A., Pivarnik, J. M., Ploutz-Snyder, L., & Feltz, D. L. (2019). Group dynamics motivation to increase exercise intensity with a virtual partner. Journal of Sport and Health Science, 8(3), 289-297. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.jshs.2018.08.003