• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERAGT054
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Health Economics

Código: ERAGT054    Sigla: HE
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSGT Curso Mobilidade Internacional Erasmus 3,5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

ERA-1-D

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sandra Margarida Bernardes de Oliveira Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
OA1. Utilizar os princípios básicos da economia para analisar criticamente aspetos e acontecimentos no sector da saúde.
OA2. Conhecer os fatores que determinam a procura de cuidados de saúde.
OA3. Compreender o conceito de seguro de saúde e os fatores que determinam a procura de seguros de saúde.
OA4. Reconhecer os fatores que determinam a oferta de cuidados de saúde.
OA5. Conhecer as principais características dos modelos de financiamento dos Sistemas de Saúde.
OA6. Ler, interpretar e discutir investigação e análise económica aplicada ao sector da saúde.

Conteúdos programáticos

CP1. Aspetos específicos da economia da saúde
CP2. Modelos de procura de saúde e de cuidados de saúde
CP3. Assimetria de informação
CP4. Comportamento dos agentes
CP5. Seguro de saúde privado
CP6. Oferta de cuidados de saúde
CP7. Sistemas de saúde
CP8. Equidade e modelos de financiamento 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Aplicar modelos e teorias económicas para avaliar as intervenções e reformas políticas no setor da saúde estão relacionados com CP1, CP2, CP7 e CP8.
Avaliar as implicações em termos de eficiência e equidade dos diferentes mecanismos de financiamento e prestação de cuidados de saúde estão relacionados com CP7, CP2.
Analisar o papel da intervenção e da regulamentação governamental no mercado dos cuidados de saúde está relacionado com CP3, CP4, CP7 e CP8.
Avaliar o impacto dos avanços tecnológicos e da inovação nos custos e nos resultados dos cuidados de saúde está relacionado com CP1, CP6, CP7
Examinar criticamente questões relacionadas com o acesso, a acessibilidade e a qualidade dos cuidados de saúde no contexto dos princípios económicos estão relacionadas com CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 e CP8.
Demonstrar proficiência na utilização de métodos quantitativos e técnicas de análise de dados para estudar os mercados e os resultados dos cuidados de saúde estão ligados a CP2, CP3,CP4 e CP8.
CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 e CP8 são essenciais para uma comunicação eficaz, uma vez que a proficiência na transmissão de conhecimentos económicos requer uma compreensão abrangente de vários aspectos da economia da saúde.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aprendizagem ativa e participada, com leitura indispensável de textos de base, discussão de temas ou exercícios, quer em pequenos grupos, quer em turma completa, discussão estruturada em apresentações, tutoria.


Avaliação

Avaliação:
1. Exercício compreensivo no final do curso 50%
2. Teste 30%
3. Apresentações e trabalhos escritos 20%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Participação ativa na aprendizagem: envolver os alunos em discussões e atividades que incentivem o pensamento crítico e a aplicação de princípios económicos a cenários reais de cuidados de saúde.
Leitura indispensável de textos básicos: Proporcionar leituras fundamentais sobre as teorias económicas e a sua aplicação no sector dos cuidados de saúde para construir uma sólida compreensão dos conceitos fundamentais.
Discussão estruturada em apresentações: Permitir que os estudantes apresentem as suas análises dos aspectos económicos dos acontecimentos no sector dos cuidados de saúde, fomentando debates estruturados e feedback dos pares.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Health Economics, Bhattacharya, Hyde, and Tu. 2014 Ed, Palgrave MacMillan.
The Economics of Health and Health Care, Folland, Goodman and Stano, 2017 Ed., 8th ed. Prentice-Hall.
Health Economics Phelps, 2016 Ed, 5th ed. Reading, Mass: Addison-Wesley.