Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta opção técnico-pedagógica
deve preparar o aluno para ser capaz, por um lado de adquirir os conhecimentos
de índole técnico-científico, e ao mesmo tempo, criar uma capacidade de
refletir a prática. Pretende-se que os alunos possuam os seguintes conhecimentos
e competências: Conhecimento dos principais factos históricos da modalidade, da
sua organização e da sua regulamentação; Conhecimento teórico e prático dos
conteúdos técnicos da modalidade; Observação e reflexões partilhadas acerca de
situações retiradas de contexto real da modalidade com base nos conteúdos
ministrados; Reconhecer e identificar em situação de treino e/ou competição os
conteúdos ministrados; Reconhecer e identificar a planificação do processo de
treino e suas particularidades; Iniciar o contacto com o contexto
socioprofissional da modalidade através de observação de treinos e/ou
competições; Identificar e caracterizar os diferentes contextos
socioprofissionais existentes na modalidade.
Conteúdos programáticos
1.Análise da evolução histórica da modalidade e das Leis do Jogo; Principais características e especificidades do futsal. 2.Análise sistemática do Jogo; 2.1.Fases do jogo; 2.2.Os momentos do jogo: Ataque, Defesa, Transição Ofensiva, Transição Defensiva; 2.3.Princípios de jogo gerais (Ofensivos); 2.4.Princípios de jogo específicos - ofensivos (penetração, cobertura ofensiva, mobilidade e espaço); 2.5.Princípios de jogo gerais (Defensivos); 2.6.Princípios de jogo específicos - defensivos (contenção, cobertura defensiva, equilíbrio, concentração); 2.7.Ações individuais Ofensivas; 2.8Ações individuais defensivas; 2.9.Ações táctico-técnicas coletivas 2.10.Introdução aos Fundamentos Técnico Táticos do Jogo. 3.Futsal: suas especificidades e etapas de formação; 3.1.Especificidades de níveis distintos de Futsal; 3.2. Futsal Jovem. 3.3. Etapas de formação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os alunos possuam os seguintes conhecimentos e competências:
Conhecimento dos principais factos históricos da modalidade, da sua organização e da sua regulamentação;
Conhecimento teórico e prático dos conteúdos técnicos da modalidade;
Observação e reflexões partilhadas acerca de situações retiradas de contexto real da modalidade com base nos conteúdos ministrados;
Reconhecer e identificar em situação de treino e/ou competição os conteúdos ministrados;
Reconhecer e identificar a planificação do processo de treino e suas particularidades;
Iniciar o contacto com o contexto socioprofissional da modalidade através de observação de treinos e/ou competições;
Identificar e caracterizar os diferentes contextos socioprofissionais existentes na modalidade.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem do aluno onde todo o seu trabalho contribuirá fortemente para a sua aprendizagem. As metodologias utilizadas recairão em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. A metodologia utilizada privilegia o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida e das discussões organizadas nas aulas, como trabalhos em grupo e aplicação prática dos mesmos.
Avaliação
Regime de frequência
Para realizarem a época de avaliação normal os alunos devem comparecer em pelo menos dois terços das horas de contacto previstas, salvo os alunos em situação especial.
Os processos de avaliação disponíveis são a avaliação contínua e o exame final.
Para que o aluno esteja sujeito ao processo de avaliação contínua deverá estar presente em 2/3 das aulas lecionadas ao longo do semestre, e terá de realizar as atividades de avaliação propostas:
1º - Assiduidade, mínimo 2/3 das aulas, e execução das tarefas motoras (DMA - desempenho motor), avaliada de forma continuada ao longo das aulas;
2º - Ficha de trabalho individual (FTI) - (Elaboração de uma unidade de treino de futsal);
3º - Frequência (F) - que consta da realização de uma frequência.
A classificação final resultará da seguinte ponderação: (DMAx0.2) + (FTIx0.3) + (Fx0.5).
A avaliação final traduz-se na realização de um exame final composto por 3 partes:
Avaliação Prática [AP - realizada em sistema de aula e/ou através da realização de teste, com questões de componente prática];
Avaliação Teórica [AT - realizada através de exame escrito];
Avaliação Oral [AO - realização de perguntas sobre os conteúdos abordados].
a) A classificação final resultará da seguinte ponderação: [(AP x 0,4) + (AE x 0,4) + (AO x 0,2)];
b) Nenhuma destas avaliações poderá ter classificação inferior a 10 (dez) valores;
c) O resultado dos quocientes é arredondado às unidades;
A nota final deverá ser igual ou superior a 10 (dez) valores para poder ter aprovação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
São utilizadas metodologias orientadas para incentivar a autonomia e organização de trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos nas sessões práticas. De acordo com o descrito, é aplicado o modelo de avaliação contínua em todas as sessões e desenvolvidos trabalhos em grupo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Braz, J. - Futsal, Jogo Desportivo Coletivo - Caraterização das exigências do Jogo, Conteúdos de Formação para Professores do Desporto Escolar, 2013. Braz, J. Equipa Técnica Nacional ¿ Futsal: Os Fundamentos do Jogo, Federação Portuguesa de Futebol. Lisboa, 2021. Braz, J., Mendes, J. L., & Palas, P. - Etapas de formação do jogador de futsal. Federação Portuguesa de Futebol. Lisboa, 2015. Federação Portuguesa de Futebol - Referenciais de Formação - Componente Específica - Futsal - Grau I, IPDJ, 2020. Hierro, J. - UEFA - Futsal Coaching Manual, 2017. Travassos, B. - A Tomada de Decisão no Futsal. Lisboa: Prime Books. 2014.