Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
§ Conhecer a explicação da Medicina Tradicional chinesa sobre os
diversos órgãos e sistemas (Zhang Fu).
§ Conhecer a explicação para a
Fisiopatologia do Corpo Humano com base na Medicina Tradicional Chinesa.
§ Conhecer as características das técnicas de intervenção terapêutica
próprias de medicina tradicional Chinesa (Acupunctura, Dietética
Chinesa, Fitoterapia, Tui Na, Ginástica energética)
§ Proporcionar uma
vivência de situações práticas de técnicas de Qi Gong de modo a que os
alunos saibam executar de forma básica técnicas de base das modalidades
de exercício referidas.
Conteúdos programáticos
1. Generalidades 1.1. Importância das técnicas corporais na cultura oriental e na cultura ocidental 1.2. Formas de abordar o conceito de saúde/doença no âmbito da cultura ocidental e da cultura oriental 1.3. Importância do Exercício Físico no âmbito de uma abordagem holística do corpo.
2. O Modelo Explicativo do Funcionamento do Corpo Humano segundo a Medicina Chinesa
2.1. O Conceito de Yin e Yang
2.2. Os mecanismos explicativos das causas que conduzem à doença 2.3. O conceito de Fase 2.3.1. A evolução de 4 fases e a Terra até as 12 fases 2.3.2. As características de cada fase 2.4. O conceito de Zhang-Fu 2.5. O conceito de Canal 2.5.1. Trajectos dos Canais Principais 3. Qi Gong 3.1. As origens do Qi Gong 3.2. Formas de comprovar o efeito dos exercícios de Qi Gong 3.3. A posição de Árvore (Zhang Zhuang) 3.4. A Serie dos Dezoito Exercícios de Qi Gong (Shi Ba Shi)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa da unidade curricular é elaborado com base no domínio abrangente que o regente deve ter sobre a área de conhecimento sobre o qual versa a Unidade Curricular em questão. A relação entre a a escolha dos conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem é por isso inerente e ubíqua durante todo o processo de elaboração do programa e de reflexão sobre os objectivos pretendidos para quem realiza a Unidade Curricular.
Desta forma, recusamos veementemente a redução da relação entre conteúdos programáticos e objectivos a formas reduzidas e simplificadas, associadas a teorias que reduzem o processo de ensino a aprendizagem a uma espécie de troca de serviços. Todos os conteúdos programáticos em diferentes momentos do processo, e com a integração própria de cada aluno, resultado da estimulação do processo conduzido pelo docente contribuem para a modificação do estádio de conhecimento e competências traduzidos nos objectivos da unidade curricular.
A coerência destes é resultada da reflexão que levou à construção do programa da unidade curricular, e não é passível, nem desejável que se demonstre em 3000 caracteres.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas Teóricas e Teórico-práticas. E-learning. Preferencialmente promovendo a utilização de plataformas de gestão de aprendizagens, nomeadamente do Moodle da Cadeira. Avaliação Contínua. Questionamento e estimulação dos estudantes para a escuta ativa. Tarefas: Os estudantes deverão participar com entusiasmo nas tarefas propsotas durante as aulas.
Avaliação
Avaliação contínua: É o resultado das observações efectuadas pelos
docentes em todas as aulas (15%), e contará ainda com a) Trabalho 40%, b) Prova
prática 45%
Os alunos deverão manifestar explicitamente a sua opção pelo modelo de
avaliação contínua, a presença nas aulas é um factor preponderante de avaliação,
devendo no mínimo garantir 80% de presenças. No início das aulas este modelo
será negociado e contratualizado, nomeadamente com os alunos que
possuírem um estatuto especial. A nota mínima é de 10 valores em qualquer dos
elementos de avaliação.
A Avaliação final: A avaliação final exige a presença de 80 % das
aulas e é composta por uma prova prática e uma prova escrita. A classificação
final é a média ponderada dos dois componentes com os pesos de 75 e 25%
respectivamente. A época de recurso é composta por uma prova prática e uma
prova escrita. A classificação final é a média ponderada dos dois componentes
com os pesos de 80 e 20% respectivamente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa da unidade curricular é elaborado com base no domínio
abrangente que o regente deve ter sobre a área de conhecimento sobre o
qual versa a Unidade Curricular em questão. A relação entre a a escolha
dos conteúdos programáticos e os objectivos de aprendizagem é por isso
inerente e ubíqua durante todo o processo de elaboração do programa e de
reflexão sobre os objectivos pretendidos para quem realiza a Unidade
Curricular.
Desta forma, recusamos veementemente a redução da
relação entre conteúdos programáticos e objectivos a formas reduzidas e
simplificadas, associadas a teorias que reduzem o processo de ensino a
aprendizagem a uma espécie de troca de serviços. Todos os conteúdos
programáticos em diferentes momentos do processo, e com a integração
própria de cada aluno, resultado da estimulação do processo conduzido
pelo docente contribuem para a modificação do estádio de conhecimento e
competências traduzidos nos objectivos da unidade curricular.
A
coerência destes é resultada da reflexão que levou à construção do
programa da unidade curricular, e não é passível, nem desejável que se
demonstre em 3000 caracteres.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Deadman, Peter, Al-Khafaji, M., & Baker, K. A manual of acupuncture. East Sussex, UK: Journal of Chinese Medicine Publications. 1998
Hempen, C. H., & Fischer, T. (2009). A materia medica for chinese medicine: plants, minerals, and animal products. Elsevier Health Sciences.
Primack, Jeff. Qigong Comprehensive Training Manual. Press OnQi Productions. 2018 Pritchard, Sarah. Tui Na: A manual of chinese massage therapy. Jessica Kingsley Publishers. 2015.
Davis, C. M. (Ed.). (2009). Complementary therapies in rehabilitation: evidence for efficacy in therapy, prevention, and wellness. Slack Incorporated.Fernandes,
Liang, S. Y., Wu, W. C., & Liang, S. Y. (1996). Tai chi chuan. YMAA Publication Center.
Maciocia, G., Foster, S., Hylton, W. H., Weiss, R. F., Tierra, M., Santillo, H., ... Frank, G. W. (2005). The foundations of Chinese medicine: A comprehensive text. London, UK: Churchill Livingstone.