Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os alunos deverão no final desta UC enquadrar esta atividade de um ponto de vista teórico, relacionando a mesma com a importância do conhecimento das diversas teorias do desenvolvimento da criança e principais marcos motores de desenvolvimento, introduzindo os autores mais relevantes nesta atividade e seus legados. Devem conhecer os objetivos gerais e específicos desta atividade, providenciando formação técnica de base nesta área de intervenção.
Conteúdos programáticos
Adaptação ao meio aquático; Objectivos gerais da atividade; Objectivos específicos da atividade; Benefícios da atividade; Teorias do desenvolvimento da criança e as principais teorias e a sua relação com a atividade; Organização da atividade; Considerações metodológicas; Características da instalação desportiva; Características da água; Caracterização da sessão; Interação com os pais; Observação direta e indireta das atividades; Tipologia dos Pais; Metodologias de intervenção
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia aplicada deverá ser centrada no processo ensino aprendizagem do aluno onde todo o seu trabalho contribuirá fortemente para a sua aprendizagem. A metodologia utilizada privilegiará o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida e das discussões organizadas nas aulas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de ensino adoptadas detém abordagens e princípios distintos para facilitar a aprendizagem. Alguns dos métodos mais comuns incluem: Aprendizagem baseada em problemas (PBL - Problem-Based Learning) com foco na resolução de problemas específicos, onde os alunos investigam e resolvem as questões; Aprendizagem cooperativa: Os alunos trabalham em grupo para alcançar objetivos comuns, promovendo habilidades sociais, colaboração e responsabilidade compartilhada; Ensino individualizado: adaptando a instrução de acordo com as necessidades e estilos de aprendizagem de cada aluno, permitindo um ritmo personalizado; Aprendizagem baseada em competências, concentrando-se no desenvolvimento de habilidades e competências específicas em vez de apenas na transmissão de informações; Ensino por descoberta, onde os alunos aprendem nas aulas práticas, explorando, investigando e descobrindo conceitos por conta própria, muitas vezes através de experimentação.
Avaliação
Avaliação contínua - Para aprovação na disciplina é condição que os alunos tenham uma nota das avaliações realizadas a cada componente igual ou superior a 9,5 valores. Os alunos terão ainda de cumprir 2/3 de presenças (no mínimo) às aulas. Cálculo da Nota Final = R*0.3+ T*0.5 + IP*0.2, onde R= Relatório de Observação de aulas de natação para bebés; T = Teste escrito sobre os conteúdos teórico-práticos, aplicação e articulação dos mesmos e IP = Intervenção Pedagógica. Exame final, composto por 3 partes: i) exame prático (entrega de um vídeo no qual o aluno terá de realizar uma intervenção pedagógica); ii) exame oral; iii) exame escrito. Para aprovação na disciplina é condição que os alunos tenham uma nota das avaliações realizadas igual ou superior a 9,5 valores a cada componente (prática, oral e escrita). A nota final = média aritmética às 3 componentes. Os alunos em situação especial devem contactar o regente. Aplica-se o exposto no art 19º do RACC da ESDRM.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os estudantes adquiram as competências básicas mínimas para assegurar uma correta e segura intervenção junto de uma população tão especial quanto a dupla formada pelos os bebés (dos 6 aos 36 meses) e seus pais, passando por isso desde o conhecimento básico e prático do funcionamento das sessões até às questões mais profundas relacionadas com métodos de intervenção e desenvolvimento do bebé.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barbosa, T. (1999). Para uma clarificação dos objetivos dos programas de natação para bebés. Lecturas: Educación Física y Deportes .
Burnay, C., Fonseca-Pinto, R., & Cordovil, R. (2 de mayo de 2022). Contribución de la psicología ecológica en la prevención del ahogamiento infantil http://asociacionaidea.com/recursos/recursos-pedagogicos/
De Paula, L., La Torre, J. M., & Renedo, V. (4 de abril de 2022). Educación emocional a través de las actividades acuáticas. AIDEA. http://asociacionaidea.com/recursos/recursos-pedagogicos/
Martins, M. (2016). Bebés na água - A descoberta do meio pela educação aquática. (CTP, & ESDRM, Edits.) Lisboa: Omniserviços.
Matias, A. R. e Vieira, C. (27 de junho de 2022). Ficha de avaliação do comportamento no meio aquático para 1a e 2a infância. AIDEA. http://asociacionaidea.com/recursos/recursos-pedagogicos/
Moreno-Murcia, J. A., y Ruiz, L. M (2020). Como alcançar a competência aquática . Buenos Aires: Sb Editorial