• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFSGP05
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tecnologia Aplicada ao Exercício e Saúde durante a Gravidez e Pós-parto

Código: AFSGP05    Sigla: TAESGP
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1T

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFSGP 35 Despacho n.º4360/2023 de 10 abril 2 18 50

Horas Efetivamente Lecionadas

PGAFSGPP

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,40
Joana Prior de Freitas - ESD   0,00
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,00
Marco António Colaço Branco - ESD   1,60
Nancy Anacleto Brígida - ESD   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Colaço Branco - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecer as tecnologias disponíveis para avaliação, monitorização e intervenção com exercício físico na gravidez e pós-parto.
2. Utilizar as tecnologias disponíveis no contexto da promoção do exercício e saúde. 

Conteúdos programáticos

1. Métodos de ensino a distância em programas de exercício durante a gravidez e pós-parto.
2. Análise da marcha e equilíbrio da mulher grávida e no pós-parto.
3. Utilização de sensores inerciais na avaliação da coordenação motora e dos níveis de atividade física da mulher grávida e no pós-parto.
4. Métodos de avaliação a distância da condição física e funcionalidade da mulher grávida e no pós-parto.
5. Utilização e desenvolvimento de aplicações informáticas no exercício e saúde da mulher grávida e no pós-parto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O Objetivo 1 será obtido através dos conteúdos programáticos 1, 2 e 3; O Objetivo 2 será obtido através dos conteúdos programáticos 4 e 5.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Exposição e discussão dos conteúdos, aplicação prática; desenvolvimento de projeto final; participação ativa nas aulas e estudo independente.



Avaliação

A avaliação contínua e final consiste na participação ativa nas sessões e num teste escrito de escolha múltipla realizado na plataforma Moodle.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

¿ Hayman M, Alfrey KL, Cannon S, Alley S, Rebar AL, Williams S, Short CE, Altazan A, Comardelle N, Currie S, Denton C, Harrison CL, et al. Quality, Features, and Presence of Behavior Change Techniques in Mobile Apps Designed to Improve Physical Activity in Pregnant Women: Systematic Search and Content Analysis. JMIR Mhealth Uhealth. 2021 Apr 7;9(4):e23649. doi: 10.2196/23649.
¿ Lamb, P., & Bartlett, R. (2017). Assessing movement coordination. In C. J. Payton & A. Burden (Eds.), Biomechanical Evaluation of Movement in Sport and Exercise: The British Association of Sport and Exercise Sciences Guide (2nd ed., pp. 278). Routledge.
¿ Yu H, et al. Quality assessment of pre- and postnatal nutrition and exercise mobile applications in the United States and China. Front Nutr. 2023

Observações

As aulas teóricas serão substituídas por ensino à distância, através das plataformas Zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Para as aulas teóricas, os alunos receberão via moodle o convite do Zoom ou Ms Teams, onde a exposição de conteúdos será realizada através de videoconferência no horário normal da UC.