Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se fornecer instrumentos para a intervenção profissional dos estudantes tendo em conta o contexto e objetivos de atuação e as diferentes características da população com quem poderá trabalhar. Esta unidade curricular pretende:
-Fornecer conhecimentos sobre referências (guidelines) e instrumentos que permitam realizar a avaliação, a prescrição e a orientação para um estilo de vida mais saudável (nas suas diferentes dimensões) dos eventuais clientes, e de que forma a atividade física pode integrar num estilo de vida ativo e saudável;
-Aprofundar o conhecimento técnico relacionado com o ensino, condução e orientação de sessões de atividade física no contexto de aulas de grupo e a prescrição de atividade física diária
Conteúdos programáticos
-Atividade física e estilo de vida
-Definição e conceito de estilo de vida ativo/saudável
-Recomendações para as diferentes componentes do estilo de vida, instrumentos de avaliação e controlo e estratégias para a adoção de um estilo de vida ativo
-Orientações para um estilo de vida saudável ¿ Avaliação inicial e do contexto, prescrição e definição de estratégias ajustadas a cada cliente.
-O ensino das atividades em contextos diferenciados
-Principais métodos usados no ensino de atividades de grupo;
-Principais métodos e técnicas usados no treino cardiovascular;
-Principais métodos e técnicas usados no treino da força.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando os objetivos da unidade curricular, foram definidos os conteúdos essenciais da UC que se baseiam na análise das potencialidades e recursos associados às atividades para o cumprimento destes mesmo objetivos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Foram definidas metodologias de ensino que conciliam o desenvolvimento de competências expositivas, e práticas simulatórias.
Avaliação
Avaliação contínua: Média ponderada de trabalhos realizados em aula (25%), avaliação prática (50%) e avaliação teórica (25%).
Avaliação em exame final: Média ponderada da Avaliação prática (50%; avaliação mínima: 10 valores), da Avaliação escrita (25%; avaliação mínima: 10 valores) e da Avaliação Oral (25%; avaliação mínima: 10 valores).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam na replicação de intervenções no âmbito da promoção de estilos de vida saudáveis, que encontra correspondência nos objetivos definidos para a unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ACSM (2021). ACSM¿S Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11 ed. USA: Lippincott Williams & Wilkins.
Brehm, B. A. (2004). Successful Fitness Motivation Strategies. Champaign, IL: Human Kinetics.
Gavin, J. (2005). Lifestyle Fitness Coaching: Guiding Client Development Through Active Living. Champaign: IL: Human Kinetics.
Howley, E. & Franks, B. (2009). Fitness Professional Handbook. Champaign, Il: Human Kinetics.
Wagstaff, M. & Attarian, A. (2009). Technical Skills for Adventure Programming. A Curriculum Guide. Champaign, IL: Human Kinetics.
Kohl III, H (2016) - Foundations of PA and Public Health. Champaign, IL: Human Kinetics.
Nusselder WJ, Franco OH, Peeters A, Mackenbach JP. Living healthier for longer: comparative effects of three heart-healthy behaviors on life expectancy with and without cardiovascular disease. BMC Public Health. 2009; 9:487. doi: 10.1186/1471-2458-9-487.