Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta U.C. tem como objetivo geral:
=> Conhecer e compreender os principais fatores psicológicos associados à prevenção e reabilitação das lesões desportivas.
No final desta UC, os alunos deverão ter atingido os seguintes objetivos de aprendizagem:
=> Compreender a lesão desportiva enquanto incidente crítico de vida que exige uma abordagem global e a partir de uma interface multidisciplinar;
=> Identificar os antecedentes psicológicos, psicossociológicos e sociais predisponentes da vulnerabilidade à lesão desportiva;
=> Conhecer e comparar as diferentes abordagens explicativas da relação stress psicossocial e lesão desportiva;
=> Identificar os principais sinais de reatividade cognitiva, emocional e comportamental à lesão desportiva;
=> Identificar e explicar potenciais estratégias de coping a mobilizar pelo atleta lesionado;
=> Reconhecer alternativas de acompanhamento psicológico e suporte social no processo de reabilitação das lesões desportivas.
Conteúdos programáticos
1. Lesão no Desporto e Psicologia
1.1. Conceito e Classificação das Lesões Desportivas
1.2. Psicologia das Lesões, Psicologia e Ciências do Desporto
2. Risco e Prevenção da Lesão Desportiva
2.1. Avaliação e Controlo do Stress
2.2. Modelo de Stress e Vulnerabilidade à Lesão Desportiva
3. Resposta Psicológica associada à Lesão Desportiva
3.1. O Ciclo Emocional da Lesão
3.2. Modelo Integrado de Resposta à Lesão no Desporto
3.3. Custos e Ganhos dos Atletas Lesionados
3.4. Inadaptação psicossocial à lesão
4. Processo de Reabilitação da Lesão Desportiva
4.1. Modelos de Intervenção em Crise e Suporte Social
4.2. Reabilitação e Retorno à Prática
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O tópico programático 1 destina-se a procurar a compreensão da lesão desportiva enquanto incidente crítico de vida que exige uma abordagem global e a partir de uma interface multidisciplinar; o tópico programático 2 visa possibilitar aos estudantes a identificação dos antecedentes psicológicos, psicossociológicos e sociais predisponentes da vulnerabilidade à lesão desportiva, bem como conhecer e comparar as diferentes abordagens explicativas da relação stress psicossocial e lesão desportiva; o tópico programático 3 destina-se a facultar aos estudantes a identificação dos principais sinais de reatividade cognitiva, emocional e comportamental à lesão desportiva; e, finalmente, o tópico programático 4 - a abordagem ao processo de reabilitação, tem como objetivos específicos a identificação e explicação das potenciais estratégias de coping a mobilizar pelo atleta lesionado e explicar algumas alternativas de acompanhamento psicológico e suporte social no processo de reabilitação das lesões desportivas e preparação do retorno à prática desportiva.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Em todas as aulas (de tipologia teórico-práticas) será articulada a exposição oral (com suporte visual) com a permanente estimulação à dinâmica da participação, individual ou em pequenos grupos, e reflexão conjunta com vista à assimilação, transferência e aplicação dos conhecimentos.
Será promovida igualmente a exploração, articulação e discussão de textos (fichas de leitura) e de casos procedentes (estudos de caso) tanto de situações reais como da literatura científica, convergindo na elaboração de um único trabalho final.
Avaliação
Avaliação Contínua - Regime Ordinário (cf. Art.º 7º do RACC): A) Participação nas atividades propostas (10%), B) Trabalho de Grupo (40%), C) Prova Escrita de Avaliação de Frequência (50%); Regime Especial (cf. Art.º 19º do RACC): A. Trabalho individual (40%), B. Discussão Oral do Trabalho Individual (10%), C. Prova Escrita de Avaliação (50%); Avaliação Final (Exame) (cf. Art.º 8º do RACC): A. Trabalho individual (25%), B. Prova Escrita de Avaliação (75%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino utilizada promove no estudante a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de algumas competências na análise e compreensão, dada a diversidade e interatividade das estratégias utilizadas, incluindo exemplificação e a discussão em sala de casos e situações problemáticas. Estas estratégias promovem no estudante a capacidade de reflexão que lhe permitirá identificar e compreender os principais fatores psicológicos associados à prevenção e reabilitação das lesões desportivas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Arvinen-Barrow, M., & Walker, N. (Eds) (2013). The psychology of sport injury and rehabilitation. Routledge.
Buceta, J. M. (1996). Psicología y lesiones deportivas: prevención y recuperación. Dykinson.
Crossman, J. (2001). Coping with sport injuries: Psychological strategies for rehabilitation. Oxford University Press.
Heil, J. (1993). Psychology of Sport Injury. Human Kinetics.
Gonzaga, L. (2016). Prevenção de lesões desportivas: o contributo da psicologia. In A. Silva & M. Batista (Eds.). Desenvolvimento do Judo. Textos Técnicos, pp. 211-238. Ed. AJDSantarém.
Palmi, J. (2001). Visión Psico-Social en la Intervención de la Lesión Deportiva. Cuadernos de Psicología del Deporte, 1 (1), 69-79.
Tranaeus, U., Gledhill, A., Johnson, U. et al. (2024). 50 Years of Research on the Psychology of Sport Injury: A Consensus Statement. Sports Medicine, 54, 1733¿1748. https://doi.org/10.1007/s40279-024-02045-w