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Psicologia das Lesões Desportivas

Código: ESDRM03    Sigla: PLD
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 11 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75
LLDNT1 1 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 0 30 75
LLTD 22 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 14,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 14,00

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

DNTA-1-T1

Teórico-Práticas: 14,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 14,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 14,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta U.C. tem como objetivo geral
=> Conhecer e compreender os principais fatores psicológicos associados à prevenção e reabilitação das lesões desportivas.

No final desta UC, os alunos deverão ter atingido os seguintes objetivos de aprendizagem
=> Compreender a lesão desportiva enquanto incidente crítico de vida que exige uma abordagem global e a partir de uma interface multidisciplinar;
=> Identificar os antecedentes psicológicos, psicossociológicos e sociais predisponentes da vulnerabilidade à lesão desportiva; 
=> Conhecer e comparar as diferentes abordagens explicativas da relação stress psicossocial e lesão desportiva; 
=> Identificar os principais sinais de reatividade cognitiva, emocional e comportamental à lesão desportiva; 
=> Identificar e explicar potenciais estratégias de coping a mobilizar pelo atleta lesionado; 
=> Reconhecer alternativas de acompanhamento psicológico e suporte social no processo de reabilitação das lesões desportivas.

Conteúdos programáticos

1. Lesão no Desporto e Psicologia 
1.1. Conceito e Classificação das Lesões Desportivas 
1.2. Psicologia das Lesões, Psicologia e Ciências do Desporto 

2. Risco e Prevenção da Lesão Desportiva 
2.1. Avaliação e Controlo do Stress 
2.2. Modelo de Stress e Vulnerabilidade à Lesão Desportiva 

3. Resposta Psicológica associada à Lesão Desportiva 
3.1. O Ciclo Emocional da Lesão 
3.2. Modelo Integrado de Resposta à Lesão no Desporto 
3.3. Custos e Ganhos dos Atletas Lesionados 
3.4. Inadaptação psicossocial à lesão 

4. Processo de Reabilitação da Lesão Desportiva 
4.1. Modelos de Intervenção em Crise e Suporte Social 
4.2. Reabilitação e Retorno à Prática

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O tópico programático 1 destina-se a procurar a compreensão da lesão desportiva enquanto incidente crítico de vida que exige uma abordagem global e a partir de uma interface multidisciplinar; o tópico programático 2 visa possibilitar aos estudantes a identificação dos antecedentes psicológicos, psicossociológicos e sociais predisponentes da vulnerabilidade à lesão desportiva, bem como conhecer e comparar as diferentes abordagens explicativas da relação stress psicossocial e lesão desportiva; o tópico programático 3 destina-se a facultar aos estudantes a identificação dos principais sinais de reatividade cognitiva, emocional e comportamental à lesão desportiva; e, finalmente, o tópico programático 4 - a abordagem ao processo de reabilitação, tem como objetivos específicos a identificação e explicação das potenciais estratégias de coping a mobilizar pelo atleta lesionado e explicar algumas alternativas de acompanhamento psicológico e suporte social no processo de reabilitação das lesões desportivas e preparação do retorno à prática desportiva.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Em todas as aulas (de tipologia teórico-práticas) será articulada a exposição oral (com suporte visual) com a permanente estimulação à dinâmica da participação, individual ou em pequenos grupos, e reflexão conjunta com vista à assimilação, transferência e aplicação dos conhecimentos. 

Será promovida igualmente a exploração, articulação e discussão de textos (fichas de leitura) e de casos procedentes (estudos de caso) tanto de situações reais como da literatura científica, convergindo na elaboração de um único trabalho final. 


Avaliação

Avaliação Contínua - Regime Ordinário (cf. Art.º 7º do RACC): A) Participação nas atividades propostas (10%), B) Trabalho de Grupo (40%), C) Prova Escrita de Avaliação de Frequência (50%); Regime Especial (cf. Art.º 19º do RACC): A. Trabalho individual (40%), B. Discussão Oral do Trabalho Individual (10%), C. Prova Escrita de Avaliação (50%); Avaliação Final (Exame) (cf. Art.º 8º do RACC): A. Trabalho individual (25%), B. Prova Escrita de Avaliação (75%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia de ensino utilizada promove no estudante a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de algumas competências na análise e compreensão, dada a diversidade e interatividade das estratégias utilizadas, incluindo exemplificação e a discussão em sala de casos e situações problemáticas. Estas estratégias promovem no estudante a capacidade de reflexão que lhe permitirá identificar e compreender os principais fatores psicológicos associados à prevenção e reabilitação das lesões desportivas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Arvinen-Barrow, M., & Walker, N. (Eds) (2013). The psychology of sport injury and rehabilitation. Routledge.
Buceta, J. M. (1996). Psicología y lesiones deportivas: prevención y recuperación. Dykinson.
Crossman, J. (2001). Coping with sport injuries: Psychological strategies for rehabilitation. Oxford University Press.
Heil, J. (1993). Psychology of Sport Injury. Human Kinetics.
Gonzaga, L. (2016). Prevenção de lesões desportivas: o contributo da psicologia. In A. Silva & M. Batista (Eds.). Desenvolvimento do Judo. Textos Técnicos, pp. 211-238. Ed. AJDSantarém.
Palmi, J. (2001). Visión Psico-Social en la Intervención de la Lesión Deportiva. Cuadernos de Psicología del Deporte, 1 (1), 69-79.
Tranaeus, U., Gledhill, A., Johnson, U. et al. (2024). 50 Years of Research on the Psychology of Sport Injury: A Consensus Statement. Sports Medicine, 54, 1733¿1748. https://doi.org/10.1007/s40279-024-02045-w