• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERAGT053
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Internationalization Seminars

Código: ERAGT053    Sigla: INTS
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2628
Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Mobilidade Internacional Erasmus 3,5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 14,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD] Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular foi concebida para fornecer aos alunos o conhecimento necessário e as competências analíticas para compreender e participar na implementação de negócios no exterior. O plano de estudos está estruturado de forma a alinhar-se com os objetivos de aprendizagem, combinando fundamentos teóricos, aspetos práticos e pesquisa empírica relacionada com a expansão empresarial internacional.


Conteúdos programáticos

  1. Fundamentos da Internacionalização: uma visão geral das teorias do comércio internacional, dinâmicas da globalização e estratégias de entrada em mercados.
  2. Comércio Internacional e Investimento Direto Estangeiro (IDE): mecanismos do comércio internacional, acordos comerciais e o ambiente regulatório.
  3. Pesquisa Empírica sobre Internacionalização Empresarial: casos reais de estratégias de negócios internacionais.
  4. Considerações Estratégicas e Operacionais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O modelo pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e a pesquisa empírica em negócios internacionais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino e aprendizagem desta unidade curricular seguem uma abordagem interativa e aplicada, combinando conhecimento teórico com exercícios práticos para aumentar o envolvimento e a compreensão dos alunos.

O modelo pedagógico enfatiza a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e a pesquisa empírica em negócios internacionais.


Avaliação

A nota final na avaliação contínua será determinada da seguinte forma:

Trabalhos escritos (no geral): 80% (inclui apresentações em sala de aula quando solicitado).
Participação: 20% (inclui proatividade durante as aulas, contribuição com visões e perspectivas interessantes quando solicitado em sala de aula ou no fórum, além da resposta a questionários individuais).

Para o exame final, a nota será determinada exclusivamente pela prova escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular


A metodologia de ensino visa equilibrar o desenvolvimento de competências relacionais e individuais de forma a atingir melhores padrões elevados de automotivação, socialização e aprendizagem pela interação dentro da turma.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Christensen, B. J., & Kowalczyk, C. (2017). Introduction to globalization: Strategies and effects. In Christensen, B. J., & Kowalczyk (Ed.) Globalization: strategies and effects, 1-19. Springer.
  • Narula, R., & Verbeke, A. (2015). Making internalization theory good for practice. Journal of World Business, 50, 912-622.
  • Surdu, I., Greve, H. & Benito, G. (2020). Back to basics: Behavioral theory and internationalization. Journal of International Business Studies 52, 1047¿1068. 
  • Wach, K. (2015). Entrepreneurial Orientation and Business Internationalisation Process: The Theoretical Foundations of International Entrepreneurship. Entrepreneurial Business and Economics Review, 3(2), 9-24.
  • Watson IV, G. F., Weaven, S., & Perkins, H. (2018). International market entry strategies: Relational, digital, and hybrid approaches. Journal of International Marketing, 26(1).

Observações

Toda a literatura estará disponível no Moodle.