• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ESDRM10
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Futsal

Código: ESDRM10    Sigla: FUTSAL
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências Biológicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 6 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 0 0
LLDNT1 Despacho n.º 8167/2020 de 21 de agosto de 2020 3 0 0
LLTD 30 Despacho n.º 8166/2020, de 21 de agosto de 2020 3 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-1-T2

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T1-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T3-OUTRAS

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T4-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

DNTA-1-T1

Teórico-Práticas: 0,00

TD-1-T2-FUTEBOL

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T3

Teórico-Práticas: 0,00

DCFS-1-T4

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Alexandre Nunes Freitas Pinto - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta opção técnico-pedagógica deve preparar o aluno para ser capaz, por um lado de adquirir os conhecimentos de índole técnico-científico, e ao mesmo tempo, criar uma capacidade de refletir a prática. Pretende-se que os alunos possuam os seguintes conhecimentos e competências: Conhecimento dos principais factos históricos da modalidade, da sua organização e da sua regulamentação; Conhecimento teórico e prático dos conteúdos técnicos da modalidade; Observação e reflexões partilhadas acerca de situações retiradas de contexto real da modalidade com base nos conteúdos ministrados; Reconhecer e identificar em situação de treino e/ou competição os conteúdos ministrados; Reconhecer e identificar a planificação do processo de treino e suas particularidades; Iniciar o contacto com o contexto socioprofissional da modalidade através de observação de treinos e/ou competições; Identificar e caracterizar os diferentes contextos socioprofissionais existentes na modalidade.

Conteúdos programáticos

1.Análise da evolução histórica da modalidade e das Leis do Jogo;
Principais características e especificidades do futsal.
2.Análise sistemática do Jogo;
2.1.Fases do jogo;
2.2.Os momentos do jogo: Ataque, Defesa, Transição Ofensiva, Transição Defensiva;
2.3.Princípios de jogo gerais (Ofensivos);
2.4.Princípios de jogo específicos - ofensivos (penetração, cobertura ofensiva, mobilidade e espaço);
2.5.Princípios de jogo gerais (Defensivos);
2.6.Princípios de jogo específicos - defensivos (contenção, cobertura defensiva, equilíbrio, concentração);
2.7.Ações individuais Ofensivas;
2.8Ações individuais defensivas;
2.9.Ações táctico-técnicas coletivas
2.10.Introdução aos Fundamentos Técnico Táticos do Jogo.
3.Futsal: suas especificidades e etapas de formação;
3.1.Especificidades de níveis distintos de Futsal;
3.2. Futsal Jovem.
3.3. Etapas de formação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que os alunos possuam os seguintes conhecimentos e competências:

Conhecimento dos principais factos históricos da modalidade, da sua organização e da sua regulamentação;

Conhecimento teórico e prático dos conteúdos técnicos da modalidade;

Observação e reflexões partilhadas acerca de situações retiradas de contexto real da modalidade com base nos conteúdos ministrados;

Reconhecer e identificar em situação de treino e/ou competição os conteúdos ministrados;

Reconhecer e identificar a planificação do processo de treino e suas particularidades;

Iniciar o contacto com o contexto socioprofissional da modalidade através de observação de treinos e/ou competições;

Identificar e caracterizar os diferentes contextos socioprofissionais existentes na modalidade.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem do aluno onde todo o seu trabalho contribuirá fortemente para a sua aprendizagem. As metodologias utilizadas recairão em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
A metodologia utilizada privilegia o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida e das discussões organizadas nas aulas, como trabalhos em grupo e aplicação prática dos mesmos.


Avaliação

Regime de frequência

Para realizarem a época de avaliação normal os alunos devem comparecer em pelo menos dois terços das horas de contacto previstas, salvo os alunos em situação especial.

Os processos de avaliação disponíveis são a avaliação contínua e o exame final.

Para que o aluno esteja sujeito ao processo de avaliação contínua deverá estar presente em 2/3 das aulas lecionadas ao longo do semestre, e terá de realizar as atividades de avaliação propostas:

1º - Assiduidade, mínimo 2/3 das aulas, e execução das tarefas motoras (DMA - desempenho motor), avaliada de forma continuada ao longo das aulas;

2º - Ficha de trabalho individual (FTI) - (Elaboração de uma unidade de treino de futsal);

3º - Frequência (F) - que consta da realização de uma frequência.

A classificação final resultará da seguinte ponderação: (DMAx0.2) + (FTIx0.3) + (Fx0.5).

A avaliação final traduz-se na realização de um exame final composto por 3 partes:

Avaliação Prática [AP - realizada em sistema de aula e/ou através da realização de teste, com questões de componente prática];

Avaliação Teórica [AT - realizada através de exame escrito];

Avaliação Oral [AO - realização de perguntas sobre os conteúdos abordados].

a) A classificação final resultará da seguinte ponderação: [(AP x 0,4) + (AE x 0,4) + (AO x 0,2)];

b) Nenhuma destas avaliações poderá ter classificação inferior a 10 (dez) valores;

c) O resultado dos quocientes é arredondado às unidades;


A nota final deverá ser igual ou superior a 10 (dez) valores para poder ter aprovação.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

São utilizadas metodologias orientadas para incentivar a autonomia e organização de trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos nas sessões práticas. De acordo com o descrito, é aplicado o modelo de avaliação contínua em todas as sessões e desenvolvidos trabalhos em grupo. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Braz, J. - Futsal, Jogo Desportivo Coletivo - Caraterização das exigências do Jogo, Conteúdos de Formação para Professores do Desporto Escolar, 2013.
Braz, J. Equipa Técnica Nacional ¿ Futsal: Os Fundamentos do Jogo, Federação Portuguesa de Futebol. Lisboa, 2021.
Braz, J., Mendes, J. L., & Palas, P. - Etapas de formação do jogador de futsal. Federação Portuguesa de Futebol. Lisboa, 2015.
Federação Portuguesa de Futebol - Referenciais de Formação - Componente Específica - Futsal - Grau I, IPDJ, 2020.
Hierro, J. - UEFA - Futsal Coaching Manual, 2017.
Travassos, B. - A Tomada de Decisão no Futsal. Lisboa: Prime Books. 2014.