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Voleibol

Código: ESDRM01    Sigla: VOLEI
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 16 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75
LLDNT1 8 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 0 30 75
LLTD 9 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 0 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

DNTA-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José de Jesus Fernandes Rodrigues - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Conhecimentos 
¿ Organização do Voleibol
¿ Caracterização do jogo
¿ Métodos específicos de ensino e treino do Voleibol
¿ Elementos técnicos do jogo (Passe, Manchete, Serviço, Ataque, Bloco).
¿ Organização coletiva e tática do jogo (sistemas de jogo ¿ 6:0, 4:2, 5:1)
¿ Regras e regulamentos do jogo 
¿ Organização de jogos e torneios 
¿ Minivoleibol ¿ regulamentos e jogo
¿ Voleibol de Praia ¿ regras, técnica e tática
2. Competências 
¿ Executar os elementos técnicos do jogo (Passe, Manchete, Serviço, Ataque, Bloco).
¿ Aplicar uma organização coletiva e tática no jogo (sistemas de jogo ¿ 6:0, 4:2)
¿ Realizar a arbitragem do jogo de voleibol
3. Atitudes
¿ Evidenciar atitude técnica e científica, no desenvolvimento dos seus trabalhos;
¿ Intervir ativamente nas atividades das aulas, com desportivismo, na aprendizagem e treino dos diversos temas relativos ao Voleibol.

Conteúdos programáticos

1. Organização do Voleibol
a. Organização e regulamentação da federação portuguesa de Voleibol
2. Pedagogia do Voleibol
a. Didática específica - Conteúdos e exercícios específicos. Exercícios. Unidade de treino.
b. Formação inicial específica - Gira¿volei. Minivoleibol ¿ escalão a. Minivoleibol ¿ escalão b.
3. Técnica
a. Técnica - Enquadramento do treino técnico. Técnicas (Passe, Manchete, Serviço, Ataque, Bloco).
4. Tática
a. Tática coletiva - Conceitos básicos. Sistemas básicos de jogo. Estrutura funcional do jogo de voleibol. Estrutura orgânica do jogo de voleibol. Jogos reduzidos iniciação. 6 x 6 ¿ o jogo formativo. Treino tático ¿ sistema de jogo 6 jogadores ¿ 6:0. Treino tático ¿ sistema de jogo 6 jogadores ¿ 4:2. Treino tático ¿ sistema de jogo 6 jogadores ¿ 5:1.
5. Jogo
a. Arbitragem - Os participantes no jogo. O formato do jogo. As interrupções e as demoras. A conduta dos participantes.
6. Voleibol de Praia
a. Voleibol de praia - Apresentação do voleibol de praia. Regras. Técnica. Tática.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para conhecer o Voleibol é necessário promover o estudo e a discussão sobre os conteúdos da organização, da técnica, da tática, do jogo formal. Procuramos que os alunos conheçam também a organização de torneios e competições formais e informais, de modo a possibilitar a sua aplicação no exercício profissional. Também consideramos importante o conhecimento do Voleibol de Praia e do Minivoleibol. 
Esta unidade curricular tem uma dominância aplicada, isto é, didática, promovendo o desenvolvimento das competências motoras dos alunos associada à componente de experiência de aprendizagem e treino dos elementos técnicos e táticos fundamentais no Voleibol. Promovemos também o desenvolvimento da competência reflexiva sobre os elementos do Voleibol e dos jogos e torneios realizados. 
Consideramos que os alunos devem evidenciar uma atitude crítica e científica nas intervenções e nos trabalhos realizados. Promovemos também uma atitude de entrega e empenhamento na realização das atividades técnico-táticas do Voleibol.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os alunos são informados nas aulas anteriores sobre os conteúdos a abordar nas aulas seguintes para que estes sejam lecionados em regime de debate e com empenhamento dos alunos;

Incentivo aos alunos na criação de novos tópicos de debate e de treino;

Utilização de vídeos, ilustrações e demonstrações reais para exposição e discussão de determinados conteúdos do Voleibol;

Alguns dos elementos de trabalho técnico-tático do Voleibol são desenvolvidos durante as aulas, enquanto outros trabalhos reflexivos e discursivos exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes;

Em situações de grande número de alunos, em função dos recursos (campo, redes, bolas) existentes, optaremos por desdobrar a turma em grupo de menor dimensão assegurando a melhor oportunidade de aprendizagem.

Aplicação de fichas de avaliação sectoriais em funções de temas de conteúdo;

A avaliação dos conhecimentos e competências é realizada através da observação direta dos comportamentos e atitudes dos alunos na aprendizagem e treino do Voleibol, e da resposta às questões de avaliação de conhecimentos no teste de avaliação.



Avaliação

Processos de avaliação disponíveis
Avaliação Contínua e Exame Final
Condições de acesso e critérios de adesão a cada processo de avaliação
Os alunos terão de cumprir o regime de frequência, conforme previsto no artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM, uma vez que se define neste programa, para o aluno ter avaliação contínua deverá cumprir 80% de presenças (no mínimo) às aulas.
Os alunos podem optar formalmente por não efetuar a avaliação contínua, realizando o exame final, devendo dirigir informação escrita ao regente.
Elementos de avaliação exigidos, métodos utilizados e critérios de ponderação
A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através de três componentes:
- prática, que é relativa à intervenção nas aulas (execução técnico-tática do voleibol e discussão dos temas, exercícios e fichas de trabalho), de duas fichas de avaliação de conhecimentos (individual) e a organização de um torneio correpondendo ao trabalho de grupo, que refletem o processo de formação a que vão estando sujeitos. 
Cada elemento de avaliação deverá ter uma classificação mínima de 9,5 valores, para aprovação final.
As fichas de avaliação de conhecimentos são realizadas sobre toda a matéria lecionada até ao momento.
O Exame Final corresponde a uma prova escrita e uma prova prática e oral. A classificação final é obtida pela média das duas provas, sendo que para acesso à prova oral é necessário obter 9,5 valores na prova escrita.
Cálculo da avaliação final em cada processo de avaliação 
Avaliação Contínua: Nota Final = (0,50 * Prática-Intervenção) +  (0,50 * 2 Fichas de Avaliação). 
Exame Final: Nota Final = (0,50 * Prova Escrita) + (0,50 * Prova Prática e Oral) 
Regime específico para alunos em situação especial
Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado e ajustado às suas condições específicas, garantindo a avaliação dos conhecimentos e competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

ara conhecer os conteúdos do Voleibol e a organização das competições, são utilizadas metodologias de informação e discussão, de trabalho de grupo na aula, pesquisa informação, fichas de trabalho e vídeos.
Para desenvolver as competências de prática do Voleibol, são utilizadas metodologias de aprendizagem e treino durante os exercícios e os jogos, de trabalho de grupo no pavilhão, fichas de trabalho e vídeos, bem como, de trabalho individual em autonomia de pesquisa.
Para desenvolver uma atitude científica e uma intervenção ativa no processo de aprendizagem, são utilizadas metodologias de valorização e reforço positivo do empenhamento, de discussão e reflexão sobre temas relacionados com o Voleibol, bem como, de conceção de relatório de intervenção.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

osta. A. (2005). Voleibol ¿ Sistemas e Táticas. Editora Sprint.
F.P.Voleibol (2015). Regras Oficiais de Voleibol de Praia. F.P.Voleibol.
F.P.Voleibol (2015). Regras Oficiais de Voleibol. F.P.Voleibol.
F.P.Voleibol (2017). Regulamento de Minivoleibol. F.P.Voleibol.
F.P.Voleibol (2017). Técnicas do Treinador. Manual dos Cursos de Grau 1 e 2. Porto. FPVoleibol.
Gonçalves, J. (2009). Voleibol ¿ Ensinar Jogando. Livros Horizonte.
Lemos. A. (2004). Voleibol Escolar. Editora Sprint.
Lucas, J. (2005). El voleibol. Iniciacion y perfeccionamiento. Editorial Paidotribo.
Martin, J. & Santandreu, C. (2009). Voleibol Táctico. Editorial Paidotribo.
Ribeiro, J. (2006). Conhecendo o Voleibol. Editora Sprint.