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Geografia

Código: EATN08    Sigla: GEOG
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEATN 13 Despacho nº 5883/2023 5
Despacho nº 8075/2016 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LEATN-1

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ricardo Alexandre Cipriano Coscurão   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Alexandre Cipriano Coscurão Responsável
António George Camacho Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Através desta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 

1) Conhecer aspetos essenciais no domínio da Geografia; 
2) Identificar e analisar as características físicas do território e os respetivos riscos naturais; 
3) Caracterizar e analisar a estrutura demográfica de uma população; 
4) Analisar a evolução temporal de uma população; 
5) Identificar os fatores que explicam a repartição da população num dado território; 
6) Enumerar as potencialidades e limitações, sob o ponto de vista demográfico e socioeconómico, para o desenvolvimento da atividade turística; 
7) Identificar possíveis impactes da atividade humana no território que afetem a qualidade de vida das populações; 
8) Reconhecer o ecoturismo como uma alternativa económica sustentável.

Conteúdos programáticos

0. A Geografia como área científica - a sua articulação com outras áreas científicas 


1- Características físicas do território 
a) Morfologia 
b) Climatologia 
c) Hidrografia 
d) Vegetação 
e) Riscos naturais: tectónicos e magmáticos; climáticos, hidrológicos; geomorfológicos 

2. População 
a) A estrutura demográfica da população 
b) Dinâmicas demográficas 
c) Tendências de evolução demográfica a nível nacional e regional 

3. População e território 
a) Fatores de repartição espacial da população 
b) Formas de povoamento e rede urbana a nível nacional e regional 
c) Desenvolvimento socioeconómico: potencialidades e limitações 
d) Territórios e atividades turísticas: condicionantes naturais, demográficas e socioeconómicas

4. População e Ambiente 
a) Impactes demográficos e económicos sobre o território 
b) Medidas de proteção ambiental e de salvaguarda da qualidade de vida das populações 
c) Ecoturismo como exemplo de uma atividade económica sustentável.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O ponto 0 dos conteúdos procura dar resposta ao objetivo 1), sendo uma delimitação da área específica da Geografia que irá ser aprofundada. O ponto 1 dos conteúdos satisfaz o objetivo 2), procurando identificar e analisar as caraterísticas físicas do território e os respetivos riscos naturais. Os pontos 2 e 3 dos conteúdos vão de encontro aos objetivos 3), 4), 5) e 6), procurando compreender a repartição espacial da população, as formas de povoamento e as potencialidades e limitações para o desenvolvimento da atividade turística. O ponto 4 dos conteúdos tem em consideração o objetivo 7), centrando-se nos impactes da atividade humana no território. A alínea c) do ponto 4 dos conteúdos procura satisfazer o objetivo 8) no reconhecimento do ecoturismo como uma alternativa económica sustentável. 


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas terão uma estrutura teórico-prática durante as quais serão contempladas exposições teóricas, sobre os temas em discussão, e desenvolvidos trabalhos práticos, individuais ou em grupos, que procurarão analisar dados e discutir situações concretas de alguns territórios nacionais. Para o desenvolvimento dos trabalhos, em sala de aula, serão utilizados textos, imagens, dados estatísticos e cartografias de várias escalas. O trabalho de campo constitui outra metodologia a privilegiar, procurando contribuir para uma observação direta dos fenómenos abordados ao longo das aulas.


Avaliação

A avaliação será baseada em dois testes escritos individuais (50%), num trabalho de grupo com exposição oral (40%) e na participação individual nas atividades letivas (10%). 
No regime alternativo de avaliação (trabalhadores-estudantes que não conseguirem assegurar a presença na maioria das aulas), esta basear-se-á na realização de um teste escrito individual (50%) e de um trabalho individual com exposição oral (50%). 

Para aprovação na Unidade Curricular, em regime de avaliação contínua, o estudante necessitará de obter uma classificação mínima de 8 valores na média dos dois testes escritos individuais. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos procuram, fundamentalmente, levar os estudantes a conhecer, identificar, caracterizar e analisar a estrutura e as dinâmicas demográficas, a sua repartição espacial, as limitações e potencialidades às atividades socioeconómicas das populações, nomeadamente no domínio do turismo, bem como os seus impactes territoriais e os riscos naturais a que estão sujeitas. Considerando a natureza destes objetivos, deverá existir uma complementaridade entre as exposições teóricas, que pretendem apresentar os tópicos e levar os estudantes ao questionamento, e os trabalhos práticos, dentro e fora da sala de aula, que pretendem colocar os estudantes perante situações concretas, utilizando dados de natureza diversa e apresentados sobre vários suportes. Relativamente aos instrumentos de avaliação, os testes pretendem avaliar, fundamentalmente, o conhecimento específico, a capacidade de análise e a de fundamentação, enquanto os trabalhos práticos procuram avaliar capacidades específicas ao nível da recolha, tratamento e análise de dados, nomeadamente estatísticos e cartográficos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Soeiro de Brito, R. (2005). Atlas de Portugal. Instituto Geográfico Português.  
Soeiro de Brito, R.  (1994). Portugal: perfil geográfico. Editorial Estampa. 
Cunha, L. (2003). Introdução ao Turismo. Verbo. 
Daveau, S. (1995). Portugal Geográfico. Ed. João Sá da Costa.
Gaspar, J. (1991). Portugal Moderno - Geografia, Enciclopédica Temática. Pomo.  
Lema, P., & Rebelo, F. (1997). Geografia de Portugal. Meio Físico e Recursos Naturais. Universidade Aberta.  
Medeiros, C. A. (Dir.) (2005). Geografia de Portugal-Vols. 1, 2, 3, 4. Círculo de Leitores. 
Small, J., & Witheric, M. (1992). Dicionário de Geografia. Círculo de Leitores/Publicações D. Quixote. 
Vieira, J. M. (2007). Planeamento e Ordenamento Territorial do Turismo. Editorial Verbo.