• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERAGT002S
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Contemporary Social Problems

Código: ERAGT002S    Sigla: CSP2S

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Mobilidade Internacional Erasmus 3,5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Nuno Francisco Mendes Santos Jorge   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Francisco Mendes Santos Jorge Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Provide the students with the basics of reflection about the most important social problems nowadays. Allow the understanding of structures and dynamics that underlie those social problems.

Conteúdos programáticos

01 - Introduction to CSP 02 - Globalization 03 - Population growth and ageing 04 - Family changes 05 - Global migrations 06 - Racial and religious intolerance 07 - Gender discrimination and sexism 08 - Education 09 - Employment, Work and working life problems 10 - Social inequality, exclusion and poverty 11 - Economic crisis 12 - Urbanization and urban life problems 13 - Environment 14 - Violence and crime 15 - Addictions. 16 - Influence of Media in society 17 - Changes in values, norms and communication 18 - Changes in consumption, lifestyles and leisure.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Not applicable

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

This course combines the study of concepts, theories and practical examples, and its discussion in group, as well as individual works. 


Avaliação

The assessment will consist of a written test and an individual assignment, each counting 50% towards the final grade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Not applicable

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BEST, Joel (2017), Social problems (3rd ed), Norton. GIDDENS, Anthony, SUTTON, Philip (2021), Sociology (9th ed), Polity Books. LEON-GUERRERO, Anna (ed.) (2008), Contemporary Readings in Social Problems, Sage. PARRILLO, Vincent N. (2004), Contemporary Social Problems, Allyn & Bacon. PHELPS, Harold A. (2011), Contemporary Social Problems, Nabu Press. Various online resources.