Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Como objetivos de aprendizagem pretende-se que os estudantes fiquem habilitados a integrar conceitos e a adquirir as competências fundamentais no âmbito da Cartografia e de Topografia para utilização e avaliações sobre cartas. Pretende-se que dominem os principais métodos e instrumentos utilizados na elaboração de trabalhos topográficos e que adquiram competências no âmbito das técnicas cadastrais.
Conteúdos programáticos
1. Cartografia e Geodesia: conceitos associados (Formas de representação da Terra, Sistemas de projeção e de referenciação). Ferramentas para análise e tratamento digital da cartografia.
2. Topografia: Apoio dos trabalhos de campo (Redes e poligonais).
3. Operações de recolha e tratamento de informação do terreno: Medições de distâncias e de ângulos. Métodos gerais de levantamento e de nivelamento. Sistemas de Posicionamento Global. Noções Elementares de Fotogrametria e Deteção Remota. Outras tecnologias e equipamentos.
4. Aplicações: Implantações de pontos, de alinhamentos e, de curvas no campo. Nivelação de terrenos.
5.Breve Referência à Técnica Cadastral: Conceitos, Documentos cadastrais e integração com a legislação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conjugando os objetivos de aprendizagem com os conteúdos programáticos antevê-se a aquisição por parte dos estudantes de:
Conhecimentos e capacidade de compreensão: das técnicas e metodologias utilizadas no trabalho com cartas, na execução de trabalhos de campo e sua complementaridade em gabinete, e na interligação dos mesmos com outras áreas de conhecimento.
Capacidade de aplicação profissional dos conhecimentos e da capacidade de compreensão: acompanhamento e execução de trabalhos no âmbito da temática da disciplina.
Capacidade de resolução de problemas e de argumentação: resolução integrada de situações propostas, reproduzindo situações práticas, relativas às funções acima indicadas.
Capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante: planeamento, execução e apresentação de trabalhos de campo e de pesquisa, no âmbito dos temas abordados.
Capacidade de comunicação: apresentação dos relatórios dos trabalhos práticos e de pesquisa, realizados.
Capacidade de aprendizagem com autonomia: planeamento e execução individual dos trabalhos referidos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias de ensino: Os métodos pedagógicos utilizados no decurso das aulas da Unidade Curricular são os seguintes:
Método expositivo (sessões de caracter teórico); Método demonstrativo (sessões de caracter prático); Método ativo (desenvolvimento do trabalho pratico/pesquisa).
Avaliação
Avaliação:
Avaliação contínua (elementos): uma prova escrita (PE); fichas práticas (TP);
NOTA: A realização da prova escrita obriga a prévia inscrição. Admissão a Exame: Todos os estudantes estão admitidos a exame final; Condições de dispensa de exame final: É condição para dispensa de exame final que a classificação obtida no conjunto dos elementos de avaliação seja superior ou igual a 10 (dez) valores; Fórmula de dispensa de exame final: DE = 0,6 x PE (com um mínimo de 9 (nove) valores) + 0,4 x TP; (TP é a média aritmética das fichas práticas); Exame final: Consta de uma prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com as sessões de caracter teórico, expositivas, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos sobre os principais sistemas cartográficos existentes, nomeadamente os de suporte da cartografia nacional de referência, e sobre os métodos e técnicas utilizadas na captura de dados de campo necessários para a representação do terreno e avaliações sobre o mesmo. A realização da avaliação individual visa avaliar esses conhecimentos.
As atividades práticas realizadas dentro e fora da sala de aula têm como suporte o método demonstrativo e de aplicação. Com estas sessões pretende-se que os estudantes realizem tarefas que lhes confiram competências na análise e na elaboração de cálculos sobre cartas (em formato analógico e digital com o uso de ferramentas adequadas, assim como na recolha de informação no campo para proporcionar a representação plano altimétrica do terreno.
As fichas de trabalho são elementos de avaliação considerados muito relevantes pois permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo do desenvolvimento da UC, a casos reais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Coelho, Rosa Santos; Ribeiro, Paulo Flores; Textos de apoio da disciplina; Policopiado, ESAS (2007)
Fonseca e Fernandes; Deteção Remota; Lidel, edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Janeiro 2004
Gaspar, Joaquim Alves; Cartas e Projecções Cartográficas; Lidel, edições técnicas, lda.; 1ª ed.; Fev. 2000.
Gonçalves, Madeira e Sousa; Topografia Conceitos e Aplicações; Lidel, lda.; 3ª edição; Fevereiro 2012.
Instituto Geográfico do Exército; Manual de Leitura de Cartas; IgeoE; 5ª ed.; Agosto 2002.
Leick, Alfred ; GPS Satellite Surveying, 2nd ed. John Wiley & Sons, Inc., USA,1995.
Robinson, A. et. al.; Elements of Cartography; Jonh Wiley & Sons, INC.; 6ª ed.; USA,1995
Wolf Paul R. & all.; Elementary Surveying, 9th Ed. HarperCollins College Publishers, USA, 1994.