Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular foi concebida para fornecer aos alunos o conhecimento necessário e as competências analíticas para compreender e participar na implementação de negócios no exterior. O plano de estudos está estruturado de forma a alinhar-se com os objetivos de aprendizagem, combinando fundamentos teóricos, aspetos práticos e pesquisa empírica relacionada com a expansão empresarial internacional.
Conteúdos programáticos
Fundamentos da Internacionalização: uma visão geral das teorias do comércio internacional, dinâmicas da globalização e estratégias de entrada em mercados.
Comércio Internacional e Investimento Direto Estangeiro (IDE): mecanismos do comércio internacional, acordos comerciais e o ambiente regulatório.
Pesquisa Empírica sobre Internacionalização Empresarial: casos reais de estratégias de negócios internacionais.
Considerações Estratégicas e Operacionais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O modelo pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e a pesquisa empírica em negócios internacionais.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de ensino e aprendizagem desta unidade curricular seguem uma abordagem interativa e aplicada, combinando conhecimento teórico com exercícios práticos para aumentar o envolvimento e a compreensão dos alunos.
O modelo pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e a pesquisa empírica em negócios internacionais.
Avaliação
A nota final na avaliação contínua será determinada da seguinte forma:
Trabalhos escritos (no geral): 80% (inclui apresentações em sala de aula quando solicitado). Participação: 20% (inclui proatividade durante as aulas, contribuição com visões e perspectivas interessantes quando solicitado em sala de aula ou no fórum, além da resposta a questionários individuais).
Para o exame final, a nota será determinada exclusivamente pela prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino visa equilibrar o desenvolvimento de competências relacionais e individuais de forma a atingir melhores padrões elevados de automotivação, socialização e aprendizagem pela interação dentro da turma.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Christensen, B. J., & Kowalczyk, C. (2017). Introduction to globalization: Strategies and effects. In Christensen, B. J., & Kowalczyk (Ed.) Globalization: strategies and effects, 1-19. Springer.
Narula, R., & Verbeke, A. (2015). Making internalization theory good for practice. Journal of World Business, 50, 912-622.
Surdu, I., Greve, H. & Benito, G. (2020). Back to basics: Behavioral theory and internationalization. Journal of International Business Studies 52, 1047¿1068.
Wach, K. (2015). Entrepreneurial Orientation and Business Internationalisation Process: The Theoretical Foundations of International Entrepreneurship. Entrepreneurial Business and Economics Review, 3(2), 9-24.
Watson IV, G. F., Weaven, S., & Perkins, H. (2018). International market entry strategies: Relational, digital, and hybrid approaches. Journal of International Marketing, 26(1).