• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > AFSGP07D
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Projeto Final

Código: AFSGP07D    Sigla: PF(D)
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/25 - 1T

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFSGP 6 Despacho n.º4360/2023 de 10 abril 3 12 75

Horas Efetivamente Lecionadas

PGAFSGPP

Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Orientação Tutorial: 1,60

Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,60
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,20
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD   1,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rita Alexandra Prior Falhas Santos Rocha - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de competências para a elaboração e aplicação de um projeto final, nomeadamente:
1. Saber identificar e utilizar as várias fontes de informação e comunicação científicas.
2. Conhecer, saber identificar, classificar e refletir sobre as variáveis.
3. Conhecer e saber aplicar os códigos de conduta e de ética em investigação.
4. Conhecer as caraterísticas dos principais métodos de investigação qualitativa e quantitativa em função do objetivo do estudo. 
5. Conhecer e saber usar as normas de redação de um texto científico e as principais técnicas apresentação de resultados.
6. Conhecer o processo de submissão e publicação de um artigo científico.

Conteúdos programáticos

1. Desenvolvimento de estudos de revisão (narrativa e ou sistemática)
2. Desenvolvimento de estudos qualitativos
3. Desenvolvimento de estudo de validação de programa de intervenção em exercício físico e saúde
4. Desenvolvimento de protocolos de estudos de intervenção
5. Planeamento de programa comunitário no âmbito da saúde pública e atividade física
6. Produção de infografia 
7. Produção de conteúdo multimédia (vídeo)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com a realização do PROJETO FINAL pretende-se aplicar os conhecimentos teóricos e teórico-práticos, baseados em evidência, em contextos de investigação aplicada e nas competências profissionais inerentes à promoção da saúde e intervenção em exercício físico e saúde nas fases da gravidez e pós-parto, designadamente nas suas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Exposição e discussão dos conteúdos, aplicação prática; desenvolvimento de projeto final; participação ativa nas aulas (seminário e orientação tutorial) e estudo independente. 


Avaliação

Apresentação oral e entrega do projeto final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O projeto final deverá ser constituído por dois elementos, um de cariz técnico (conteúdo multimédia ou programa comunitário relacionado com a promoção do exercício físico e/ou da saúde) e outro de cariz técnico-científico (desenvolvimento de estudo de revisão, validação ou protocolo):
1. ELEMENTO DE CARIZ TÉCNICO que poderá ser realizado em grupo (selecionar um dos seguintes):
i. Produção de conteúdo multimédia (um a três vídeos ¿ cerca de 30 minutos ou cerca de 10 minutos cada - com sessões de exercício físico, tutorial ou de promoção da atividade física e saúde) 
ii. Plano de programa comunitário (projeto e teaser de 2 minutos)
iii. Plano de desenvolvimento de aplicação informática
2. ELEMENTO DE CARIZ CIENTÍFICO que deverá ter avaliação individual (primeiro autor) mas poderá incluir outros autores (selecionar um dos seguintes):
i. Elaboração de revisão narrativa ou revisão sistemática (incluindo infografia)
ii. Desenvolvimento e validação de programa de exercício (incluindo infografia ou vídeo) 
iii. Desenvolvimento de estudo qualitativo ou quantitativo (incluindo infografia)
iv. Protocolo de estudo de intervenção (incluindo infografia)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ACSM. ACSM's Introduction to Exercise Science. 3ed. Wolters Kluwer, 2017
Greenhalgh T. How to Read a Paper: The Basics of Evidence-based Medicine and Healthcare. 6ed. Wiley-Blackwell, 2019
Hall GM. How To Write a Paper. 5ed. BMJ Books, 2012

Observações

Rita Santos Rocha (ESDRM-IPSANTARÉM)
https://www.cienciavitae.pt/portal/4A15-784A-FC14

Liliana Ramos (ESDRM-IPSANTARÉM) 
https://www.cienciavitae.pt/portal/4D17-C91B-A66E


Participação de outros docentes do curso no processo de avaliação, em função do tema selecionado.