• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFEVS5016
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Projeto I

Código: AFEVS5016    Sigla: PROJ I
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 19 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 3 67,5 84

Horas Efetivamente Lecionadas

AFEVS-3-T1

Ensino Teórico: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00
Estágio: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Trabalho de Campo: 1,50
Estágio: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Luis Filipe Cid Serra - ESD   1,50
Trabalho de Campo Totais 1 1,50
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   0,00
Luis Filipe Cid Serra - ESD   1,50
Estágio Totais 1 1,50
Susana Mendes Alves   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD Responsável
Susana Mendes Alves Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta unidade curricular, o aluno deve atingir os seguintes objetivos:
1. Conhecimentos 
a. modelos de desenvolvimento e intervenção profissional no âmbito do estágio;
b. características da entidades que acolhem o estagio;
c. etapas de construção de um plano de formação individual;
d. processo de investigação cientifica;
e. modelos de revisão da literatura;
f. etapas de construção de um projeto de investigação;
2. Competências
a. Construir, apresentar e defender o plano individual de formação no âmbito do estágio; um projeto de investigação científica aplicado ao contexto profissional;
3. Atitudes
a. Evidenciar atitude técnica e científica, no desenvolvimento dos seus trabalhos;
b. Intervir ativamente nas atividades das aulas.

Conteúdos programáticos

1. Plano Individual de Formação no Estágio Profissional:  
a. Contexto socioprofissional da Atividade Física;
b. Arranque do estágio;
c. Integração na entidade de acolhimento;
d. Definição do Plano Individual de Formação;

2. Projeto de Investigação Cientifica Aplicada ao Contexto Profissional:
a. Etapas, desenhos e modelos da Investigação Científica; 
b. Revisão da literatura com recurso a bases de dados científicas: Web of Science, PubMed, Psychinfo, Spordiscus;
c. Estilo APA (7th ed, 2020) e a gestão de referências bibliográficas para organização e publicação de trabalhos científicos (exemplo do EndNote);
d. Metodologias de investigação quantitativa, qualitativa e mista;
e. Organização e redação de um projeto de investigação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os temas desenvolvidos nas aulas são conteúdos que obrigam à aprendizagem e desenvolvimento dos conhecimentos sobre esses conteúdos lecionados.
A reflexão para a construção dos planos e projetos, bem como a discussão entre os pares origina o desenvolvimento das competências identificadas. Por outro lado, a necessidade de expor os resultados e as conclusões em apresentação pública e para avaliação, verbalizando perante a turma, possibilita o desenvolvimento de competências de intervenção e exposição.
Por último, o desenvolvimento de uma atitude crítica e científica através da exploração dos conteúdos em discussões de grupo e em investigação de fontes bibliográficas, ajuda a elevar o estudante numa atitude de pesquisa e de dúvida sistemática.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A aprendizagem baseada em levantamento de questões de investigação e identificação de desafios de intervenção, indicados por entidades profissionais, sendo realizadas atividades guiadas, com o objetivo de preparar os estudantes para resolverem desafios do mundo real, através da integração da ciência com a prática. Aos estudantes é disponibilizada a informação na plataforma MOODLE ESDRM, permitindo uma melhor gestão do tempo de estudo autónomo. 
Serão efetuados debates (online e/ou presencial) e partilha de boas-práticas, exemplos-tipo dos planos e projetos para análises in loco de determinados conteúdos.
Os projetos de investigação aplicada e os planos individuais de formação podem ser construídos durante as aulas, exigindo também trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes.



Avaliação

A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através da elaboração de fichas de avaliação que possibilitam a construção, apresentação e defesa do Projeto Final de Curso.
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
Nota Final = 9 Fichas de trabalho (10% cada) (90%) + Apresentação e Defesa dos projetos(10%)

Exame Final: Os estudantes deverão efetuar um Projeto Final de Curso e uma prova oral.
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
Nota Final = Projeto Final de Curso (60%) + Prova Oral (40%)

Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conhecimentos a adquirir por via dos conteúdos lecionados serão explorados em exposição oral do professor com intervenção e discussão dos temas em pequenos grupos na sala de aula. Estes conhecimentos proporcionam uma maior fundamentação aos planos e projetos que os alunos devem realizar.
As competências de reflexão são exploradas por via das intervenções realizadas pelos alunos, e discutidas em pequenos grupos.
As atitudes críticas e científicas serão exploradas por via do questionamento realizado nas aulas e da intervenção dos alunos em pequenos grupos para trabalhos de exploração temática.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bibliografia de todas as unidades curriculares do curso.