Código: | ERAGT054 | Sigla: | HE | |
Área Científica: | Gestão |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
ERSGT | Curso Mobilidade Internacional Erasmus | 1º | 3,5 | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 16,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
No final do curso, o aluno deverá ser capaz de:
OA1. Utilizar os princípios básicos da economia para analisar criticamente aspetos e acontecimentos no sector da saúde.
OA2. Conhecer os fatores que determinam a procura de cuidados de saúde.
OA3. Compreender o conceito de seguro de saúde e os fatores que determinam a procura de seguros de saúde.
OA4. Reconhecer os fatores que determinam a oferta de cuidados de saúde.
OA5. Conhecer as principais características dos modelos de financiamento dos Sistemas de Saúde.
OA6. Ler, interpretar e discutir investigação e análise económica aplicada ao sector da saúde.
CP1. Aspetos específicos da economia da saúde
CP2. Modelos de procura de saúde e de cuidados de saúde
CP3. Assimetria de informação
CP4. Comportamento dos agentes
CP5. Seguro de saúde privado
CP6. Oferta de cuidados de saúde
CP7. Sistemas de saúde
CP8. Equidade e modelos de financiamento
Aplicar modelos e teorias económicas para avaliar as intervenções e reformas políticas no setor da saúde estão relacionados com CP1, CP2, CP7 e CP8.
Avaliar as implicações em termos de eficiência e equidade dos diferentes mecanismos de financiamento e prestação de cuidados de saúde estão relacionados com CP7, CP2.
Analisar o papel da intervenção e da regulamentação governamental no mercado dos cuidados de saúde está relacionado com CP3, CP4, CP7 e CP8.
Avaliar o impacto dos avanços tecnológicos e da inovação nos custos e nos resultados dos cuidados de saúde está relacionado com CP1, CP6, CP7
Examinar criticamente questões relacionadas com o acesso, a acessibilidade e a qualidade dos cuidados de saúde no contexto dos princípios económicos estão relacionadas com CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 e CP8.
Demonstrar proficiência na utilização de métodos quantitativos e técnicas de análise de dados para estudar os mercados e os resultados dos cuidados de saúde estão ligados a CP2, CP3,CP4 e CP8.
CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 e CP8 são essenciais para uma comunicação eficaz, uma vez que a proficiência na transmissão de conhecimentos económicos requer uma compreensão abrangente de vários aspectos da economia da saúde.
Aprendizagem ativa e participada, com leitura indispensável de textos de base, discussão de temas ou exercícios, quer em pequenos grupos, quer em turma completa, discussão estruturada em apresentações, tutoria.
Avaliação:
1. Exercício compreensivo no final do curso 50%
2. Teste 30%
3. Apresentações e trabalhos escritos 20%
Participação ativa na aprendizagem: envolver os alunos em discussões e atividades que incentivem o pensamento crítico e a aplicação de princípios económicos a cenários reais de cuidados de saúde.
Leitura indispensável de textos básicos: Proporcionar leituras fundamentais sobre as teorias económicas e a sua aplicação no sector dos cuidados de saúde para construir uma sólida compreensão dos conceitos fundamentais.
Discussão estruturada em apresentações: Permitir que os estudantes apresentem as suas análises dos aspectos económicos dos acontecimentos no sector dos cuidados de saúde, fomentando debates estruturados e feedback dos pares.
Health Economics, Bhattacharya, Hyde, and Tu. 2014 Ed, Palgrave MacMillan.
The Economics of Health and Health Care, Folland, Goodman and Stano, 2017 Ed., 8th ed. Prentice-Hall.
Health Economics Phelps, 2016 Ed, 5th ed. Reading, Mass: Addison-Wesley.