• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ESDRM06
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

O Corpo Humano na Medicina Chinesa

Código: ESDRM06    Sigla: CHMD
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 5 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 0 0 0
LLDNT1 1 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 0 30 75
LLTD 2 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 0,00

DNTA-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
António Manuel da Silva Moreira - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel da Silva Moreira - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

§ Conhecer a explicação da Medicina Tradicional chinesa sobre os diversos órgãos e sistemas (Zhang Fu).
§ Conhecer a explicação para a Fisiopatologia do Corpo Humano com base na Medicina Tradicional Chinesa.
§ Conhecer as características das técnicas de intervenção terapêutica próprias de medicina tradicional Chinesa (Acupunctura, Dietética Chinesa, Fitoterapia, Tui Na, Ginástica energética)
§ Proporcionar uma vivência de situações práticas de técnicas de Qi Gong de modo a que os alunos saibam executar de forma básica técnicas de base das modalidades de exercício referidas.

Conteúdos programáticos

1. Generalidades
1.1. Importância das técnicas corporais na cultura oriental e na cultura ocidental
1.2. Formas de abordar o conceito de saúde/doença no âmbito da cultura ocidental e da cultura oriental
1.3. Importância do Exercício Físico no âmbito de uma abordagem holística do corpo.

2. O Modelo Explicativo do Funcionamento do Corpo Humano segundo a Medicina Chinesa
2.1. O Conceito de Yin e Yang
2.2. Os mecanismos explicativos das causas que conduzem à doença
2.3. O conceito de Fase
2.3.1. A evolução de 4 fases e a Terra até as 12 fases
 2.3.2. As características de cada fase
2.4. O conceito de Zhang-Fu
2.5. O conceito de Canal
 2.5.1. Trajectos dos Canais Principais
3. Qi Gong
3.1. As origens do Qi Gong
3.2. Formas de comprovar o efeito dos exercícios de Qi Gong
3.3. A posição de Árvore (Zhang Zhuang)
3.4. A Serie dos Dezoito Exercícios de Qi Gong (Shi Ba Shi)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa da unidade curricular é elaborado com base no domínio abrangente que o regente deve ter sobre a área de conhecimento sobre o qual versa a Unidade Curricular em questão. A relação entre a a escolha dos conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem é por isso inerente e ubíqua durante todo o processo de elaboração do programa e de reflexão sobre os objectivos pretendidos para quem realiza a Unidade Curricular.
Desta forma, recusamos veementemente a redução da relação entre conteúdos programáticos e objectivos a formas reduzidas e simplificadas, associadas a teorias que reduzem o processo de ensino a aprendizagem a uma espécie de troca de serviços.
Todos os conteúdos programáticos em diferentes momentos do processo, e com a integração própria de cada aluno, resultado da estimulação do processo conduzido pelo docente contribuem para a modificação do estádio de conhecimento e competências traduzidos nos objectivos da unidade curricular.
A coerência destes é resultada da reflexão que levou à construção do programa da unidade curricular, e não é passível, nem desejável que se demonstre em 3000 caracteres.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas Teóricas e Teórico-práticas. E-learning. Preferencialmente promovendo a utilização de plataformas de gestão de aprendizagens, nomeadamente do Moodle da Cadeira.
Avaliação Contínua. Questionamento e estimulação dos estudantes para a escuta ativa.
Tarefas: Os estudantes deverão participar com entusiasmo nas tarefas propsotas durante as aulas.


Avaliação

Avaliação contínua: É o resultado das observações efectuadas pelos docentes em todas as aulas (15%), e contará ainda com a) Trabalho 40%, b) Prova prática 45%
Os alunos deverão manifestar explicitamente a sua opção pelo modelo de avaliação contínua, a presença nas aulas é um factor preponderante de avaliação, devendo no mínimo garantir 80% de presenças. No início das aulas este modelo será negociado e contratualizado, nomeadamente  com os alunos que possuírem um estatuto especial. A nota mínima é de 10 valores em qualquer dos elementos de avaliação.

A Avaliação final: A avaliação final exige a presença de 80 % das aulas e é composta por uma prova prática e uma prova escrita. A classificação final é a média ponderada dos dois componentes com os pesos de 75 e 25% respectivamente. A época de recurso é composta por uma prova prática e uma prova escrita. A classificação final é a média ponderada dos dois componentes com os pesos de 80 e 20% respectivamente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa da unidade curricular é elaborado com base no domínio abrangente que o regente deve ter sobre a área de conhecimento sobre o qual versa a Unidade Curricular em questão. A relação entre a a escolha dos conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem é por isso inerente e ubíqua durante todo o processo de elaboração do programa e de reflexão sobre os objectivos pretendidos para quem realiza a Unidade Curricular.
Desta forma, recusamos veementemente a redução da relação entre conteúdos programáticos e objectivos a formas reduzidas e simplificadas, associadas a teorias que reduzem o processo de ensino a aprendizagem a uma espécie de troca de serviços.
Todos os conteúdos programáticos em diferentes momentos do processo, e com a integração própria de cada aluno, resultado da estimulação do processo conduzido pelo docente contribuem para a modificação do estádio de conhecimento e competências traduzidos nos objectivos da unidade curricular.
A coerência destes é resultada da reflexão que levou à construção do programa da unidade curricular, e não é passível, nem desejável que se demonstre em 3000 caracteres.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Deadman, Peter, Al-Khafaji, M., & Baker, K. A manual of acupuncture. East Sussex, UK: Journal of Chinese Medicine Publications. 1998
  • Hempen, C. H., & Fischer, T. (2009). A materia medica for chinese medicine: plants, minerals, and animal products. Elsevier Health Sciences.
  • Primack, Jeff. Qigong Comprehensive Training Manual. Press OnQi Productions. 2018 Pritchard, Sarah. Tui Na: A manual of chinese massage therapy. Jessica Kingsley Publishers. 2015.
  • Davis, C. M. (Ed.). (2009). Complementary therapies in rehabilitation: evidence for efficacy in therapy, prevention, and wellness. Slack Incorporated.Fernandes,
  • Liang, S. Y., Wu, W. C., & Liang, S. Y. (1996). Tai chi chuan. YMAA Publication Center.
  • Maciocia, G., Foster, S., Hylton, W. H., Weiss, R. F., Tierra, M., Santillo, H., ... Frank, G. W. (2005). The foundations of Chinese medicine: A comprehensive text. London, UK: Churchill Livingstone.

Observações