Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Adquirir conhecimentos sobre os ciclos de nutrientes e sobre os equilíbrios termodinâmicos e biológicos existentes dos solos. Obter conhecimentos sobre a constituição e propriedades do solo. Saber coligir e interpretar dados sobre a fertilidade dos solos e inferir sobre os seus efeitos no crescimento vegetal. Saber interpretar Cartas de Solos. Integrar conhecimentos científicos que permitam utilização do solo numa perspetiva sustentável. Desenvolver a sensibilidade dos alunos para a complexidade e importância dos solos no mundo de hoje.
Conteúdos programáticos
Formação e constituição do solo. Fatores de formação do solo e processos gerais da pedogénese. Perfil do solo. Nomenclatura de horizontes. Granulometria do solo. Constituintes minerais. Características e propriedades. Matéria Orgânica. Origem, composição e caracterização. Propriedades gerais. Retenção e troca de iões. Capacidade de troca catiónica. Bases e acidez de troca. Grau de saturação em bases. Acidez e alcalinidade. Poder tampão. Estrutura do solo. Densidade real, aparente e porosidade. Consistência, compacidade e expansibilidade. Cor do solo. Água do Solo. Constantes de humidade. Curvas de tensão de humidade. Capacidade de campo. Coeficiente de emurchecimento; capacidade de água utilizável; determinação da oportunidade de rega. Atmosfera do Solo. Classificação e Cartografia dos Solos. Carta dos Solos de Portugal. Classificação pedológica e interpretativa. Horizontes de diagnóstico. Erosão e Conservação do Solo. Erosão hídrica e eólica. Formas e métodos de defesa.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O programa foi estruturado de forma a permitir que os estudantes adquiram conhecimentos gerais ao nível do 1º ciclo de estudos, que lhes possibilite intervir ao nível da avaliação dos vários tipos de solos e das suas características agronómicas e posterior integração destes conhecimentos nas restantes disciplinas do domínio da fitotecnia. Os conteúdos são abordados numa dinâmica baseada na transmissão de conhecimentos teóricos e na sua aplicação em contexto prático. Pretende-se desta forma tornar os alunos capazes de procurar as soluções mais sustentáveis, adequadas a cada uma das situações que encontrarão em contexto profissional. Todos os grandes capítulos do programa são concluídos com a sua aplicação prática a situações agrícolas, o que está de acordo com a alínea (a) do n.º 2 do art. 61 do DL 74/2006, em que se refere que o processo de formação deve deixar de estar centrado no ensino (transmissão de conhecimentos) para ser centrado na aprendizagem do aluno (desenvolvimento de competências) e com o n.º 3 do art. 8.º do mesmo decreto-lei que refere que se deve valorizar especialmente a formação que visa o exercício de uma atividade de carácter profissional, assegurando aos estudantes uma componente de aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às atividades do respetivo perfil profissional.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os estudantes serão estimulados a problematizar e a formular hipóteses, testar e validar ideias e a coligir e interpretar dados/informação relevante. A aprendizagem será dirigida obrigando o aluno a utilizar a informação autonomamente e a procurar formas de comunicação tecnologicamente avançadas.
Avaliação
Sistema de avaliação: A assistência às aulas é facultativa Avaliação contínua: realização de duas provas escritas e de questionários sobre a componente prática. FÓRMULA DE CÁLCULO: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x média dos 5 questionários com classificação mais elevada Os resultados dos questionários sobre a componente prática podem ser mantidos até dois anos letivos consecutivos após a sua obtenção. Admissão a exame final: são admitidos a exame final todos os estudantes que estejam legalmente inscritos Dispensa de exame: Ficam dispensados de exame os estudantes com classificação superior ou igual a 10 valores, no conjunto das provas da avaliação contínua Exame final: uma prova escrita
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. A metodologia expositiva associada aos trabalhos e exercícios realizados durante as aulas práticas permitirá ao aluno adquirir metodologias de trabalho e de conhecimentos de forma autónoma, sendo estes orientados para a resolução de problemas reais. O sistema de avaliação está, por isso, organizado para que sejam fomentados trabalhos práticos, onde se reforçam as competências específicas e a aprendizagem, com vista à resolução futura de problemas reais
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Weil, R.R. and Brady, N. C. 2017. The Nature and Properties of Soils. 15th ed. Global edition. Pearson Education.
Costa, J. B. 2011. Caracterização e Constituição do Solo. 8ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. Portugal.
Lynch, J. M. 1983. Soil Biotechnology. Microbiological Factors. In: Crop Productivity. Blackwell Scientific Publications. London. UK.
Morgan, R. P. C. 1995. Soil Erosion and Conservation. 2nd ed. Longman. London. UK.