• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFEVS6005
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Seminário

Código: AFEVS6005    Sigla: SEM
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: AFEVS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS 20 Despacho N.º 10205/2019, de 11 novembro de 2019 3 22,6 84

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,75
Seminários: 0,75

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,75
Luis Filipe Cid Serra - ESD   0,75
Seminários Totais 1 0,75
Luis Filipe Cid Serra - ESD   0,75

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luis Filipe Cid Serra - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular ocorre no seguimento da unidade curricular de Projeto I e consiste no desenvolvimento, apresentação e discussão de um relatório de pesquisa no âmbito da atividade física e estilos de vida. Durante as apresentações os alunos deverão confirmar a sua qualidade para integrar o mercado de trabalho como um profissional AFEVS.

Conteúdos programáticos

PARTE 1- Desenvolvimento de um relatório de pesquisa no âmbito da atividade física e dos estilos vida, constituído pelos seguintes pontos: Introdução; Método; Discussão e Conclusão; PARTE 2 - Apresentação e discussão do relatório de pesquisa.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: O ponto 1 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 1º objetivo definido; o ponto 2 dos conteúdos programáticos diz respeito à operacionalização do 2º objetivo definido.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-prática expositivas/ interativas, direcionadas para introdução à investigação aplicada ao contexto das ciências do desporto, realizadas pelos estudantes em autonomia ou de forma supervisionada. 


Avaliação

A avaliação contínua e exame, na época normal, deve cumprir 2/3 de presenças, salvo situações especiais. Em avaliação contínua, o aluno será avaliado nos seguintes pontos: A) relatório de pesquisa - em formato de artigo científico (70%) - este elemento de avaliação poderá ser dividido em várias tarefas a realizar ao longo do semestre; B) apresentação e discussão do relatório de pesquisa - em formato de comunicação oral em evento científico (30%). A classificação final será obtida pela média ponderada dos 2 elementos ponto, reprovando quando obtida uma classificação final inferior a 10. Dispensa de exame quando obtida uma classificação final igual ou superior a 10 em avaliação contínua. Quando os alunos não cumpram os critérios anteriores, serão avaliados em exame (recurso/especial). O exame final contemplará: A) relatório de pesquisa (50%); B) apresentação e discussão do relatório de pesquisa (50%), ambos elaborados no mesmo formato indicado para a avaliação continua. A classificação final será obtida pela média ponderada do ponto A e B, reprovando quando obtida uma classificação final inferior a 10.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia de ensino expositiva e interativa utilizada nas aulas teórico-práticas irá permitirá aos alunos apreenderem a informação de base necessária para as aulas de aplicação, onde se privilegia as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de um enquadramento permitindo posteriormente, nas aulas de aplicação, a apresentação das componentes definidas, fazendo-se a ligação entre a teoria e a prática.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Gravetter, F. J., & Forzano, L. B. (2012). Research Methods for the Behavioral Sciences (4th ed.). Belmont, CA: Wadsworth.
Judith, B. (2005). Doing your research project: a guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). London: Open University Press. 
Thomas, J., Nelson, J., & Silverman, J (2005). Research Methods in Physical Activity (5th ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.