Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O objetivo é proporcionar uma oportunidade para a criação de novos conhecimentos ou a consolidação e aplicação de conhecimentos adquiridos em estudos anteriores. Com base num contexto educativo, o aluno pode beneficiar de condições científicas, técnicas e pedagógicas adequadas à realização de um projeto orientado para a prática profissional e/ou objectivos científicos. Será incentivada a realização de projectos inovadores, criativos e empreendedores, estimulando a capacidade de pensar de forma coerente entre as competências previamente adquiridas e as que poderão ser necessárias para a concretização o projeto.
A promoção da partilha de experiências e conhecimentos que o projeto proporcionará ao seu executor será particularmente relevante, assumindo que, na sociedade da informação e do conhecimento, a construção do saber assenta na partilha.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos a abordar ao longo do semestre na unidade curricular resultam da escolha individual do aluno em articulação com o orientador e supervisor designados (Equipa de Orientação). Estes conteúdos podem incluir aspectos abordados em qualquer unidade curricular do curso, ou outros temas que, mesmo não sendo abordados durante o curso, sejam considerados essenciais e relevantes para o projeto, estágio ou artigo científico a desenvolver. No caso de escrita de um artigo científico, a Equipa Orientadora poderá ser constituída por 2 professores (um deles deverá ser da nossa instituição).
Estes conteúdos serão enumerados e descritos no plano de trabalho específico associado a esta unidade curricular
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando que o objetivo da unidade curricular é proporcionar ao aluno uma experiência prática mais intensa em torno de um conjunto de competências por ele selecionadas, em articulação com a Equipa de Orientação, a definição de conteúdos só pode ser
realizada de forma individual e específica para cada aluno.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino é efectuado através de tutorias, que abrangem desde a seleção do local até à realização do relatório.
Avaliação
A avaliação é contínua e pode incluir trabalhos escritos e orais intercalares, participação em actividades académicas e extracurriculares, bem como a apresentação pública do projeto, estágio ou artigo científico. Os critérios de avaliação podem variar dependendo da natureza do trabalho e são comunicados aos alunos no prazo de 3 semanas após a receção do plano de trabalho.
Não haverá exame. No caso de estágios ou projectos, o relatório final deve ser entregue no prazo de 15 dias após a sua conclusão, que pode ser alargado a 30 dias se for solicitado nos primeiros 15 dias.
No caso da redação de um artigo científico científico, a conclusão é considerada após a submissão com sucesso a uma revista científica acordada com a equipa de orientação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A criação de condições para o desenvolvimento de projectos interessantes ocorre ativamente, sobretudo nas fases iniciais, através de
seleção dos temas e parceiros mais adequados a cada aluno, sendo fundamental para atingir os objectivos da unidade curricular. O envolvimento do professor nesta fase é crucial para o sucesso do projeto, do estágio ou da escrita de um artigo científico, apesar da autonomia que o aluno deve ter nas escolhas a efetuar.
O papel de tutor desempenhado pelo professor e pelo orientador vai garantir que a experiência resultante do projeto seja benéfica, quer pelos aspectos positivos alcançados, quer pela aprendizagem com os erros cometidos. Tudo isto deve ser objeto de um plano inicial e de uma apresentação final, como forma de refletir e relatar os ensinamentos aplicados e obtidos com o projeto desenvolvido.
A posição distante, mas sempre presente, do professor da unidade curricular proporciona a autonomia necessária ao aluno na condução do trabalho, ao mesmo tempo que lhe dá apoio nas dificuldades encontradas e oportunidades de aprendizagem que surjam