Código: | AFEVS6005 | Sigla: | SEM | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | AFEVS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
AFEVS | 20 | Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 | 3º | 3 | 22,6 | 84 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Esta unidade curricular ocorre no seguimento da unidade curricular de Projeto I e consiste no desenvolvimento, apresentação e discussão de um relatório de pesquisa no âmbito da atividade física e estilos de vida. Durante as apresentações os alunos deverão confirmar a sua qualidade para integrar o mercado de trabalho como um profissional AFEVS.
PARTE 1- Desenvolvimento de um relatório de pesquisa no âmbito da atividade física e dos estilos vida, constituído pelos seguintes pontos: Introdução; Método; Discussão e Conclusão; PARTE 2 - Apresentação e discussão do relatório de pesquisa.
Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: O ponto 1 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 1º objetivo definido; o ponto 2 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 2º objetivo definido.
Aulas teórico-prática expositivas/ interativas, direcionadas para introdução à investigação aplicada ao contexto das ciências do desporto, realizadas pelos estudantes em autonomia ou de forma supervisionada.
A avaliação contínua e exame, na época normal, deve cumprir 2/3 de presenças, salvo situações especiais. Em avaliação contínua, o aluno será avaliado nos seguintes pontos: A) relatório de pesquisa - em formato de artigo científico (70%) - este elemento de avaliação poderá ser dividido em várias tarefas a realizar ao longo do semestre; B) apresentação e discussão do relatório de pesquisa - em formato de comunicação oral em evento científico (30%). A classificação final será obtida pela média ponderada dos 2 elementos ponto, reprovando quando obtida uma classificação final inferior a 10. Dispensa de exame quando obtida uma classificação final igual ou superior a 10 em avaliação contínua. Quando os alunos não cumpram os critérios anteriores, serão avaliados em exame (recurso/especial). O exame final contemplará: A) relatório de pesquisa (50%); B) apresentação e discussão do relatório de pesquisa (50%), ambos elaborados no mesmo formato indicado para a avaliação continua. A classificação final será obtida pela média ponderada do ponto A e B, reprovando quando obtida uma classificação final inferior a 10.
A metodologia de ensino expositiva e interativa utilizada nas aulas teórico-práticas irá permitirá aos alunos apreenderem a informação de base necessária para as aulas de aplicação, onde se privilegia as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de um enquadramento permitindo posteriormente, nas aulas de aplicação, a apresentação das componentes definidas, fazendo-se a ligação entre a teoria e a prática.