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Atividade Física para Pessoas com Deficiência

Código: ESDRM08    Sigla: AFPD
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 14 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 0 30 75
LLDNT1 10 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 0 30 75
LLTD 8 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

DNTA-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   2,00
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD Responsável
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1.Identificar as etapas mais significativas da evolução do atendimento a pessoas com deficiência/dificuldades; 2.Caracterizar as tendências político-sociais-educativas atuais na intervenção junto desta população; 3.Conhecer a atividade física adaptada (AFA) nas diversas vertentes (reabilitação, educação, recreação e competição), respetivos benefícios, assim como barreiras e facilitadores à sua prática; 4.Compreender a AFA e o seu papel na promoção da saúde, prevenção e intervenção junto de pessoas com deficiência/dificuldades; 5.Desenvolver competências ao nível da definição de uma intervenção sistémica; 6.Saber realizar uma avaliação prévia à participação em programas de promoção da AF e aptidão física em pessoas com deficiência/dificuldades; 7.Conhecer a metodologia para a prescrição da AF e aptidão física nesta população; 8.Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica, durante o enquadramento e desenvolvimento das atividades, em função do perfil de funcionalidade.

Conteúdos programáticos

1. Promoção da saúde e estilos de vida saudáveis:1.1 Breve análise da evolução histórica das diversas atitudes face à deficiência; 1.2 A população com deficiência/dificuldades motoras, sensoriais e, intelectuais e desenvolvimentais em Portugal; 1.3 Atividade física adaptada (AFA) nas suas diversas vertentes (reabilitação, educação, recreação e competição) e os seus benefícios; 1.4 Tipos de deficiência/dificuldades e necessidades específicas; 1.5 Barreiras e facilitadores à participação regular na AFA; 1.6 A AFA e o seu papel na promoção da saúde, prevenção e intervenção; 2. Avaliação prévia à participação em programas de promoção da AFA e aptidão física em pessoas com deficiência/dificuldades; 3. Prescrição da AF e aptidão física para pessoas com deficiência/dificuldades; 4. Estratégias técnicas e pedagógicas de intervenção em função do tipo de deficiência/dificuldades e perfil de funcionalidade; 5. Conceptualização do desporto de competição na população com deficiência/dificuldades.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: Os pontos 1 a 5 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1.º ao 8.º objetivos definidos.
A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em sala-de-aula, pavilhão e espaço exterior, asseguram o cumprimento dos objetivos e consubstanciam a aquisição das competências, aptidões e atitudes descritas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas expositivas e interativas (pesquisas, estudo e análise de textos, visionamento e respetiva análise de material audiovisual, análise de casos e exercícios de role-playing).


Avaliação

Avaliação contínua e exame, na época normal, exigem 2/3 de presenças, salvo alunos em situação especial.
Avaliação contínua: trabalho de grupo (n=3) (25%), apresentação do trabalho (15%) e teste escrito (60%); inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará e será admitido em Época de Recurso e Especial.
Exame Final, em Época Normal: Trabalho de pesquisa (25%), apresentação do trabalho (15%) e teste escrito (60%); Inicia-se com realização do teste escrito; Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: média ponderada de todos elementos;
Alunos que não optarem pela avaliação em Época Normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas Épocas de Recurso e Especial. Exame contemplará uma prova escrita (50%) e oral (50%). Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10 nas duas; Classificação final: média dos dois elementos.
Os alunos em situação especial serão avaliados com os mesmos métodos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A utilização de métodos de ensino expositivos e, simultaneamente, mais interativos, participativos e diversificados (ex. recurso a material audiovisual - fotografias e vídeos; situações de role-playing) pretende garantir o interesse e desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas no âmbito da promoção da atividade física e estilos de vida saudáveis, junto desta população específica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

-ACSM (2021). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11 ed). Wolters Kluwer;
-APCAS (2017). Desporto com sentido. Manual de desporto adaptado (2 ed). APCAS;
-DGS (2023). Manual de Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência¿PNPAF. Direção-Geral da Saúde.
-Emes, C. & Velde, B. (2005). Practicum in adapted physical activity. H. Kinetics;
-Marques, U., Castro, J., & Silva., M. (2001). Atividade Física Adaptada: uma visão crítica. Rev. Portuguesa de Ciências do Desporto, 1(1), 73-79;
-Thomas, N. & Smith, A. (2009). Disability, Sport and Society. An introduction. Routledge;
-Vitorino, A., et al. (2015). Atividade física adaptada na população com necessidades especiais. Rev. Científica da FPDD, 1(1), 46-50.
-WHO (2020). WHO Guidelines onphysical activity and sedentary behaviour: at a glance. WHO.
-Winnick, J. & Porretta, D.L. (2017) (Ed.). Adapted Physical Education and Sport (6 ed). H. Kinetics.

Observações